Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 5.
Advertisements

Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
Resistência dos Materiais
Sinais e Sistemas – Capítulo 3
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
Seções cônicas: hipérbole
Seções cônicas: elipse
Seções cônicas: parábola
04(c) 2007 Gustavo Motta1 Introdução ao -calculus Prof. Gustavo Motta Departamento de Informática/UFPB.
Determinação das características geométricas de superfícies planas
Tecnologias - Matemática Equações da circunferência
Introdução aos Sistemas de Controle
3 - Equações Lineares de Segunda Ordem
Mudança de Variáveis em Integrais Duplas e Triplas
Aula 08.
Produtos Notáveis 8ª ANO Prof.: Sergio Wagner. Os produtos Produtos notáveis são assim chamados por serem tipos fixos, facilmente reconhecidos, de produtos.
Aula 1: Funções de Várias Variáveis e Gráficos
Prof. Roberto Cristóvão
PPGCC Mecânica dos Solos Avançada TENSÕES NA MASSA DE SOLO
Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa
Função de uma Variável Aleatória
Aula 13 Derivação Implícita, derivadas das funções trigonométricas inversas e derivadas de funções logarítmicas.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO POLITÉCNICO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO POLITÉCNICO
Livro Texto: Theory of Plates and Shells – Timoshenko and Woinowsky-Krieger.
Equações diferenciais ordinárias
Funções de mais de uma variável
Placas Retangulares. Placas Retangulares Placas – Características Colunas: Flexão pode ser considerada num único plano M, w, etc – Funções de uma.
TRANSFORMAÇÕES DE TENSÕES
Matemática Matriz Inversa
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
Capítulo 5.
Processo de Radiação A problemática do estudo de antenas consiste em calcular o Campo Elétrico e o Campo Magnético no espaço provocado pela estrutura da.
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada
Tecnologias - Matemática
2. Modelagem no Domínio da Freqüência
Solução da equação de Laplace em coordenadas esféricas
Prof. Guilherme Jahnecke Weymar
Processo de Radiação A problemática do estudo de antenas consiste em calcular o Campo Elétrico e o Campo Magnético no espaço provocado pela estrutura da.
AULA 1 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
Sistemas de Almas Curvas
Prof. Guilherme Jahnecke Weymar
Professor  Neilton Satel
Capítulo 3.
AULA 8 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
AULA 5 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Superfícies Quádricas
Conteúdo Modelos discretos para uma única população
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada
CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Funções de várias variáveis
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
EM406D UNICAMPAula : Torção em Seções Genéricas Torção em Seção Genéricas.
Associação de Resistores
Sistemas de Controle III N8SC3
Placas Retangulares. Placas Retangulares Placas – Características Colunas: Flexão pode ser considerada num único plano M, w, etc – Funções de uma.
Prof MSc Maurício Capucim
Interpolação Polinomial: Introdução; Lagrange.
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada
Cálculo 2 Cálculo de volumes.
Formulação Variacional para vigas
Aula 6 – Sistemas Lineares
Última Aula Apresentação do Curso Horário e Sala Critério de Avaliação
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 3º Ano
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA CRITÉRIO TENSORIAL PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA.
Hidrodinâmica Aula 03 (1 0 Sem./2016) 1. Movimento relativo próximo a um ponto Considere que a velocidade no ponto P e no tempo t é u. Próximo a este.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS ME36L – TRANSMISSÃO DE CALOR I PROF.
Hidrodinâmica Aula 11 (1 0 Sem./2016) 1. As relações de energia 2.
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil Departamento de Estruturas IC-908-L – TÓPICOS EM ENGENHARIA DE ESTRUTURAS VIII 2º LISTA DE EXERCÍCIOS Aluno: Engº Fábio Albino de Souza

1º Questão 1 -) Demonstrar a torção em uma seção retangular. Resposta: Torção em elementos prismáticos Consideramos a torção livre de um sólido prismático, elástico através de momentos no fim dos elementos equilibrando-os, como mostrado em Figo. 01. O eixo longitudinal do prisma coincide com o eixo-z de nosso RCS,(sistema de referência de coordenadas) e a superfície lateral do prisma é paralela ao eixo-z. A (constante) secção transversal do prisma é denotada pelo símbolo A,e o contorno é o C. Fig 01 – Torção em um prisma Para muitos problemas será vantajoso definir uma função analítica F(z) = Φ + iΨ de variável complexa z= x+iy onde É mostrado na teoria de funções analíticas de uma variável complexa que a realidade, conjugado funções Φ (função empenamento) e Ψ (função contorno) satisfaz equações de Cauchy-Riemann.

