AIP/FIL 4 de Fevereiro 2011 Teresa Rafael. Pontos chave Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) O projecto Kit do Mar  Como surgiu?  Quais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Relatório de Actividades,
O Projeto.
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL MIRANDELA
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Visão Global do Projecto
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Estrutura accionista Região Autónoma da Madeira Universidade da Madeira Associação de Municípios Associações Empresariais.
“Uma perspectiva dos Portos”
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
A Estratégia Nacional para o Mar:
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
PROJECTO DE EMPREENDEDORISMO «Viver o Verde» EB2,3 de Caldas das Taipas.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
No ano lectivo de 2007/2008 a Agência Cascais Energia desenvolveu acções esporádicas de sensibilização em várias escolas do Concelho, estabeleceu parcerias.
Sol de Canelas José Joaquim Santos
Governância Colaborativa explorando a controvérsia
Administração publica central. O Presidente do Conselho de Ministros é um título usado pelo chefe de governo dos estados de Itália, Polónia, Portugal.
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Instituto Hidrográfico: 50 anos a caminhar para a excelência
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
Seminário de Integração Profissional IV
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Conta Satélite do Mar - Apresentação do projeto 23 Setembro de 2014 SREA, Terceira, Açores.
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
Aspectos metodológicos de la I+D en Ingeniería Empresas de Base Tecnológica (EBTs) EBTs Carlos Navarro Martínez Director Innovación - UPI OTRI ULPGC /
Direcção Nacional de Recursos Humanos
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Internet2 Anabela Pinho Natália Gomes Anabela Pinho Natália Gomes.
Aulas 11 e 12 - Anglo A Amazônia Azul..
Workshop de encerramento 19 de setembro de 2013, 15h00 Sede da Open Space Viana do Castelo.
Novas espécies de tubarão e raias manta listadas nos anexos da CITES: O que devem as Partes fazer até 14 setembro de 2014: Rastreabilidade.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Módulo 4 – Legislação desportiva
Criado em 1993, é hoje uma união de 41 Associações Empresariais dos Distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, que representa.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
REUNIAO CONFAP FINATEC - 11 de março de 2016 DOCTEUR EN ENTREPRISE OaddS 1.
O CONHECIMENTO HIDROGRÁFICO E O ORDENAMENTO NA ZONA COSTEIRA Carlos Ventura Soares ENCONTROS DO LITORAL – UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE Viana do.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

AIP/FIL 4 de Fevereiro 2011 Teresa Rafael

Pontos chave Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) O projecto Kit do Mar  Como surgiu?  Quais são os objectivos?  Em que consiste?  Como foi feita a divulgação?  Situação actual  Avaliação e situação futura

Dezembro 2010 – Transferência para a EMAM da missão e objectivos da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental Missão actual da EMAM Nos ASSUNTOS DO MAR, a implementação e actualização da ENM Na EXTENSÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL, continuidade ao processo da respectiva extensão (Nações Unidas) “… funções executivas de apoio à CIAM (Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar)…“ RCM n.º 3/2011, de 30 de Dezembro de 2011

O Regresso de Portugal ao Mar: Retrospectiva ( ) 1997 Ratificação da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) 1998 Organização da EXPO98 subordinada ao tema dos Oceanos Criação da Comissão Interministerial para a Delimitação da Plataforma Continental (CIDPC) 2003 Criação da Comissão Estratégica dos Oceanos (CEO) 2005 Criação da Estrutura de Missão Para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) Criação da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) 2006 Aprovada a Estratégia Nacional para o Mar (ENM) produzida pela EMAM 2007 Criação da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (CIAM) e o Fórum Permanente para os Assuntos do Mar 2009 Depositada na ONU a Proposta de Extensão da Plataforma Continental de Portugal A Associação Comercial de Lisboa – Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa “Hypercluster da economia do mar”

Estratégia Nacional para o Mar (ENM) O Programa do XVIII Governo Constitucional O Relatório, o Hypercluster da Economia do Mar Relatório da Comissão Estratégica dos Oceanos Plano: Mar - Portugal

P1 - PEPC P22 - “Cluster” Tecnologia P7 - Estaleiros Navais P10 - Biotecnologia P11 - Energias Renováveis P12 - Recursos Minerais P20 - C&T do Mar P17 - Monitorização P2 - Sensibilização e Promoção P18 - Biodiversidade Marinha P19 - POEM P23 - Sequestro CO 2 P21 - Vigilância P3 - Centros do Mar P4 - Cruzeiros Turísticos P5 - «Portos de Portugal» P6 - AEM e TMCD P8 - Aquicultura P9 - Pescas e indústria do pescado P13 - Licenciamento de actividades P14 - Racionalização da Capacidade Instalada Plano: Mar - Portugal

1º Ciclo e pré-escolar 2º e 3º Ciclos P2- Sensibilização, educação para a identidade marítima e promoção de Portugal

2008: Parceria entre a EMAM e a Agência Cascais Atlântico – lançamento do “Kit do Mar” em Cascais - projecto piloto 2009: Nova parceria EMAM, Agência Cascais Atlântico e a EMEPC – lançamento do “Kit do Mar” a nível nacional 2010: Novas parcerias: Oceanário de Lisboa, Aquário Vasco da Gama, ESRI Portugal, Aporvela, Forum empresarial e apoio do Ministério da Educação

Objectivos: Sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para a importância do Mar Integrar o tema Mar na Área Projecto a nível nacional Disponibilizar uma ferramenta de apoio às disciplinas curriculares e actividades de tempos livres

Temas das fichas:

2º e 3º Ciclos  As profissões ligadas ao mar  As nossas embarcações  Um mar de pequenos nadas  Vamos adoptar o Oceano Atlântico  Clube dos cientistas  Ver a praia com outros olhos  Desportos náuticos  Rov´s – robots submarinos  Vamos vestir o Mar 1º Ciclo e Pré-escolar  A água dos pólos  Quem vive nos oceanos?  Animais marinhos de outros tempos  Era uma vez…um grão de areia  Tubarões- proteger e conservar  Come o peixe certo!  Um mar de pequenos nadas  Faróis de Portugal  Rei D. Carlos, o rei oceanógrafo  Vamos vestir o mar  A arte e o mar  A literatura e o mar  Mar de letras

Etapas Motivação Objectivos Planificação Procedimento Sugestões de produto final Etapas Motivação Objectivos Planificação Procedimento Sugestões de produto final

Como foi feita a divulgação? Divulgação a todos os municípios  Estabelecimento de um protocolo de colaboração  Acompanhamento pela EMAM Divulgação nos estabelecimentos de ensino privados Divulgação em eventos

2009/ municípios 102 escolas 3 ecotecas 2 Universidades Patrocinadores (vários) Número de alunos: 6500

Distribuição por Distritos 2010/ municípios (23) 210 escolas (102) 7 ecotecas (3) 4 Universidades (2) 50 Outros

Questionários 1º Concurso Nacional

Lançamento do Kit do Mar para o 1º ciclo Novas fichas Novos parceiros Formação de docentes Tema do ano no programa Eco- escolas 2º Concurso Nacional 1 de Junho de 2011 Centro de Ciência Viva de Estremoz Prazo de inscrição: 20 de Abril de 2011

Obrigada pela vossa atenção