Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul SEMINARIO INTERNACIONAL DA BASE NACIONAL COMUM Base Nacional Comum (BNC): O que podemos apreender.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

Formação em ação Segundo Semestre..
Agenda Territorial Estado do Tocantins
Plano de Trabalho Docente
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Caracterização de um projeto didático
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Oficina de Apropriação de Resultados
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Atividade complementar 03
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Atividade complementar
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Uma Escola do Tamanho do Brasil
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Seminário: Base Nacional Comum
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
PNE PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Plano nacional de educação é uma série de metas, medidas, estratégias, objetivos e prioridades que visam melhorar.
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares Paula Louzano Universidade de São Paulo Comissão de Educação do Senado Federal, Brasília, 03/12/2014.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Base Nacional Comum Curricular: como fica a educação brasileira?
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul SEMINARIO INTERNACIONAL DA BASE NACIONAL COMUM Base Nacional Comum (BNC): O que podemos apreender com as Evidências Nacionais e Internacionais. Brasília, 08-07-2015

Pontos Estratégicos: A implantação da Base Nacional Comum impacta currículo, formação de professores e organização do ambiente escolar. Precisamos distinguir o que é essencial no currículo e considerar as diferenças locais e regionais.

I - PESQUISAS 1 - Pesquisa Projeto de vida - Ensino Médio – Maria Ignez Diniz Primeiro passo - Entender a relação dos jovens com o seu projeto de vida. Segundo passo- Quais as lacunas perceptíveis por ele com relação ao ensino médio e ao mundo do trabalho.

Resultado: 1- métodos inadequados; 2- escola ruim, conservadora; 3 – não desperta o prazer de estudar; 4 – comunicação – o que o empreendedor fala com ele. 2 - Pesquisa- Os currículos brasileiros no EF II e Ensino Médio – Anna Helena Altenfelder.

O que significa Base: Caminhar para frente, vem do Basis, significa e precisa de solidez, que olha para as demais políticas. Que nação se quer construir por meio da EDUCAÇÃO. Resultado: 1 - Esforço dos estados na definição dos conteúdos; 2- Articulação com avaliação externa; 3- De que modo podemos ampliar os outros componentes curriculares na avaliação;

4- Conhecimentos abstratos na matemática, os que são prioritários não são trabalhados; 5- As áreas de conhecimento seguem as tradições disciplinares, sem trabalhar a didática; 6- Fortalecer articulação dos conteúdos entre as áreas de conhecimento; 7- Como selecionar os conteúdos da Parte Diversificada; 8- Não existe um modelo que traga a articulação dos currículos.

II - Secretário da Educação Básica do MEC – Manoel Palácio II - Secretário da Educação Básica do MEC – Manoel Palácio.  - Adesão e cooperação das unidades federativas para a construção da BNC; - Não vai propor a alteração das Diretrizes Curriculares Nacionais, pois apenas especificam algumas questões da BNC; - Essa construção está sendo feita de forma participativa; - Desenhamos um modo de trabalhar, com os objetivos da aprendizagem; - O trabalho já estava sendo realizado com uma equipe de 12 especialistas, por meio de pesquisas qualitativas, sobre o tema;

- Os Estados convergem com as pesquisas que foram apresentadas e é necessário traçar diretrizes com a comissão; - Discutir intensamente os componentes curriculares que caracterizam as áreas do conhecimento; - O que elas têm em comum; - Avançar numa perspectiva de interdisciplinaridade; - Desafio da progressão e a interface com a etapa subsequente;

- É um trabalho preliminar e vai ser submetido a uma ampla audiência pública; - Reflexão: Há uma importante empolgação das crianças no anos iniciais do ensino Fundamental e vai se perdendo nos anos finais; - Tratamento dos componentes curriculares compartimentados e fragmentados; - Como sugerir mudanças de articulação dos anos iniciais do Ensino Fundamental com os anos finais, e estes com o Ensino Médio? - Por que no Ensino Médio os conteúdos/conhecimentos ficam mais compartimentados?

III- Ministro de Educação Janine Ribeiro   - Três frentes de trabalho do Ministério da Educação: 1- Construção da BNC; 2- Construção da BNC para a formação de professores; 3- Material didático de ensino.

- A BNC deverá ser encaminhada ao Conselho Nacional de Educação no prazo de um ano. - Ponto estratégico: Material didático, - A BNC é que vai definir o material didático, não pensar no currículo conteudista; - Começar a BNC a partir de perguntas; - Considerar as diferenças regionais; - Diminuir o numero de disciplinas no ensino médio, articular o ensino delas é que tem que ser feito, não basta tirar três disciplinas, se as restantes não forem articuladas, não valerá a pena;

Outra questão importante, formação dos diretores para articular os professores; - Ninguém quer a Base como camisa de força; - Acrescentar a indagação dos jovens; - Dúvidas e questionamentos para os jovens - Precisamos implementar a pesquisa, pois crescemos a partir do erro.

IV – Evidências Internacionais Reino Unido; Chile; Austrália; Estados Unidos.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/