COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO V MÓDULO V MÓDULO V MÓDULO V Avançar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
Profa. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento Aula 2
PLANO DE GESTÃO.
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
Corpo Social “O Corpo Social é o órgão máximo de deliberação e dele participam os associados, assim definidos neste Estatuto, na defesa de seus interesses.
Preciso De Ajuda. Conselho de Gestão Participativa.
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
As Atribuições do Conselho Fiscal
Projeto REFORMA DOS ESTATUTOS DA SBACV BASES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS.
ASSOCIAÇÕES.
Natureza Jurídica das Sociedades Cooperativas e suas Características
Processo de Transição de uma Ltda para uma SA de capital fechado
TIPOS DE ESTRUTURAS DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
Competência Legal da CIEA-BA
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
DECRETO DOS CBHs Márcia Soares Caldas Geógrafa Analista em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos - COGERH.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
ORGANIZAÇÃO SOCIAL Pessoas Jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos\ ONGs OCIPs- Organização da sociedade Civil de Interesse Público – Lei 9.709/99.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Lei / Cooperativas de Trabalho Marcelo Mauad
ORGANIZAÇÃO SINDICAL.
RELATÓRIO DAS AÇÕES DE AÇÕES REALIZADAS EM 2012 ORGANIZAÇÃO I- Regularidade de reuniões ordinárias de direção Não foi possível manter a regularidade.
Política Nacional do Meio Ambiente
INDÚSTRIA COMÉRCIO SERVIÇOS COMUNIDADE ACI. Case Conselho Administrativo e Financeiro Conaf Case Conselho Administrativo e Financeiro Conaf.
Atribuições e Responsabilidades
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
Superintendência de Colegiados
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagens Departamento de Comunicação Social Habilitações Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda.
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE CONTABILIDADE
PROPOSTAS PARA A ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO RESGATE SANTISTA.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - XIV MÓDULO - XIV MÓDULO - XIV MÓDULO - XIV Avançar.
TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA
MÓDULO II - ATAS Avançar.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO III MÓDULO III MÓDULO III MÓDULO III Avançar.
MÓDULO - XI Avançar.
MÓDULO - XIII Avançar.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO VI MÓDULO VI MÓDULO VI MÓDULO VI Avançar.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI Avançar.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - IV MÓDULO - IV MÓDULO - IV MÓDULO - IV Avançar.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - XV MÓDULO - XV MÓDULO - XV MÓDULO - XV Avançar.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA MÓDULO I – CONSTRUÇÃO.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO VI I - MÓDULO VI I - MÓDULO VI I - MÓDULO VI I - Avançar.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR Modelo de Projetos - XII Modelo de Projetos - XII Modelo de Projetos - XII Modelo de Projetos - XII Avançar.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Estado e OSC Marco Regulatório Fundos Patrimoniaias Converj.
2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010 Pauta: PL - Minuta da Lei Geral Estadual 27/05/2010.
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
Sociedade Anônima Características
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
Proposta de organização da Associação de Trabalhadores da Fundação Seade Março/2014.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - VIII MÓDULO - VIII MÓDULO - VIII MÓDULO - VIII Avançar.
Entidade Sem Fins Lucrativos
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Sempre é tempo de aprender!
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO V MÓDULO V MÓDULO V MÓDULO V Avançar

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR Avançar A Empresa possui uma estrutura interna, e desenvolve suas atividades mediante a atuação de órgãos de natureza deliberativa ou decisória (Diretoria e Assembléia), fiscalizatória (Conselho Fiscal) ou consultiva (Conselho Consultivo). Podemos Concluir que: a) A assembléia e a diretoria são obrigatórias. b) O Conselho Fiscal é obrigatório em alguns casos; c) O Conselho Consultivo é sempre facultativo. A denominação desses órgãos podem variar. ESTRUTURA INTERNA Inicio

