CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Reunião com os Coordenadores dos Cursos de Graduação da Unimontes
Curso Técnico em Meio Ambiente
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Disciplina: ENG 2520 Estágio Supervisionado
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Contexto de atuação do CME
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Universidade Federal de Uberlândia
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Curso de Graduação em Gestão Pública
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Reconhecimento do curso de Psicologia
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Prática como Componente Curricular
Prática como Componente Curricular
Universidade Federal de Itajubá
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
O papel do Estagio na Formação de Professores
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010

Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo Componentes Curriculares Reestruturação Curricular Avaliação do Curso ENADE Estágios Programa PET Planejamento da Matrícula Sistema Acadêmico Módulo Acadêmico

ATRIBUIÇÕES 1.Coodenar e presidir as reuniões do Colegiado do Curso; 2.Garantir a execução das deliberações do Colegiado do Curso (Projeto Pedagógico, Matriz Curricular, etc); 3.Supervisionar e avaliar o desenvolvimento do curso;

ATRIBUIÇÕES 4.Encaminhar as demandas e necessidades do Curso junto às diferentes instânciais institucionais (Departamentos, Institutos, Decanato de Graduação, CEPE). 5.Exercer orientação acadêmica e pedagógica junto ao corpo discente do curso.

Funcionamento do Curso O Colegiado é o órgão deliberativo que define a organização curricular e dinâmica de funcionamento do curso. Exemplo: introdução e retirada de disciplinas, definição do caráter obrigatório ou optativo ou eletivo, semestralização de disciplinas, criação de atividades acadêmicas, normatização de estágios, etc.

Funcionamento do Curso Mudanças curriculares e dos projetos pedagógicos aprovadas pelos Colegiados seguem para a Câmara de Graduação e a seguir para o CEPE. Disciplinas novas devem ser aprovadas nos Colegiados do Departamento, Conselho Departamental do Instituto e encaminhadas à Câmara de Graduação e a seguir ao CEPE para criação.

Funcionamento do Curso Uma vez aprovada pelo CEPE, a mudança na matriz curricular é implantada no Sistema Acadêmico passando a vigorar no semestre seguinte. O coordenadores dialogam com os departamentos diretamente e pelo processo de planejamento da matrícula para garantir turmas, vagas e outras necessidades específicas do curso. O DEG auxilia o processo.

Funcionamento do Curso A partir de 2006, foram criados Centros de Custo para as Coordenações de Curso para material de consumo. O DEG/Reitoria e Institutos trabalham para estruturar as Coordenações e solicita as 05 prioridades atuais de cada uma para melhor contribuir com o bom funcionamento das coordenações.

Articulação Acadêmica Desde 2005, as políticas e ações para melhoria da graduação vêm sendo construídas e implementadas com o conjunto das Coordenações no Fórum de Coordenações de Curso e no Fórum de Licenciaturas onde são discutidos os grandes temas e propostas novas configurações para o funcionamento da graduação.

CURRÍCULO Deve refletir o Projeto Pedagógico do Curso. Este último define o perfil do egresso, habilidades, competências, formação profissional, humana, científica e técnica a ser desenvolvida durante o curso em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. O currículo expressa uma intencionalidade e uma concepção de formação do egresso.

Componentes Curriculares DISCIPLINAS: obrigatórias, optativas, eletivas, livre escolha; ATIVIDADES ACADÊMICAS: componente curricular obrigatório com nome, objetivo, metodologia de avaliação e carga horária, desenvolvida sob orientação docente em atividades extra-classe definidas no Projeto Pedagógico do Curso e no Currículo (Delib. CEPE 96/2006). Ex. Estágios, monografias, laboratórios de pesquisa, NEPEs.

Componentes Curriculares ATIVIDADES COMPLEMENTARES: atividades não definidas no curriculo, de livre escolha do aluno, que objetivam incentivar o estudante a buscar enriquecer suas vivências, experiências bem como a formação acadêmica, científica, artística e cultural, devendo somar 200 horas (Delib. CEPE 78/2007)

Componentes Curriculares ESTAGIO SUPERVISIONADO ( Delib. CEPE 124/2009 ) Atividade Acadêmica curricular de caráter pedagógico, que se constitui em experiência acadêmico-profissional orientada para a competência técnico- científica, em ambiente genuíno de trabalho, permitindo o questionamento e a reavaliação curricular, bem como a relação dinâmica entre teorias e práticas desenvolvidas ao longo das atividades curriculares.

Componentes Curriculares ESTAGIO SUPERVISIONADO Cada Curso de Graduação terá uma Comissão responsável pelo Estágio, de modo a assegurar seu pleno desenvolvimento. A Comissão é indicada/escolhida pelo Colegiado do Curso. A Comissão de Estágio será composta por um ou mais professores que atuam no respectivo Curso. O Colegiado do Curso, em articulação com a Comissão de Estágio, deverá elaborar as suas normas específicas de Estágio Curricular.

A Comissão de Estágio deve indicar Professores- Orientadores para acompanhar e orientar as atividades do estagiário. A avaliação do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório será periódica, de acordo com as normas dos Projetos Pedagógicos de cada Curso, objetivando a qualidade do processo de formação acadêmico-profissional do aluno e as condições da Instituição Concedente para o amplo desenvolvimento das atividades de Estágio. Para melhor desenvolvimento das atividades de Estágio, deverá ser elaborado um Plano de Estágio para o aluno juntamente ao Professor- Orientador de Estágio.

A supervisão permanente das atividades de Estágio Curricular é obrigatória, de responsabilidade da Comissão de Estágio. A supervisão do estágio será realizada de forma compartilhada pelo Professor- Orientador e pelo Supervisor Profissional (Orientador Externo), vinculado e indicado pela unidade concedente de estágio.

Avaliação do Curso - ENADE Lei , DE 14/04/ SINAES Avalia condições de ensino, perfil do corpo docente e organização didático pedagógica; Avalia o desempenho dos estudantes – ENADE; Avaliação in loco.

Programa de Educação Tutorial O PET é um programa do MEC/SESu que contempla, em editais nacionais e anuais, as melhores propostas de Grupos de Ensino, Pesquisa e Extensão com impacto sobre a qualidade dos cursos de graduação. O PET é um diferencial para o curso com bolsa para até 12 alunos e Professor Tutor.

MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO.