A experiência na UEFS XI Encontro do Setor das Iees/Imes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Consulta à Comunidade Interna
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
Universidade Federal de São Carlos
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
PUCSP Redesenho Institucional
Redesenho Institucional CORI
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Universitario CONSUN conselhos superiores Ensino, pesquisa e ADM SUPERIOR Extensão CONSEPE DA UNIVERSIDADE COMPREENDE Reitoria e Vice-reitoria.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
O que é o Conselho Superior?
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
PROPOSTA DO MODUS OPERANDI PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO ESTATUTO DA UFPE Trabalho desenvolvido por : Audisio Costa, Auxiliadora Ferraz, Carmen Chaves. Iranir.
Regimento interno É um conjunto de regras estabelecidas por um grupo para regulamentar o seu funcionamento.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PROVISÓRIA Aprovada em 12/08/2014.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
Adusb - Seção Sindical do Andes Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Vitória da conquista – Itapetinga - Jequié Fundação.
XI ENCONTRO DO SETOR DAS IEES/IMES “O projeto de educação superior defendido pelo ANDES-SN” Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Conselho Comunitário.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Composição da Comissão de Sistematização do Campus Natal-Central
Recepção dos Calouros de CAEEL – Centro Acadêmico de Eng. Elétrica da UFBA2 O que é É a entidade oficial de representação do corpo discente do.
Encontro Estadual de Formação
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
EDITAL PROEX 2016 Indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão.
Políticas de valorização dos profissionais da educação
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Legislação, princípios, diagnóstico e resultados.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS PROAA F RESOLUÇÃO N º 020/2013 CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM 22 DE NOVEMBRO DE 2013 Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
COMISSÃO DE CLAROS DOCENTES-CCD Portaria GR 3316,
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Processo eleitoral Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Aprovada pelo Colégio de Dirigentes através da Deliberação nº 08/2012, de 29/10/2012, com base na Estrutura Organizacional de.
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
Perspectivas Internas e Externas
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA ASSESSORIA TÉCNICA E DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL.
Associação de Pais e Professores
Transcrição da apresentação:

A experiência na UEFS XI Encontro do Setor das Iees/Imes

Um pouco de história Feira de Santana é a maior cidade do interior baiano com mais de 600 mil habitantes e a terceira maior arrecadação, ficando a 108 km da capital Salvador foi criada a Faculdade de Educação foi criada a Fundação Universidade de Feira de Santana foi reconhecida como Universidade Estadual de Feira de Santana pela Portaria Ministerial nº 874/ foi recredenciada pelo Decreto Estadual nº 9.271/04

UEFS em dados DOCENTES: Mestrado Doutorado TOTAL = 995 (com substitutos e visitantes) TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS : Universitário Cargo Comissionado - 76 Reda - 53 TOTAL = 770 ESTUDANTES: Graduação Pós-graduação TOTAL = CURSOS: Graduação - 27 (Licenciaturas e Bacharelados) Pós-graduação - 15 (Mestrados e Doutorados) ORÇAMENTO: 2013 = R$ , = R$ ,00 (previsto) Estrutura Acadêmica: Departamentos, Colegiados e Áreas de Conhecimento

Instrumentos Normativos (Estatuto e Regimento) - aprovados em Eleições para Reitor : a) lista sêxtupla do CONSU até b) diretas a partir 1987 (universal e paritária). Composição dos Conselhos pela Lei 7176/97: Consu: Reitor, Vice- Reitor, Pró-Reitores; Diretores de Departamento; representantes discentes (12% ) ; representantes técnico-administrativo (12%); dois representantes da comunidade regional; Consepe: Reitor,Vice-Reitor, Pró-Reitores, Diretores de Departamento; Coordenadores dos Colegiados de Cursos; representantes dos discentes (12%)

Representação docente nos Conselhos Superiores: a partir de 2003 por reivindicação de assembleia, temos eleição direta por classe, organizada pela Adufs, com direito a voz; a diretoria da Adufs participa com um (a) representante com direito a voz ( proporcional, paritário ou universal). Na Uefs, esse critério nunca foi respeitado. Lei 7176/97 : eleição direta para Reitor com lista tríplice aprovada pelo Consu com participação dos três segmentos sendo 70% para docentes e 15% estudantes e técnico-administrativos; diretores de Departamento nomeados pelo Reitor, mediante processo eleitoral definido pelo Conselho Lei /02 (Estatuto do Magistério Superior) : Consu estabelece peso dos votos de cada segmentos e mantém a lista tríplice.

Histórico Gestão Mais UEFS: programa de ação (eleição 2003, 2007 e 2011). CONSU E CONSEPE: aumento do percentual da representação discente para 20%. ESTATUINTE : criada em fevereiro de 2009; estabeleceu o Congresso como instância de deliberação formado por 50 representantes de cada categoria e uma Comissão composta por 36 membros (12 titulares e 12 suplentes) de cada entidade representativa dos segmentos para formular a proposta a ser apreciada pelo Congresso; já concluiu a primeira fase e prevê a convocação do Congresso para dezembro desse ano.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO : “processo pelo qual a comunidade universitária participa, de forma direta, da aplicação de recursos em investimentos e custeio que serão executados pela Administração Superior”. É constituído pelo Conselho do Orçamento Participativo (COP) composto por nove membros efetivos e nove suplentes dos Departamentos; Colegiados; Unidades Administrativas; entidades representativas; entidades da sociedade civil; e pelo Comitê de Acompanhamento Permanente (CAP) composto por um membro efetivo e um suplente de cada segmento do COP (07) Objetivos: debater, avaliar e aprovar a Matriz da Proposta de Orçamento elaborada pela ASPLAN sobre hierarquização de prioridades de investimentos e custeio (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Infra-Estrutura); definir os critérios que orientem a elaboração da proposta final do Orçamento, após estabelecimento da cota orçamentária pelo Governo do Estado na LOA.

CPA: criada em 2006 e inicia os trabalhos em 2009; conta com a participação das 3 entidades representativas (2 titulares e 2 suplentes), sociedade civil (2 titulares e 2 suplentes) e da Administração Superior (5 titulares e 5 suplentes) COMITÊ GESTOR DO RU : criado em 2007; composto por representantes dos residentes, Nenuefs, DCE, Adufs, Sintest, Colegiado de Engenharia de Alimentos e Undec. COMISSÃO DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: criada em 2007; composta por Reitoria, PROEX, Undec, Etnica (indígena e quilombola), residentes, NUDS, Nenuefs, Departamentos (DCHF, DSAU, DEDU), DCE e Adufs.