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR Avançar Voltar A “Diretoria”, por exemplo, pode ser chamada de “Conselho Administrativo”, e o Conselho Fiscal, de “Conselho Auditor” ou qualquer outro nome que se considere adequado. O que importa é que haja a previsão de órgãos com determinados poderes e atribuições. A existência de outras instâncias de apoio executivo depende do porte da entidade. Conforme o caso, as tarefas ficam concentradas na Diretoria, sem necessidade, por exemplo, de criação de um “departamento de eventos”, “departamento cultural”, etc. ESTRUTURA INTERNA

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR Avançar Voltar a) Diretoria A diretoria pode ser exercida por um único indivíduo, se assim dispuser o estatuto. Contudo, a fim de conferir uma caráter democrático de gestão, geralmente é um órgão colegiado, formado por indivíduos designados ou eleitos, que ditam as políticas e representam a Empresa, ativa e passivamente. A diretoria, se assim dispuser o estatuto, poderá contratar pessoas para a função de gerência de finanças, operações ou atividades. b) Assembléia geral É a reunião de membros de uma organização, exigida pela lei, com peridiocidade variável, na qual se definem ou se reformam as políticas básicas da organização, se elege a diretoria, e se tomam as decisões de maior envergadura. ESTRUTURA INTERNA

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR Voltar. c) Conselho Fiscal A lei das sociedades anônimas (Lei nº 6.404/76) dispõe sobre a criação e funcionamento de um Conselho Fiscal, como órgão obrigatório nas empresas.(Lei nº 6.404/76) dispõe O Conselho Fiscal não é um órgão obrigatório nas associações civis. Contudo, se a Empresa pretender qualificar-se como organização da sociedade civil de interesse público-OSCIP, tornar-se obrigatório. Compete ao Conselho Fiscal fiscalizar os atos dos administradores e verificar o cumprimento de seus deveres legais e estatutários. ESTRUTURA INTERNA Inicio

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR Introdução - ATAS Introdução - ATAS Introdução - ATAS Introdução - ATAS Avançar Voltar

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR Introdução - ATAS Introdução - ATAS Introdução - ATAS Introdução - ATAS Avançar Voltar

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR Modelos Atas Modelos Atas Modelos Atas Modelos Atas Assembléia Geral Ordinária Assembléia Geral Ordinária Assembléia Geral Ordinária Assembléia Geral Ordinária Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal Assembléia Geral Extraordinária Assembléia Geral Extraordinária Assembléia Geral Extraordinária Assembléia Geral Extraordinária Reunião da Diretoria Executiva Reunião da Diretoria Executiva Reunião da Diretoria Executiva Reunião da Diretoria Executiva Voltar Modelos Prontos Modelos Prontos Modelos Prontos Modelos Prontos

