COMISSÕES – FASE DE INSTRUÇÃO DO PROCESSO LEGISLATIVO Tania Rodrigues Mendes Analista Legislativo Secretária da Comissão de Fiscalização e Controle Coordenadora.

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Transcrição da apresentação:

COMISSÕES – FASE DE INSTRUÇÃO DO PROCESSO LEGISLATIVO Tania Rodrigues Mendes Analista Legislativo Secretária da Comissão de Fiscalização e Controle Coordenadora do Comitê Executivo do Portal da ALESP CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO – CICLO BÁSICO INSTITUTO DO LEGISLATIVO PAULISTA São Paulo, 24 de março de 2014

2 RELEMBRANDO PROCESSO LEGISLATIVO É Conjunto de atos realizados pela Assembléia, visando a elaboração das leis de forma democrática, ordenados conforme as regras definidas em acordo pelas partes da sociedade, representadas, proporcionalmente, através do processo eleitoral e expressas na Constituição e no Regimento Interno.

OBJETIVO DA AULA Detalhar a fase de instrução do processo legislativo Indicar a importância do uso adequado de informações e demais instrumentos previstos na Constituição e no Regimento Interno Indicar as relações entre a elaboração de Pareceres e relatórios de Comissões e a implantação de políticas públicas Debater a importância da Assessoria Técnica 3

4 PASSOS/FASES ELABORAÇÃO APRESENTAÇÃO/PUBLICAÇÃO INSTRUÇÃO – DEBATES NAS COMISSÕES Constitucionalidade/legalidade Análise e Avaliação do Tema/Mérito Recursos exigidos para a execução DELIBERAÇÃO Conclusão nas Comissões (ver fluxograma no Portal da ALESP)

FASE DE INSTRUÇÃO INSTRUIR = AGREGAR INFORMAÇÕES PARA ESCLARECER E DOCUMENTAR AS DELIBERAÇÕES, ATRAVÉS DE PARECERES. 1º - CCJR: constitucionalidade, legalidade, juridicidade, redação final; 2º - COMISSÕES TEMÁTICAS: - conveniência (necessidade/utilidade) - oportunidade - justiça (bem-comum) 3º - CFOP: - adequação às finanças públicas - planejamento do Estado. 5

6 COMISSÕES ÓRGÃOS COLEGIADOS COM A INCUMBÊNCIA ESPECIAL DE INSTRUIR OS PROJETOS E PROCESSOS, AGREGANDO ÀS PROPOSIÇÕES ESCLARECIMETNOS DE ORDEM TÉCNICA NECESSÁRIOS PARA SUBSIDIAR A DELIBERAÇÃO (DISCUSSÃO E VOTAÇÃO): - CONCLUSIVA NA COMISSÃO; - NO PLENÁRIO.

7 COMISSÕES - TIPOS TÉCNICAS OU PERMANENTES - Constituição, Justiça e Redação - Mérito: assunto ou tema - Finanças, orçamento planejamento e execução orçamentária - Fiscalização e Controle - Conselho de Ética - Corregedoria Parlamentar TEMPORÁRIAS - CPI – Investigar - Especiais - Sub-comissões - Representativa da Assembleia - de Representação - Comissão da Verdade

COMISSÕES PERMANENTES – COMPETÊNCIAS DE INSTRUÇÃO Dar Pareceres sobre proposições e processos (“dizer” sobre) Promover estudos e pesquisas, elaborando proposições a eles pertinentes Fiscalizar e controlar os órgãos de governo relacionados a sua especialidade Deliberar conclusivamente Convocar Secretários de Estado, dirigentes e ex-dirigentes de entidades públicas e outras autoridades, bem como particulares (parágrafo único do artigo 32 da CE) Convocar audiências públicas e analisar a prestação de contas de Secretários de Estado Receber petições, denúncias e queixas de qualquer pessoa contra ações e omissões de agentes públicos Tomar depoimento de autoridade e solicitar o do cidadão Propor ao Plenário, através de PDL, sustação de atos do Poder Executivo Solicitar ações e informações ao TCE e realizar diligências Acompanhar a execução orçamentária Criar subcomissões Estudar assuntos de sua competências, realizando seminários, palestras, etc Contratar assessoria técnica especializada 8

COMPOSIÇÃO E FUNCIONAMENTO As vagas nas Comissões são dos Partidos – proporcionalidade (artigos 26 e 27 do RI) Membros efetivos e substitutos Presidente, Vice-Presidente e designação de relatores Reuniões – devido processo legislativo Discussão e votação: pareceres, relatórios, proposições Produtividade, Comissão e Relatores e eventual desconstituição (artigos 54 e 61A do Regimento) 9

