Estrutura 1. Enquadramento………………………………………………………………………………..…… 3 2. Objectivos …………………………………………………………………………………………….. 5 3. Metodologia ………………………………………………………………………………………

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Transcrição da apresentação:

Estrutura 1. Enquadramento………………………………………………………………………………..…… 3 2. Objectivos …………………………………………………………………………………………… Metodologia ……………………………………………………………………………………… … 7 4. Análise …………………………………………………………………………………………………

1. Enquadramento 3

De uma forma geral no Ensino Superior e, em particular no Ensino Superior Politécnico, a discussão em torno dos percursos de empregabilidade dos diplomados tem vindo a aumentar, assim como a tentativa de definição de um perfil e perspectivas de formação. Para alcançar esse objectivo é imperativa a necessidade de compreender a preocupação com a entrada no mercado de trabalho e o problema da inserção profissional após a formação inicial académica, assim como a compreensão das relações entre formação e emprego, a sua adequação e satisfação com a formação obtida. 4

2. Objectivos 5

Pretende-se reunir informação de suporte para criação de indicadores sobre a empregabilidade e satisfação dos alunos do curso de Administração de Publicidade e Marketing (APM) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), com vista a uma melhor compreensão do processo de transição dos estudantes do ensino superior para o mercado de trabalho. 6

3. Metodologia 7

Universo Desde a sua criação, em 1993 e até ao ano lectivo de 2009/10, o Curso de Administração de Publicidade e Marketing, diplomou 442 indivíduos. Desses, 67 são diplomados pós-Bolonha. Amostra Muito embora se tenha definido uma amostra inicial, tal não conseguiu ser cumprida, por dificuldade de contacto com os diplomados necessários. Taxa de resposta Obtiveram-se 164 respostas, originando uma taxa de resposta de 37%. Considerando em exclusivo os diplomados pós-Bolonha, obteve-se uma taxa de resposta de 60%. 8

Realizaram-se 164 entrevistas com a seguinte distribuição: 9

Recolha dos dados A recolha dos dados foi feita através de entrevista telefónica e decorreu entre os dias 23 de Maio a 3 de Junho de As entrevistas foram realizadas pelos alunos do 2ºano de APM, no âmbito da Unidade Curricular Pesquisa de Marketing. Metodologia Os diplomados foram contactados por ordem decrescente da data da sua saída da ESTG, tendo-se desistido de efectuar o contacto após 3 tentativas frustradas. Os diplomados eram indagados a respeito da disponibilidade para participação no estudo e, na eventualidade de indisponibilidade no momento, era agendada uma nova data de contacto. 10

4. Análise dos dados 11

Perfil do diplomado O diplomado de APM é, em média, do sexo feminino, tem entre 31 e 35 anos, entrou no ensino superior pelo concurso nacional de acesso, foi exclusivamente estudante e terminou o seu curso com média de treze valores. 12

Localidade de origem A grande maioria dos alunos de APM têm como origem Portalegre e Évora. No entanto, se considerarmos como um todo os distritos da zona Centro (Leiria, Santarém e Castelo Branco), encontramos uma presença de cerca de 14% de alunos. 13

Situação profissional actual Mais de 80% dos diplomados de APM estão empregados. 14

Tempo de espera para colocação no mercado de trabalho Cerca de 70% dos diplomados de APM encontraram emprego no tempo máximo de 6 mês após conclusão da licenciatura. As formas de colocação foram através de candidatura espontânea (33%), auto-emprego (22%) e resposta a anúncio (16%). 15

Vínculo laboral A grande maioria dos diplomados está efectivo no seu actual emprego. 16

Relação da formação obtida com emprego actual Quando questionados sobre a relação entre o seu curso e as tarefas que executam, cerca de 46% dos diplomados considerou existir uma forte ligação (Completamente relacionado + Muito relacionado). 17

Satisfação com curso Média 4,90 4,37 5,23 4,87 3,97 3,59 Os diplomados apresentam valores de satisfação com o curso de APM nas categorias de resposta mais elevadas. 18

Adequação do curso ao mercado de trabalho Os diplomados consideram que o curso está muito adequado ao mercado de trabalho. A soma das últimas três categorias de respostas, dá-nos uma satisfação de 53% com a adequação do curso ao mercado de trabalho. O valor médio das respostas é de 5,54, para um máximo de 7. 19

Satisfação com competências adquiridas Média 5, ,20 5,70 5,47 5,22 Clara satisfação com as competências adquiridas pela frequência do curso, não existindo nenhuma variável com categoria inferior ao nível 5, acima dos 50%. 20

Satisfação com competências adquiridas Média ,03 5,29 4,82 4,84 5,21 21

22 Satisfação dos empregadores com os diplomados APM Segundo dados do estudo realizado ao empregadores, conclui-se que 62% dos empregadores atribuem nota máxima aos diplomados de APM (Categorias 6 e 7 de resposta, num máximo de 7).