Reforma Agrária no Brasil Equilíbrio ou Expansão? Roberto Kiel
Examinar criticamente a qualidade e o resultado das políticas públicas vinculadas ao esforço de um País em implementar a Reforma Agrária, o Gerenciamento da Estrutura Fundiária e o Desenvolvimento Rural é uma forma eficaz de construir salvaguardas à concentração da propriedade, à degradação dos recursos naturais e à miséria no meio rural.
I PNRA até 1994 Dados Oficiais: famílias assentadas nos dados oficiais ( através de todas as bases de dados) em 934 Assentamentos. no norte ( ); no nordeste ( ); no centro-oeste (80.888); no sudeste (23.214); 5029 no sul (26.184). DATALUTA 1 : famílias assentadas. famílias assentadas no I PNRA (Gov. Sarney). famílias assentadas (157 projetos) durante o Governo Collor. (126 projetos) durante o Governo Itamar Franco. 1 Coca, E. L. F. e Fernandes, B. M. A atualidade da Questão agrária brasileira: uma discussão sobre os conceitos de reforma agrária e sobre a tipologia de assentamentos rurais in Revista da Associação Brasileira de Reforma Agrária, vol. 35, jan;dez 2008.
1995 até 2002 – Gov. FHC Dados Oficiais: famílias assentadas nos dados oficiais em projetos de assentamento. até 1998 em projetos de assentamento; até 2002 em1.953 projetos de assentamento. até 1998 e até 2002 no norte; até 1998 e até 2002 no nordeste; até 1998 e até 2002 no centro-oeste; até 1998 e até 2002 no sudeste; até 1998 e até 2002 no sul. DATALUTA 2 : famílias assentadas até 1998 em projetos de assentamentos e até 2002 em mais projetos de assentamento. 2 Idem.
2003 até 2009 – Gov. Lula Dados Oficiais: famílias assentadas nos dados oficiais em projetos de assentamento. até 2006 em projetos de assentamento; até 2009 em projetos de assentamento. até 2006 e até 2009 no norte; até 2006 e até 2009 no nordeste; até 2006 e até 2009 no centro-oeste; até 2006 e até 2009 no sudeste; até 2006 e até 2009 no sul. DATALUTA 3 : famílias assentadas em 1963 projetos de assentamento. 3 Ibidem.
Assentamento de Famílias Dados Oficiais DATALUTA Até 1994: * 1995 à 1998: 1999 à 2002: 2003 à 2006: 2004 à 2009: TOTAL: * Utilizando todos os registros e não apenas os dados do cadastro (SIPRA) alcança famílias. Até 1994: 1995 à 1998: 1999 à 2002: 2003 à 2006: 2004 à 2009: n.c. TOTAL:
Assentamento de Famílias
Há significativas diferenças nas formas de composição dos números oficiais que exigem que a comparação deva ser acompanhada de explicações: Até 1994 são estimativas, haja vista que o cadastro único (SIPRA) passou a ser utilizado só a partir de De 1995 à 2002 os números oficiais incluem, indistintamente, famílias assentadas (atos de assentamento) e a capacidade de assentamento criada (vagas inclusive). De 2003 em diante é contabilizado apenas o número de famílias assentadas (atos de assentamento). Ao que tudo indica, os dados do Dataluta consideram apenas famílias novas, incorporadas sobre recursos fundiários igualmente novos, excluindo assim todos os reassentamentos e os assentamentos de posseiros.
Os dados oficiais constam nos Balanços Gerais da União e são um bom estimador do esforço dos distintos governos na criação de oportunidades para o assentamento de famílias. É possível correlacioná-los ao orçamento das ações destinadas à obtenção de terras e fiscalização da função social da propriedade (vistorias, avaliações, indenizações e compras) e à parcela discricionária do orçamento de cada ano (exclusive folha de pagamento, benefícios, etc.) para analisar o comportamento e a interdependência entre eles.