COMISSÕES PERMANENTES NA ALESP CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E REDAÇÃO - CCJR FINANÇAS, ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO - CFOP SAÚDE - CS EDUCAÇÃO E CULTURA - CEC ASSUNTOS DESPORTIVOS - CAD ASSUNTOS METROPOLITANOS E MUNICIPAIS - CAMM INFRAESTRUTURA - CIE TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES - CTC SEGURANÇA PÚBLICA E ASSUNTOS PENITENCIÁRIOS - CSPAP ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E RELAÇÕES DO TRABALHO - CAPTR MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - CMADS ATIVIDADES ECONÔMICAS - CAE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, DA CIDADANIA, DA PARTICIPAÇÃO E DAS QUESTÕES SOCIAIS - CDD CIÊNCIA, TECONOLOGIA E INFORMAÇÃO - CCTI FISCALIZAÇÃO E CONTROLE - CFC 10

CONTROLAR, FISCALIZAR E INVESTIGAR Objetivos Objetos Características Instrumentos Comissão de Fiscalização e Controle Comissões Parlamentares de Inquérito 11

12 FISCALIZAÇÃO E CONTROLE Averiguar o cumprimento dos objetivos institucionais e os atos da administração – Pareceres de legalidade e de mérito na CFC Legalidade e regularidade na execução de contratos – CFOP – deliberação conclusiva na Comissão. Monitorar a execução de normas e a obediência aos princípios constitucionais da Administração Controlar a aplicação dos recursos públicos e o desenvolvimento de programas e projetos – artigo 52A da Constituição do Estado Analisar as concessionárias de serviços Receber denúncias e petições dos cidadãos Auxílio do Tribunal de Contas do Estado – CFOP e CFC A CFC realiza todas as etapas de instrução, seus pareceres não são submetidos à deliberação no Plenário, acompanha a realização de propostas dos Relatórios de CPI e

13 TRABALHOS DAS COMISSÕES “A Comissão que receber qualquer proposição ou documento enviado pela Mesa poderá propor a sua aprovação ou rejeição total ou parcial, apresentar projetos deles decorrentes, dar-lhes substitutivos e formular emendas e subemendas, bem como dividi-los em proposições autônomas.” (XIV CRI,52) Relatores Pareceres Vista Tipos de votos Elaboração nas Comissões Votação conclusiva Assessoria técnica Proposições apresentadas nas Comissões Início e finalização da tramitação de proposições na Comissão. Convocações/convites à agentes públicos – regras constitucionais e regimentais

REUNIÕES Reuniões constituem oportunidades em que toda a instrução de proposições e processos será consolidada, apreciada, debatida e deliberada, para a emissão de um “Parecer” da Comissão que subsidiará a deliberação final pela Assembléia. Ordinárias e extraordinárias Quorum Pautas – preparação e divulgação prévia Participação: membros efetivos, substitutos e eventuais Prazos regimentais Audiências Públicas Deliberativas Etapas: preparação, realização, finalização/encaminhamentos Reuniões conjuntas/”congressos” 14

FUNCIONAMENTO DA REUNIÃO Formação e controle do Quorum Abertura Leitura e aprovação da Ata Informação sobre as matérias recebidas para instrução e distribuídas, matérias para ciência, inclusive quanto a encaminhamentos resultantes de pareceres. Discussão – momento para solicitação de vistas e outros encaminhamentos Votação – depois de iniciada, não se volta à discussão Suspensão, levantamento, adiamento Papel da Secretaria e das Assessorias 15

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS São reuniões convocadas pela Comissão para aprofundamento de análise de matéria submetida à sua apreciação, obrigatoriamente, com a participação dos cidadãos Podem ser realizadas na sede do Poder Legislativo ou, fora dela, porém no Estado de são Paulo e devem ser previamente aprovadas pela Comissão, com base em requerimento escrito de qualquer de seus membros Há audiências públicas obrigatórias em função de procedimentos legislativos especiais Devem produzir informações a serem agregadas à instrução de projetos e processos Não são audiências públicas, nos termos regimentais, aquelas reuniões públicas promovidas por mandatos parlamentares e partidos, e, por isso, embora sejam consultas relevantes, não fazem parte do processo legislativo de instrução 16

MANIFESTAÇÃO/VOTO DO RELATOR O relatório deve consolidar todas as informações de instrução a serem agregadas à matéria a ser discutida/deliberada pela Comissão, e pode ser precedido de todas as ações previstas para obter informações adicionais, incluindo seminários, audiências públicas e diligências Elenca os argumentos relativos à competência da Comissão, podendo propor emendas e subemendas Deve manifestar-se sobre a proposição principal e todos os seus acessórios (emendas, e outras propostas) Voto do Relator, detalhando quando for o caso, a forma da proposição que melhor atenda à essa conclusão: Exemplo: Favorável na forma de substitutivo Caso, o voto do relator conclua por necessidade de proposição ou substitutivo, esta deverá estar devidamente redigida Cota de relator 17

