Por uma educação de qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Tecnologias ou metodologias?.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Formação em ação Segundo Semestre..
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
A Política Curricular e o Currículo Prescrito.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
Edna Maria Barbosa Arrebola
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Educação no contexto do Trabalho
(DC): uma educação que garanta a socialização moral e a ordem social
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Tecnologia e Educação.
Planejamento - Professor
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Curso de Pedagogia:Gestão e Tecnologia Educacional
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Roteiro de observação de estágio
A PRÁTICA E REFLEXÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Educação Especial Aula 7
Perguntas de Modelação
Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Retrato da Escola Básica Adriano Mosimann
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
Professor(es) Apresentador(es):
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
Método de Ensino.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Termo de Terminalidade
Saberes docentes.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Por uma educação de qualidade Equipe CENP Dayse Pereira da Silva - Química João Batista dos Santos Junior – Química Natalina de Fátima Mateus- Química

As atividades experimentais são importantes por quê?

ELEMENTOS ENCONTRADOS NO CURRÍCULO Organização do Currículo Condições para viabilizar o currículo Metodologia Escola Espaço de ...

ELEMENTOS ENCONTRADOS NO CURRÍCULO DESENVOLVIDO NA SALA DE AULA CURRICULO ESCOLAR ORGANIZAÇÃO DO Que silenciam vozes no currículo escolar DISPOSITIVOS E RITUAIS Metodologia Espaço Físico Escola Espaço de ...

Contexto Escolar Diversidade cultural Violência/Drogas Portadores de necessidades especiais Liberdade assistida

Reflexões necessárias Que valores,crenças,hábitos,e conhecimentos são produzidos? Que engajamento existe por parte dos profissionais com o projeto pedagógico da escola? Que caminho é percorrido pelos educadores para selecionar, organizar, transmitir o conhecimento? Como é feita a avaliação do aluno em termos de desenvolvimento humano?

Sobre o Currículo Programa os conteúdos a serem desenvolvidos? Em que momento ocorre o percurso de formação na escola dos conteúdos e conhecimentos escolares ? Como é designado o que é ensinado na sala de aula? Qual a opção escolhida? conjunto de habilidades e competências. Conteúdo transmitido a partir de material impresso. Ambos.

Material de apoio Caderno do professor Caderno do aluno Livro didático Materiais produzidos pela CENP Biblioteca escolar – paradidático Kit de química

Após reflexão dos temas expostos : Quais são os motivos da lacuna entre o currículo prescrito e o real?