Medidas Urgentes de Segurança Departamento de Farmacovigilância 1 Medidas Urgentes de Segurança........ ______________________________ Regina Carmona,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
Advertisements

Organização da Inspecção do trabalho em França
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Tutorial para EDITORES DE SEÇÃO
Sistema de Controle da OIT
Circuito de Avaliação de um pedido de comparticipação
MANHÃ INFORMATIVA DO INFARMED NOVOS SERVIÇOS E METODOLOGIAS
Trâmites pré-abertura
ALTERAÇÕES - QUESTÕES PRÁCTICAS
INTRODUÇÃO Resumo das Características do Medicamento
Sara Sousa de Macedo DICAE/ACRI A REVISÃO DA LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA COMUNITÁRIA 20 de Novembro de 2003.
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
4ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Produtos para a Saúde Brasília, 16 de maio de 2007 Proposta de regulamentação em farmacovigilância como possível.
7 de abril Dia Nacional de Paralisação do Atendimento aos Planos de Saúde.
Novos Serviços e Metodologias Destaques na área da Comunicação
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
Isaura Vieira INFARMED, I.P. Lisboa, 30 de Junho 2008
_____________________________________
Painel III Planos de Gestão do Risco Perspectivas e Expectativas
Procedimentos e Normas do Estágio
Alterações - Avaliação Paulo Reis Director da DATC Lisboa, 03 de Junho de 2004.
Comprovação da Legibilidade de Folhetos Informativos Comprovação da Legibilidade de Folhetos Informativos = Procedimentos de Manutenção no Mercado = ________________________________________________.
PLANOS DE GESTÃO DO RISCO Da regulamentação à implementação a nível Nacional Direcção de Gestão do Risco de Medicamentos Manhã informativa, 26 de Setembro.
REGULAMENTO SOBRE PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS APROVADO PELA DELIBERAÇÃO N.º 044/CD/2008 Manhã Informativa 14 de Fevereiro de 2008.
ALTERAÇÕES - IMPACTO DO CTD DMPS/Sector dos Assuntos Comunitários
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
PASSAGEM DE “MEDICAMENTOS DE MARCA” A MEDICAMENTOS GENÉRICOS
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
MANHÃ INFORMATIVA Adequação da AIM ao desenvolvimento do estado da arte: Novo enquadramento para as alterações INFARMED Lisboa, 3 de Junho de 2004.
Sistema Nacional de Farmacovigilância Evolução e Perspectivas Futuras
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
22 Janeiro de 2004 Isaura Vieira
Direcção de Gestão do Risco de Medicamentos (DGRM) Júlio Carvalhal, MD Director.
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Funcionários Judiciais ESTATUTO DISCIPLINAR Módulo 5.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
3ª Fase de Revisão RE 893/03 PROPOSTA FEBRAFARMA Reunião Febrafarma/Anvisa 01/11/07 Modificação de Excipientes.
Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho
PLANOS DE GESTÃO DO RISCO Da regulamentação à implementação a nível Nacional Direcção de Gestão do Risco de Medicamentos Direcção de Gestão do Risco de.
LEGISLAÇÃO : SAUDE X AGRICULTURA Lei 6938 / Art. 24º Parágrafo 2ª : Os medicamentos similares a serem fabricados no Pais e aqueles fabricados e registrados.
REGULAMENTO SOBRE PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS APROVADO PELA DELIBERAÇÃO N.º 044/CD/2008 Manhã Informativa 14 de Fevereiro de 2008 Maria Inês Soares Equipa.
Evolução da Regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo
Economia Pública Aula 8a
MONITORAMENTO DOS PROJETOS COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP
Santarém - 9 junho 2015.
AVALIAÇÃO PERICIAL CONTÁBIL
Pedidos de Informação: principais conceitos e boas práticas.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Eudes Nunes Nogueira Hécton Rodrigues Juliano Fonseca Bittar Rafael Toporowicz Ribas.
Rede Interna de Informações Encontro de Dirigentes – março/2009 Marcelo Eira Secretário Adjunto de Planejamento e Procedimentos.
ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA (orientadores) Coordenação TCC – CEABSF NESCON.
MESA REDONDA: DIRETRIZES E POLÍTICAS PARA O PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO: INTERDIÇÃO ÉTICA “EXPERIÊNCIA DO JURÍDICO DO COREN/PB” ALANNA GOMES OLIVEIRA GONÇALVES.
A recuperação de sociedades no contexto do PER e da insolvência J OANA D OMINGUES Lisboa 4 de dezembro de 2015.
Tutorial Editais FIEX 2016 Elaborado por: Taiani Bacchi Kienetz
Lei de Acesso à Informação para a efetivação dos Direitos Humanos.
TREINAMENTO PÓS CONTEMPLAÇÃO MODELO SIMPLIFICADO.
OUTROS ORGANISMOS. Outros organismos (1) UNIÃOEUROPEIA Instituições ÓrgãosConsultivos ÓrgãosFinanceiros ÓrgãosInterinstitu-cionais Agências OutrosÓrgãos.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 29 de Setembro de 2009 SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)” ABSENTISMO LABORAL.
IMPLANTAÇÃO DA NR 32 EM HOSPITAL PÚBLICO
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
CESSAÇÃO DA RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Lei nº 12-A/2008, de 27/2 Lei n.º 59/2008, de 11/9.
AQUISIÇÕES NA ESFERA PÚBLICA (COMPRAS). PRINCIPIO CENTRAL DOS GASTOS PÚBLICOS: -Por não se tratar de recurso próprio (privado), o recurso público precisam.
Termo de Terminalidade
MARIA ANTONIÊTA ANDRADE DE SOUZA Superintendente de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos 26/11/07 Audiência Pública N° 21/2007 Novo regulamento destinado.
Transcrição da apresentação:

Medidas Urgentes de Segurança Departamento de Farmacovigilância 1 Medidas Urgentes de Segurança ______________________________ Regina Carmona, MD Directora do Departamento de Farmacovigilância

Medidas Urgentes de Segurança Departamento de Farmacovigilância 2 Medidas Urgentes de Segurança Alteração transitória da informação do medicamento na sequência de novos dados de segurança Legislação aplicável - Decreto-Lei 85/2004 de 15 de Abril – artigo 10º PON elaborada pelo MRFG de Março de 2001

Medidas Urgentes de Segurança Departamento de Farmacovigilância 3 Medidas Urgentes de Segurança Objectivos: –Prevenção de situações de risco para a Saúde Pública –Obtenção de um RCM e FI aprovados transitoriamente em 24 h com a nova informação de segurança –Chamada de atenção aos profissionais de saúde e/ou público através de carta

Medidas Urgentes de Segurança Departamento de Farmacovigilância 4 Medidas Urgentes de Segurança Passo a passo: Problema de segurança – avaliação do risco para a Saúde Pública pelas Autoridades Regulamentares Informação aos EME e titular(es) de A.I.M. através do Sistema de Alertas Rápidos

Medidas Urgentes de Segurança Departamento de Farmacovigilância 5 Medidas Urgentes de Segurança Passo a passo: Inicia-se a fase de pré-submissão (quando possível) –É estipulado o calendário a seguir pelo EMR »Início da MUS »Data para divulgação da DDL –Circula o relatório de avaliação do EMR e a proposta de informação a alterar no RCM –O EMR solicita comentários aos EME

Medidas Urgentes de Segurança Departamento de Farmacovigilância 6 Medidas Urgentes de Segurança Passo a passo: Procedimento de 24 h –O titular de AIM envia ao EMR e EME o RCM acordado e a proposta de DDL com a informação de segurança –Os EME têm 24 h para comentar –O EMR é responsável pela inclusão dos comentários (ou não) dos EME no RCM proposto pelo titular de AIM –Decorridas as 24h o titular de AIM deverá enviar as traduções respectivas a cada EME

Medidas Urgentes de Segurança Departamento de Farmacovigilância 7 Medidas Urgentes de Segurança Passo a passo: Após as 24h: –O RCM está aprovado transitoriamente –O titular tem 15 dias para submeter o pedido de alteração tipo II, regularizando a alteração Libertação da DDL no prazo definido Divulgação da informação no sítio do INFARMED – a decidir pelo Conselho de Administração

Medidas Urgentes de Segurança Departamento de Farmacovigilância 8 Medidas Urgentes de Segurança Exemplos 2003: Amifostina – reacções cutâneas graves quando utilizado em radioterapia THS – risco acrescido de cancro da mama Exemplos 2004: Olanzapina – risco acrescido de AVC

Medidas Urgentes de Segurança Departamento de Farmacovigilância 9 Revogação Suspensão de A.I.M. Medida Urgente de Segurança Alteração Tipo II de Segurança Carta Profissionais de Saúde/ Nota Informativa Medidas de Segurança

Medidas Urgentes de Segurança Departamento de Farmacovigilância 10