Psicologia no desporto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Faculdade de Ciências do Desporto e de
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
PSICOLOGIA E DIREITO SÉC. XIX → PRIMAZIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO → TENTATIVA DE EXPLICAR OS COMPORTAMENTOS HUMANOS FRENOLOGIA - GALTON → INTERPRETAÇÃO.
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Matemática para todos Educação Básica
Escola Superior de Educação
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA.
Como utilizam os alunos a Internet nos CRE?
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Ciclo de Workshops Comportamentais
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Workshops Empresariais
Espírito Desportivo no Futebol
Aquecimento Desportivo
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
ORGANIZAÇÃO GESTÃO DESPORTIVA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Desmistificando a Psicologia Organizacional
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
mathsisfun Aceder de 2 formas aos conteúdos Por anos de escolaridade, incluindo o jardim de infância por temas : geometria, puzzles,números.
Psicologia Clínica.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Comportamento Organizacional
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
PSICOPEDAGOGIA.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Metodologias de Intervenção Psicológica
Consumo de álcool na gravidez. Uma perspectiva ética. Miguel Ricou Unidade de Ética e Psicologia do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Terapia comportamental
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Coaching Aspectos essenciais.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Psicologia da Aprendizagem Docente Dr. Vitor Moita Motivação escolar Licenciatura em Ciências da Educação 2º.ano – 2º semestre - Ano 2009 / 10 José Batista.
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
Gaguez Catarina Soares nº6 Cláudia Silva nº7 Márcio Furtado nº8.
Rejeições.
Jerome Bruner (1915-) Psicologia, 12º ano.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
PSICOLOGIA DESPORTIVA Ocupa-se de… O comportamento do indivíduo nas situações de prática desportiva; Os fenómenos psicológicos ligados ao desempenho do.
O papel da competição na infância e adolescência na perspectiva do ciclo de vida MÓDULO I TEORIA E PRÁTICA Encontro II 12 de maio 2012.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Psicologia no desporto Trabalho realizado por Dylan Martins nº6 Joel Várzea nº14 Miguel Sousa nº17

INDICE O QUE É? PARA QUE SERVE? A PSICOLOGIA RESULTA? ONDE APARECE A PSICOLOGIA? QUANDO SURGIU E COMO? QUAL O PAPEL DO PSICÓLOGO DO DESPORTO? QUAIS OS VALORES DA PSICOLOGIA NO DESPORTO?

O QUE É? É uma área de aplicação da psicologia que procura compreender os pensamentos, emoções e comportamentos de todos os praticantes e outros agentes envolvidos na pratica do desporto, exercício e actividade física independentemente dos seus objectivos se centrarem no desempenho desportivo ou na pratica da actividade física como estratégia da promoção de saúde, bem estar e qualidade de vida.

PARA QUE SERVE? Se as condições físicas, parecem ter sempre uma importância muito grande, quando dois atletas têm o mesmo valor físico (ou resultados muito semelhantes) são os factores psicológicos que podem decidir o resultado. A psicologia enquanto área de intervenção, privilegia grande parte da sua acção na educação e treino de competências psicológicas facilitadoras da actuação do sujeito neste tipo de contexto.

A PSICOLOGIA RESULTA? O factor psicológico pode ser decisivo num resultado desportivo. O controlo emocional, o auto-controlo, o auto-dominio, o conhecimento de si, são factores importantes para se obter uma boa performance.

ONDE APARECE A PSICOLOGIA? Na aprendizagem (aprender) e no treino (aprender e melhorar); na preparação para a competição, onde o atleta toma consciência dos problemas e dificuldades que vão surgindo, aprendendo a melhorar as emoções e as técnicas para melhorar o seu rendimento; na competição, mais difícil de intervir, no entanto o atleta pode ser informado sobre o seu comportamento (erros e virtudes) e por fim após a competição, com uma analise do rendimento do atleta e feedback correctivo e positivo.

QUANDO SURGIU E COMO? A Psicologia do Desporto surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX, onde numa primeira fase as preocupações centravam-se, sobretudo, na observação, descrição e explicação dos factores psicológicos que influenciavam a actividade física e desportiva, numa segunda fase a predição e o controle do rendimento desportivo caracterizavam a actividade do psicólogo do desporto e finalmente uma terceira fase, a actual, onde a preocupação predominante centra-se na optimização do rendimento desportivo.

QUAL O PAPEL DO PSICÓLOGO DO DESPORTO? O papel do Psicólogo em contexto desportivo pode ser: na área da investigação, destinada a contribuir para o avanço e desenvolvimento da teoria e do conhecimento; na área da formação e ensino e o mais habitual, no apoio a desportistas, equipas, treinadores, árbitros e organizações desportivas tendo em vista o desenvolvimento de competências psicológicas para a optimização do treino e do rendimento desportivo

QUAIS OS VALORES DA PSICOLOGIA NO DESPORTO? Valores da Psicologia do Desporto Um dos valores fundamentais da Psicologia do Desporto é possibilitar formação no domínio das competências psicológicas a todos aqueles que estão envolvidos em contextos desportivos e de exercício físico, por forma a ajudá-los a atingirem os seus objectivos, sejam eles a optimização do rendimento, uma vida mais saudável ou o divertimento e satisfação provenientes da participação na actividade física.