1º Questão 1 -) Demonstrar a torção em uma seção retangular. Continuação Resposta: e que ambos Φ e Ψ são funções harmônicas, que é: em A Para simplificar a condição de contorno no problema de torção, Ludwig Prandtl (1875-1953) propôs uma função de tensão tal que Em substituição em obtemos e olhando e em A em C onde k é uma constante

1º Questão 1 -) Demonstrar a torção em uma seção retangular. Continuação Resposta: Concluimos que: em C Para seções retangulares Para seções retangulares vamos buscar soluções dos problemas apartir de equações anteriores. Onde C é o retângulo como mostrado abaixo: em C

1º Questão 1 -) Demonstrar a torção em uma seção retangular. Continuação Resposta: Vamos começar com desenvolvimento da constante -2 dentro alcance da metade da série dos co-senos Fourier, que é: Agora, admitimos uma solução produto:

1º Questão 1 -) Demonstrar a torção em uma seção retangular. Continuação Resposta: Por substituição de e Dentro de , nós obtemos: E é mostrado com prazer que:

1º Questão 1 -) Demonstrar a torção em uma seção retangular. Continuação Resposta: Equação satisfaz a condição e devido a , isto requer que k=0. De acordo com , nós também requeremos ou se equivale a: Por substituição em nós obtemos

1º Questão 1 -) Demonstrar a torção em uma seção retangular. Continuação Resposta: E substituindo estas constantes em e resulta em: (veja->) Se nós empregamos a expansão do meio da série dos co-senos Fourier

1º Questão 1 -) Demonstrar a torção em uma seção retangular. Continuação Resposta: Então podemos escrever da seguinte forma: Com a ajuda de e

1º Questão 1 -) Demonstrar a torção em uma seção retangular. Continuação Resposta: Nós podemos obter as tensões de cisalhamento (cortantes) que são: E substituindo a nos campos da equação abaixo

1º Questão 1 -) Demonstrar a torção em uma seção retangular. Continuação Resposta: O momento de torção é: Não é difícil de mostrar que no presente caso Então que:

1º Questão 1 -) Demonstrar a torção em uma seção retangular. Continuação Resposta: A seguir nós assumimos que b ≥ a. Então a maior tensão cisalhamento acontecerá em (x,y)=(a,0). Usando nós podemos escrever Onde:

1º Questão 1 -) Demonstrar a torção em uma seção retangular. Continuação Resposta: Então podemos listar valores numéricos em uma Tabela (abaixo) para valores específicos de a/b. Isto é conveniente escrito na forma: Onde: Tabela de Constantes Seção Retangular (Torção)

Mapa de Contorno da Função Empenamento 1º Questão 1 -) Demonstrar a torção em uma seção retangular. Continuação Resposta: Em vista de e Nós podemos escrever: Valores numéricos de k1 e k2 estão disponíveis na Tabela de Constantes para uma relação de valores específicos de b/a. A figura ao lado mostra o mapa de contorno da função empenamento Ø (x,y) para a seção quadrada. Estes são obtidos com a ajuda da equação e a=b Mapa de Contorno da Função Empenamento Para seção quadrada

► Bibliografia Apostila Resistência dos Materiais – Prof. Nilson Tadeu Mascia Boresi, Arthur – Sidebotoom Omar M., –Advanced Mechanics of Materials , Fourth Edition , John Wiley & Sons Féodosiev, V.. –Resistência dos Materiais.- Edições Lopes da Silva, 1977 Heymann, Jacques. –Elements of stress analysis , Cambridge University Press. Notações de aula: Complementos Resistência dos Materiais – Prof. Nilson Tadeu Mascia Timoshenko, Goodier – Teoria da Elasticidade – 3º Edição - Ugural A. C, Fenster S.K. – Advanced Strength and Applied Elasticity, Second Edition Elsevier