ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
APRESENTAÇÕES: REVITALIZAÇÃO DO VALONGUINHO COM INDICAÇÃO DE PASSARELAS E ELEVADOR PARA O INSTITUTO BIOMÉDICO PROJETO DE APROVEITAMENTO DA CAIXA D’ÁGUA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Atendimento Educacional Especializado
Relatório respostas estudantes NAU-FAGRO.
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
AÇÕES EDUCATIVAS INCLUSIVAS
Avaliação da Qualidade dos
um desafio contemporâneo
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Estágio Supervisionado PE: ES
Sensibilização no IF-SC
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Gestão Competente da Escola Pública
Pederneiras- São Paulo
Andréia Cabral Colares Coordenadora
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Ações Inclusivas NAPNE IFRS – Campus Sertão
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Estudo de Caso Aluna: Gizele Ribeiro dos Santos Aluno PNE, escolhido:
Módulo 6 - Estudo de Caso e Plano de Ação Pedagógica
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
Presidência da República
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Projeto Brincar para Vencer
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Erros e Acertos na Avaliação Escolar
Educação Especial e Educação Inclusiva
Acessibilidade Deficitária na USP São Carlos Campus Área 1.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Conferência Municipal de Educação
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Sala de Recursos Multifuncionais
Ensino Médio e Educação Profissional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Política Educacional Brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
AEE, PPP e acessibilidade na escola
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Escola... Qual o perfil da sua?.
ACESSIBILIDADE Empreendimentos Habitacionais
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
NOME: ANÁLISE DA VARIAÇÃO DE CUSTOS RELACIONADA AO DESEMPENHO TÉRMICO DE DIFERENTES ALVENARIAS EM FACE DA NORMA BRASILEIRA VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
Resumo Neste projeto foram desenvolvidos experimentos de Química acessíveis e inclusivos para o ensino de Química com foco em alunos do ensino médio. Os.
Termo de Terminalidade
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Palestra: ACESSIBILIDADE para quem? Com Isabela Müller Arquiteta Urbanista Arquiteta Urbanista pós-graduada em Sociologia Urbana.
Transcrição da apresentação:

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA A IMPORTÂNCIA DE UMA ROTA ACESSÍVEL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS SERTÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA ALUNA: CLAUDIA CRISTINA PIACENTINI ORIENTADOR: LENIR ANTÔNIO HANNECKER

Estrutura do IFRS – Campus Sertão

Introdução Todo o ser humano tem de crescer, ter sua valorização e poder se manifestar, expandir e desenvolver suas atividades, mas esta busca se torna limitada pelos obstáculos arquitetônicos junto às instituições de ensino.

Para que serve a Acessibilidade : Facilidade de aproximação, de locomoção, ou seja, forma de chegar a algum lugar com segurança, conforto e independência. Segundo a Revista A Escola, página 22, (2004): “A acessibilidade física é um dos primeiros requisitos para a universalização do ensino, já que ela garante a possibilidade, a todos, de chegar até a escola, circular por suas dependências, utilizar funcionalmente todos os espaços, freqüentar a sala de aula, nela podendo atuar nas diferentes atividades. A NBR 9050 define e descreve as normas de acessibilidade que devem ser respeitadas no Brasil. Toda escola, por força da lei, deve ela obedecer.”

Porque transformar o IFRS – Campus Sertão numa Instituição Acessível: Assim como mostra a norma de acessibilidade para deficientes nas escolas, “deve existir pelo menos uma rota acessível interligando o acesso de alunos às áreas administrativas, de prática esportiva, de recreação, de alimentação, salas de aula, laboratórios, bibliotecas, centros de leitura e demais ambientes pedagógicos, todos estes ambientes devem ser acessíveis”.

Objetivo: Propor alternativas funcionais que permitam que o IFRS - Campus Sertão, seja inserido no contexto da educação inclusiva como facilitador do acesso a alunos com deficiência.

Métodos: Realizar um diagnóstico das condições de acessibilidade existentes; Verificar as necessidades específicas de cada tipo de deficiência; Facilitar o acesso aos ambientes de leitura, alimentação, esporte, lazer, serviço odontológico, médico e também as residências dos alunos; Disponibilizar vagas específicas, telefones, sanitários, passarelas, rampas, enfim, todos os dispositivos necessários para o aluno deficiente; Utilizar a norma brasileira ABNT NBR 9050 – Acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, para que todos os ambientes se tornem realmente acessíveis à pessoa com deficiência.

Exemplos de algumas dificuldades encontradas no estudo de caso Sanitário para Deficientes

Escada de acesso ao Ambulatório – atendimento médico e odontológico

Escada de acesso ao acervo da biblioteca.

Resultados Esperados Após o estudo de caso, a coleta de dados e pesquisa teórica, desenvolver um relatório ou quadro avaliativo, visando ordenar e classificar os problemas encontrados, servindo de síntese para recomendação de como resolver o problema de acessibilidade existente. Posteriormente a este trabalho será preciso fazer um projeto com rota acessível, afinal em instituições já construídas, algumas adaptações ficam inviabilizadas, devido a terrenos muito acidentados, que impedem a implantação de rampas e passarelas em todos os percursos. E por fim, realizar as adequações através de reforma, construção e adaptação em toda a instituição de ensino.

Considerações Finais: Precisamos melhorar o acesso de deficientes em nossa instituição, realizando as adequações e construções necessárias, pois proporcionar uma rota acessível, tanto externa como internamente aos ambientes do IFRS – Campus Sertão é o primeiro passo para que haja efetivamente a verdadeira inclusão. Muito Obrigado! claudia.piacentini@sertao.ifrs.edu.br