VOTO EM SEPARADO Pode ser elaborado sempre que algum membro da Comissão divergir do voto do relator designado, visando a deixar explícita a posição da “parte” da sociedade que tem outros motivos e interesses em aprovar ou rejeitar a proposição ou parecer sobre processo. Obedece à mesma forma e regras da redação do Voto do Relator, pois, caso seja aprovado, será transformado em Parecer da Comissão. Não deve pressupor a leitura concomitante, pelo cidadão, do voto do relator designado, porém deve mencionar os argumentos sobre os quais se foca a divergência: a) informações agregadas na parte de relatório; b) conclusões; c) proposições apresentadas. 18

PARECER É o pronunciamento de Comissão sobre a matéria sujeita a sua apreciação, emitido de acordo com o devido processo legislativo, com base na manifestação do relator designado e nos eventuais votos em separado, divergentes da manifestação do relator: - Legalidade, juridicidade e redação - Mérito: conteúdo, conveniência, bem comum - Fiscalização e controle: legalidade, mérito conclusivo na Comissão – CFOP e CFC - Forma: relatório, voto do relator, decisão da Comissão, assinada por todos os presentes - Cotas de relator 19

RELATÓRIOS Comissões Parlamentares de Inquérito Comissões Especiais Comissões de Representação Sub-comissões 20

TIPOS DE VOTOS NO PARECER: a) Favoráveis: ao Parecer - pelas conclusões - com restrições - em separado não divergentes das conclusões b) Contrários: os votos vencidos c) Voto em Separado divergente do Relator d) Redação do voto vencedor NA PROPOSIÇÃO/PROCESSO: votações conclusivas/comandos de votação: - Favorável ao projeto - favorável ao projeto, salvo emenda (votada à parte) - contrário ao projeto - favorável ao substitutivo (prejudica o projeto original) - favorável ou contrário à emenda destacada 21

TRABALHO NAS COMISSÕES - FISCALIZAR Todas as Comissões exercem essa atividade, porém a CFC e a CFOP desenvolvem trabalhos específicos: Processos: Comissão de Fiscalização e Controle - Lei nº 4595/85 - Inquéritos civis decorrentes de Decretos Legislativos - Relatórios de CPI - Tomada de contas Comissão de Finanças Orçamento e Planejamento - Processos do TCE – contratos irregulares - Tomada de contas - Relatórios de gestão fiscal – LFR 22

PROCESSOS ESPECIAIS DE INSTRUÇÃO Lei 4595/1985 – Dispõe sobre a fiscalização dos atos da administração e cria a Comissão de Fiscalização e Controle Tomada de Contas apresentadas pelo Governador Divisão Territorial do Estado Leis do Ciclo Financeiro e Orçamentário Indicação de membros do TCE e de Agências Reguladoras Calamidade Pública 23

ASSESSORIA TÉCNICA/AÇÕES Regimental e de Instrução Política Jurídica Constitucional Temática Acompanhamento das proposições e processos, sugestões de emendas e tipos de votos, análise em relação às bases eleitoral e do mandato, audiências públicas Recursos disponíveis na ALESP/Transparência 24

RELATOR ESPECIAL QUANDO OCORRE SUBSTITUI O PROCESSO DE INSTRUÇÃO COLEGIADA PELAS COMISSÕES DISPENSA A REALIZAÇÃO DE REUNIÕES DAS COMISSÕES 25

FRENTES PARLAMENTARES RESOLUÇÃO 870/2011 “Associação de deputados, de caráter suprapartidário, destinada a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o Estado de São Paulo referentes a um determinado setor. NÃO PARTICIPA DO PROCESSO DE INSTRUÇÃO – É UM ESPAÇO DE DEMOCRACIA REPRESENTATIVA QUE PERMITIRÁ RESPONDER AO DESAFIO DA CRESCENTE COMPLEXIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 26

27 AS COMISSÕES COMO ESPAÇO DE DEBATES DA SOCIEDADE Audiências públicas – “instrução participativa” (presenciais e virtuais) Membros credenciados Seminários, estudos e palestras Subcomissões Sugestões legislativas – Banco de Projetos

E-DEMOCRACIA Experiências importantes Instrução participativa digital Legística Proposições que podem ser feitas virtualmente Democracia Direta Digital 28

29 DESAFIOS A INSTRUÇÃO E A ASSIMETRIA DE INFORMAÇÕES AMPLIAR A INSTRUÇÃO PARA ALÉM DA ANÁLISE DAS FORMALIDADES JURÍDICAS ENTENDER QUE A ELABORAÇÃO DE UM PARECER DE MÉRITO CONSISTENTE É FAZER POLÍTICA PÚBLICA REALIZAR OS PRINCÍPIOS DA LEGÍSTICA

30 CONTATO TANIA RODRIGUES MENDES Tel: (11) (11) Secretária da Comissão de Fiscalização e Controle - DAC/DC Coordenadora do Comitê do Portal da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Ato nº 05/2005, da Mesa