Análise da Pesquisa de Campo Cristina Martins Giselle Massaro Márcia Leão Suelen Lemos Abril/2011.

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Análise da Pesquisa de Campo
Transcrição da apresentação:

Análise da Pesquisa de Campo Cristina Martins Giselle Massaro Márcia Leão Suelen Lemos Abril/2011

Pesquisa de campo 1 - Rede Estadual: ● Não existe alguém responsável pelo Labin; ● Professores titulares elaboram as aulas de informática; ● Não há contextualização da informática com os conteúdos de sala de aula, são utilizados principalmente jogos; ● Não há um horário fixo para a utilização do Labin pelas turmas; ● Labin mal equipado, com problemas técnicos, sem rede e internet, sistema operacional licenciado; ● Acompanhamento da Supervisão Pedagógica através do planejamento dos professores; ● Não é oferecido capacitações aos professores.

Pesquisa de campo 2 - Rede Municipal: ● Responsável pelo Labin: Não é formado na área, possui apenas conhecimentos pedagógicos; ● Não é estabelecida parceria entre responsável pelo Labin e professor titular; ● Professores titulares acompanham a aula de informática; ● Tentativa de contextualização da informática com os conteúdos de sala de aula; ● Uso semanal pelas turmas, e também com agendamento; ● Labin equipado, conectado em rede e internet, com suporte técnico demorado, sistema operacional livre; ● Acompanhamento da Supervisão Pedagógica através do planejamento e projetos; ● Capacitações oferecidas pela Secretaria de Educação.

Pesquisa de campo 3 - Rede Privada: ● Responsável pelo Labin: Não é formado na área, possui apenas conhecimentos pedagógicos; ● Trabalho em conjunto entre responsável pelo Labin os professores titulares, através de projetos; ● Professores titulares acompanham a aula de informática; ● Contextualização da informática com os conteúdos de sala de aula; ● Uso semanal na Ed. Infantil e Séries Iniciais, já Séries Finais e Ens. Médio apenas com interesse do professor; ● Labins equipados, conectados em rede e internet, com suporte técnico, sistema operacional licenciado; ● Acompanhamento da Supervisão Pedagógica (bimestral); ● Capacitações oferecidas semestralmente aos professores.

Finalizando... ● Podemos perceber que são realidades diferentes mas que ao mesmo tempo são comuns em alguns aspectos tais como: ● O responsável pelo Labin não tem formação na área; ● Tanto professores, supervisores, quanto responsável pelo Labin não tem conhecimento aprofundado sobre as potencialidades da Informática na Educação; ● Ainda é insuficiente a contextualização da informática com os conteúdos de sala de aula; ● Não são realizados projetos envolvendo a informática de forma relevante. ● A escola particular ainda se sai melhor sobre as públicas, porém com os recursos e incentivos que possui, poderia explorar mais a informática.