PET HISTÓRIA. Formação Atual Tutora: Prof. Dr. Renata Senna Garraffoni Alexandre Cozer Amanda Zattera Bárbara Zanirato Camila Longo Davi Pradi Eduardo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
Advertisements

Bem-vindos!.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Plano de Trabalho Docente
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
Componentes Arthur H. do Patrocínio Pós Ciências Sociais CUFSA Felipe Roman de C. Silva Pós Ciências Sociais CUFSA José Luiz Pereira Junior Pós Ciências.
Programa Especial de Treinamento
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Boletim Informativo do
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Encontro dos Programas de Educação Tutorial - PET/UFC Fortaleza, 29 de Junho de 2012.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Orientadora: Profª Drª Andréa Araújo Bolsista: Luciana Pereira Gomes
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Promovendo Soluções Sociais
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
Programa de Educação Tutorial
PET – HISTÓRIA UFPR
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Universidade, Pesquisa, Sociedade Sidney Lianza Rio de Janeiro, 27 de julho de 2011.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
AGETUR Núcleo de Planejamento Turístico
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
O papel do Estagio na Formação de Professores
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
A IV Jornada de Divulgação Científica – diálogo entre ciência, mídia e cultura tem por objetivos: 1) integrar universidade, ensino médio e sociedade em.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
vídeo
PET/DIREITO – PROGRAMA DE ENSINO TUTORIAL EM DIREITO.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
“A contribuição dos grupos PET na questão da sustentabilidade na Amazônia”. Centro Guadalupe – Bragança - PA.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

PET HISTÓRIA

Formação Atual Tutora: Prof. Dr. Renata Senna Garraffoni Alexandre Cozer Amanda Zattera Bárbara Zanirato Camila Longo Davi Pradi Eduardo Nogueira Gabriela Larocca Guilherme Saccomori Lana Baroni Luis Fernando Cavalheiro Naiara Krachenski Natascha Eggers Nicolle Tanner de Lima Rayanna Farias Sérgio Rabelo Stella Castanharo

Atividades de Pesquisa Pesquisa Coletiva 2011: Literatura Beat: expressão marginal no século XX Pesquisas individuais

Este ano, discutimos o tema da marginalidade no século XX através da relação entre Literatura e História. Desta forma, o objeto de pesquisa é a Geração Beat norte- americana. Nossa intenção é investigar as relações intertextuais entre as experiências histórico-culturais associadas a este período, percebendo de que forma este contexto de crise econômica e política acabou gerando uma produção literária crítica ao status quo estabelecido. Literatura Beat: expressão marginal no século XX

Cada aluno no PET História desenvolve uma pesquisa individual, cujo tema e orientador são de sua escolha. Pesquisas Individuais

Atividades de Extensão Café com História Diálogos do PET Ofício do Historiador Evento com a APP-Sindicato Oficina Memória e Patrinônio IV Semana Acadêmica de História Elaboração do Caderno de Fontes

Café com História Atividade mensal voltada à comunidade com o objetivo de debater temas atuais e acadêmicos de interesse geral. Além de debatermos temas que sejam do interesse dos alunos do curso de História, também procuramos articular a temática da nossa pesquisa às palestras dos professores convidados.

Diálogos do PET Este evento teve sua quinta edição em maio deste ano. É de caráter interdisciplinar e tem como objetivo promover a integração entre os grupos das áreas de História, Ciências Sociais, Filosofia, Direito, Economia e Psicologia, oportunizando a apresentação de pesquisas coletivas e individuais.

Ofício do Historiador Este evento de extensão teve sua quarta edição em março de Visa informar sobre as diferentes possibilidades de atuação profissional do historiador, contando com a participação de especialistas desta área que atuam na pesquisa, no ensino e em instituições como museus e arquivos.

Evento com APP-Sindicato Há alguns anos o PET tem realizado eventos junto a APP-Sindicato, como atividade de formação continuada dos professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná. A partir dessa parceria, para o ano de 2011 planejamos atividades mensais sobre cinema/marginalidade/cinema engajado.

Oficina Memória e Patrimônio Este projeto tem por objeto aproximar os alunos do PET da realidade escolar. Realizaremos junto aos colégios atividades práticas de análise de fontes, como fotografias, filmes, jornais, entre outros, enfocando as mudanças materiais da cidade ao longo dos tempos.

IV Semana Acadêmica de História O PET História, em conjunto com o Centro Acadêmico do curso (CAHIS), promoveu uma mesa redonda, que ocorreu na IV Semana Acadêmica de História – à margem da História, em maio deste ano. O nosso grupo também participou na organização deste evento.

Caderno de Fontes Entre os anos de 2006 e 2008, O PET desenvolveu uma série de atividades de pesquisa e extensão, vinculados à experiência do Cinema na cidade de Curitiba. Neste trabalho arrolamos uma série de fontes, imagéticas e orais, ainda inéditas e pretendemos sistematizar e organizar este material para publicação.

Atividades de Ensino Diagnóstico e Avaliação do Curso de Graduação Oficina de Fontes Oficina de Teoria da História

Diagnóstico e Avaliação do Curso de Graduação Ao longo de 2009 e 2010, o grupo desenvolveu um projeto de diagnóstico dos cursos de graduação em História da UFPR. Para tanto, aplicamos questionários visando traçar um perfil de nossos estudantes de graduação, avaliar a estrutura física da Universidade, bem como as disciplinas por eles cursadas ao longo destes dois anos. Damos continuidade a este projeto em 2011 e buscamos sistematizar, an alisar e expor os dados ao Colegiado e aos alunos.

Oficina de Fontes As atividades desta oficina terão como foco principal uma reflexão sobre o conhecimento histórico, trazendo aos graduandos novas oportunidades de trabalhos com fontes, discutindo os métodos de análises e possibilidades de pesquisa. Por fim, estas atividades visam uma maior aproximação do graduando com linguagens e métodos do conhecimento histórico.

Oficina de Teoria da História Este ano promoveremos a segunda edição de um grupo de estudos sobre teoria da história. Esta atividade visa propor um espaço de debate, coordenado por alunos do PET, no qual se discutirá temas recorrentes ao fazer da História.

Cadernos de Clio É o nome da revista acadêmica organizada pelo PET. É um periódico anual voltado para a publicação de artigos de alunos dos cursos de graduação em História de qualquer universidade.