Correlação entre Assentamento e Orçamento 1995 – 1998 1995: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$ 1996: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$ 1997: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$ 1998: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$ 1999: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$ 2000: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$ 2001: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$ 2002: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$
Correlação entre Assentamento e Orçamento 2003: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$ 2004: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$ 2005: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$ 2006: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$ 2007: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$ 2008: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$ 2009: Assentamento: Obtenção: R$ Total: R$
Correlação entre Assentamentos e Orçamento A análise estatística resultou em: Assentamento X Obtenção: Coeficiente de Pearson: 0,595* Coeficiente de Spearman: 0,352 Coeficiente de Kendall: 0,525* Assentamento X Total: Coeficiente de Pearson: 0,434 Coeficiente de Spearman: 0,371 Coeficiente de Kendall: 0,493 Total X Obtenção: Coeficiente de Pearson: 0,858** Coeficiente de Spearman: 0,752** Coeficiente de Kendall: 0,882** * Significativo para 95% e ** significativo para 99
Resulta que há uma forte correlação positiva (crescimento ou diminuição conjunta) entre o orçamento discricionário total do INCRA e a parcela do orçamento destinada à obtenção de terras. Revela-se, também, que há uma correlação positiva, de moderada a forte, entre o número oficial de famílias assentadas (atos de assentamento)e a parcela do orçamento destinada a obtenção de terras. Por fim, não há uma correlação significativa entre o orçamento discricionário total do INCRA e o assentamento de famílias.
Se pode concluir que o teto orçamentário mais suplementações são determinantes na quantidade de orçamento para obtenção de terras, corroborando com o forte caráter político desta rubrica orçamentária. A correlação de moderada a forte entre o orçamento de obtenção e o assentamento de famílias revela o peso das fontes não onerosas de obtenção de terras (destinação de terras públicas, lotes retomados, etc.). A falta de correlação entre o orçamento discricionário global e o número oficial de famílias assentadas revela um transbordamento de efeitos do crescimento do orçamento para a qualificação dos assentamentos e serviços de desenvolvimento.
Equilíbrio ou Expansão? A perspectiva dinâmica
Tese Há dois impulsos dominantes na política de Reforma Agrária atualmente: O esforço de assentamento de novas famílias (criação e implantação). O esforço de qualificação dos assentamentos e dos assentados (desenvolvimento). Não há concorrência direta entre eles pois os limites físicos (capacidade operacional, oportunidades, independentes, etc.) são atingidos em cada um por determinação política, que é o principal fator de decisão dos respectivos tamanhos. A dominância é do esforço de qualificação, que promove o equilíbrio dinâmico entre a qualificação dos assentamentos e o ingresso de novas famílias.
Prova Os dados oficiais dão conta do assentamento, até 31 de dezembro de 2009, de famílias regularmente cadastradas no banco de dados do INCRA (SIPRA). Há, no entanto, ( o total) registradas como assentadas e homologadas nos projetos criados a cada ano, 1995 até 2009, ou seja, é o conjunto das famílias assentadas nas áreas incorporadas e, efetivamente sobre a terra em 31 de dezembro de Se deve verificar a correlação das famílias assentadas em projetos criados com os números oficiais, o orçamento discricionário total do INCRA e com a parcela destinada a obtenção de imóveis.
Assentamento de Famílias Projetos Novos
Resultados Famílias Assentadas X Assentamento Oficial: Coeficiente de Pearson: 0,801** Coeficiente de Spearman: 0,486* Coeficiente de Kendall: 0,661** Famílias Assentadas X Total: Coeficiente de Pearson: 0,085 Coeficiente de Spearman: 0,032 Coeficiente de Kendall: 0,124 Famílias Assentadas X Obtenção: Coeficiente de Pearson: 0,412 Coeficiente de Spearman: 0,282 Coeficiente de Kendall: 0,257 * Significativo para 95% e ** significativo para 99,
Conclusões A correlação entre famílias assentadas em projetos novos com os orçamentos foi completamente perdida, logo a força de expansão da reforma agrária pela incorporação de novas famílias, nos últimos 15 anos, não guarda correlação direta com o orçamento destinada a ela, se demonstrando coordenada politicamente pela força de qualificação. A relação entre famílias assentadas em projetos novos e os números oficiais de famílias assentadas anualmente é alta, de forma que ambos são bons estimadores um do outro e se correlacionam fortemente pelo fator de reposição de famílias já assentadas. A coordenação pela qualificação se dá dentro de uma só institucionalidade e arcabouço político.
O tema proposto O desenvolvimento do Território e das famílias incorporadas ao Programa Nacional de Reforma Agrária é instigante, pois permitir vislumbrar um encontro com o futuro: Se, de fato, a cada família assentada é reforçada a coordenação política da Reforma Agrária pelo público já atendido, vis a vis o público por atender face compartilharem o mesmo ambiente político- institucional, só resta descobrir que nova institucionalidade é necessária para resguardar a expansão da Reforma Agrária e onde está o limite entre assentar e desenvolver.