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INTRODUÇÃO Apresentação do Terceiro Setor Apresentação do Terceiro SetorApresentação do Terceiro Setor MÓDULO I Construção da Organização Construção da OrganizaçãoConstrução da Organização MÓDULO II Atas de reuniões (AGO,AGE) Modelos Atas de reuniões (AGO,AGE) ModelosAtas de reuniões (AGO,AGE) Modelos MÓDULO III Estatuto da Instituição o que é para que serve? (Modelos) Estatuto da Instituição o que é para que serve? (Modelos)Estatuto da Instituição o que é para que serve? (Modelos) MÓDULO IV Categoria de Sócios Categoria de SóciosCategoria de Sócios MÓDULO V Estrutura Organizacional Interna Estrutura Organizacional InternaEstrutura Organizacional Interna MÓDULO VI Atribuições dos Dirigentes Atribuições dos DirigentesAtribuições dos Dirigentes MÓDULO VII Providências para Registro Organização como Pessoa Júridica Providências para Registro Organização como Pessoa JúridicaProvidências para Registro Organização como Pessoa Júridica MÓDULO VIII Registros Obrigatórios Registros ObrigatóriosRegistros Obrigatórios MÓDULO IX Obtenção Títulos de Utilidade Publica (Federal –Estadual –Municipal) Obtenção Títulos de Utilidade Publica (Federal –Estadual –Municipal)Obtenção Títulos de Utilidade Publica (Federal –Estadual –Municipal) MÓDULO X Relações Trabalhista do Terceiro Setor Relações Trabalhista do Terceiro SetorRelações Trabalhista do Terceiro Setor MÓDULO XI Planejamento Anual da organização Planejamento Anual da organizaçãoPlanejamento Anual da organização MÓDULO XII Modelos de Projetos Social Modelos de Projetos SocialModelos de Projetos Social MÓDULO XIII Como obter Incentivos Fiscais? Como obter Incentivos Fiscais?Como obter Incentivos Fiscais? MÓDULO XIV Definição Contratos Convênios e Parcerias Definição Contratos Convênios e ParceriasDefinição Contratos Convênios e Parcerias MÓDULO XV Definição Auxilio e Subvenções Definição Auxilio e SubvençõesDefinição Auxilio e Subvenções MÓDULO XVI Definição OSCIP Definição OSCIPDefinição OSCIP INTRODUÇÃO Apresentação do Terceiro Setor Apresentação do Terceiro SetorApresentação do Terceiro Setor MÓDULO I Construção da Organização Construção da OrganizaçãoConstrução da Organização MÓDULO II Atas de reuniões (AGO,AGE) Modelos Atas de reuniões (AGO,AGE) ModelosAtas de reuniões (AGO,AGE) Modelos MÓDULO III Estatuto da Instituição o que é para que serve? (Modelos) Estatuto da Instituição o que é para que serve? (Modelos)Estatuto da Instituição o que é para que serve? (Modelos) MÓDULO IV Categoria de Sócios Categoria de SóciosCategoria de Sócios MÓDULO V Estrutura Organizacional Interna Estrutura Organizacional InternaEstrutura Organizacional Interna MÓDULO VI Atribuições dos Dirigentes Atribuições dos DirigentesAtribuições dos Dirigentes MÓDULO VII Providências para Registro Organização como Pessoa Júridica Providências para Registro Organização como Pessoa JúridicaProvidências para Registro Organização como Pessoa Júridica MÓDULO VIII Registros Obrigatórios Registros ObrigatóriosRegistros Obrigatórios MÓDULO IX Obtenção Títulos de Utilidade Publica (Federal –Estadual –Municipal) Obtenção Títulos de Utilidade Publica (Federal –Estadual –Municipal)Obtenção Títulos de Utilidade Publica (Federal –Estadual –Municipal) MÓDULO X Relações Trabalhista do Terceiro Setor Relações Trabalhista do Terceiro SetorRelações Trabalhista do Terceiro Setor MÓDULO XI Planejamento Anual da organização Planejamento Anual da organizaçãoPlanejamento Anual da organização MÓDULO XII Modelos de Projetos Social Modelos de Projetos SocialModelos de Projetos Social MÓDULO XIII Como obter Incentivos Fiscais? Como obter Incentivos Fiscais?Como obter Incentivos Fiscais? MÓDULO XIV Definição Contratos Convênios e Parcerias Definição Contratos Convênios e ParceriasDefinição Contratos Convênios e Parcerias MÓDULO XV Definição Auxilio e Subvenções Definição Auxilio e SubvençõesDefinição Auxilio e Subvenções MÓDULO XVI Definição OSCIP Definição OSCIPDefinição OSCIP

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR Modelo Voltar

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal Modelo Voltar

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR Assembléia Geral Ordinária Assembléia Geral Ordinária Assembléia Geral Ordinária Assembléia Geral Ordinária Modelo Voltar

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR Assembléia Geral Extraordinária Assembléia Geral Extraordinária Assembléia Geral Extraordinária Assembléia Geral Extraordinária Modelo Voltar

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR Reunião da Diretoria Executiva Reunião da Diretoria Executiva Reunião da Diretoria Executiva Reunião da Diretoria Executiva Modelo Voltar

COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR DOWNLOAD “MODELOS DAS ATAS “ Voltar