UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

Níveis de conhecimento
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Psicologia e práticas educativas.
Estruturalismo e Funcionalismo
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Professora: Karina Oliveira Bezerra
CONHECIMENTO Conceito e Tipos Conceito:
LEARNING ORGANIZATION
A pesquisa científica DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Ciência e “senso comum” e os processos do método científico.
CRIAR INVENTAR X MODERNIZAR Perguntas sobre diferenças entre conceitos.
SOCIOLOGIA E ÉTICA - ZOOTECNIA
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
Ciência e Conhecimento científico
Metodologia do trabalho científico
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques.
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Professora Michelle Luz
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Planejamento Financeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
METODOLOGIA CIENTÍFICA
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
Trabalho de conclusão de curso
Ciência – Alguns conceitos básicos
O QUE É FILOSOFIA ?.
O conhecimento científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Metodologia Científica
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Profa. Dra. Renata Medici Metodologia Científica e Tecnológica (Eng. 2510)
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
As bases da ciência moderna
ESPECIALIZAÇÃO: DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA OFICINA DE CRIATIVIDADE IV PÓS 4/10/2012.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
O que é Ciência.
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
GESTÃO DE PESSOAS NA ERA DO CONHECIMENTO Sonia Goulart
Professor Douglas colaboração Prof. Olschowsky Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte PROJETO.
Metodologia científica - Conhecimento filosófico Chapecó, SC. Fevereiro de 2015 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS.
O que é Sociologia?.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Métodos e Técnicas de Pesquisa
O que é conhecimento?.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CODÓ – CESCD CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS 3º PERIODO NOTURNO PROF. ESP. MÚCIO J. N. OLIVEIRA CURSISTA: Cleidiane Santos do Vale Diogo Viana Pacheco Domingos Melo Dos Santos Francidalva Sousa Dos Santos Maria Iranete Dos Santos Railson Pereira da Silva

CONHECIMETO? ? ? ?

DEFINIÇÃO: Substantivo masculino. 1.Ato ou efeito de conhecer. 2.Informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência. 3.Consciência de si mesmo.

Conhecimento é Poder

O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. É uma forma de explicar os fenômenos das relações entre: sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo homem/realidade

CRIAÇÃO / CONVERSÃO DO CONHECIMENTO A organização cria e processa as informações de modo a gerar novos conhecimentos por meio do aprendizado. Para Peter Drucker, o papel da administração é garantir a aplicação e o desempenho do conhecimento. Para Senge, a organização deve desenvolver a capacidade de aprendizagem criativa e adaptativa.

TIPOS DE CONHECIMENTO conhecimento empírico - surge da relação do ser com o mundo. conhecimento filosófico - surge da relação do homem com seu dia-a-dia, porém preocupa-se com respostas e especulações destas relações conhecimento teológico - preocupa-se com verdades absolutas, explicado pela fé no sagrado. Os valores religiosos são incontestáveis. O conhecimento científico - surge da dúvida e é comprovado gerando leis válidas. É passível de verificação e investigação. Usa os métodos para encontrar respostas através de leis comprobatórias, as quais regem a relação do sujeito com a realidade.

Capital industrial x capital intelectual

CONHECIMENTO RELACIONADO A ATITUDE PROFISSIONAL A informação é um recurso que não permite ser tratado com falta de profissionalismo, ela exige cuidado e conhecimento em seu trato. CONHECIMENTO RELACIONADO A ATITUDE PROFISSIONAL

Do ponto de vista das organizações e das empresas, o conhecimento é então visto como ferramenta útil para ação. Do ponto de vista da empresa ele é útil na medida em que permite gerar resultados econômicos. O conhecimento pode ser separado em dois tipos, segundo sua aplicação: Entendemos que existe um conhecimento que nos permite fazer, e um conhecimento que nos permite compreender. CONHECIMENTO UTIL

QUANTIDADES DE CONHECIMENTO O que vale não é quantidade de conhecimento que você tem, mas o que você é capaz de fazer com o pouco conhecimento que tem a oportunidade de receber. QUANTIDADES DE CONHECIMENTO

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein O PORQUÊ DE CONHECER

COMO TRANSFERIR CONHECIMENTO Quando falamos em transferir conhecimentos, estamos considerando um processo de troca onde organização e indivíduos estabelecem-se lado a lado. COMO TRANSFERIR CONHECIMENTO

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

REFERÊNCIA:

Por Roberta de Sousa 4 DE 9 2015 http://www.infoescola.com/filosofia/tipos-de-conhecimento/