A ORGANIZAÇÃO DOS CICLOS E A PROGRESSÃO CONTINUADA
Objetivo Possibilitar ao aluno a identificação e contextualização da proposta de organização curricular, destacando a concepção educacional implícita na PA e PC, avanços e dificuldades para a mudança de cultura da escola seriada.
Historiando o sentido do currículo por ciclos 1º grupo escolar -1893 ( modelo inglês 1870) Crítica – a seriação acabaria com ensino individualizado Seriação, primeiro passo para a expansão do ensino no Brasil 1954 – 100 cças 1ª série 16 concluíam a 4ª s 1957- Anísio Teixeira propõe suspender o regime de reprovação 1958- RGS vigora modalidade de PC , criando classes de recuperação. 1968-SP Escola primária dividi-se em dois ciclos com promoção automática nos ciclos.
1970 MG Juiz de Fora implanta ciclos – avaliação –taxas de repetência e evasão caem, rendimento sobe 1982- Estados (SP/MG/PR) opositores ao Regime militar implantam ciclo 1983- Sta. Catarina adere aos ciclos 1992-SP gestão Paulo Freire divide 3 ciclos / Belém, RJ (Cieps) 1996- LDB art. 23
Atenção: ATIVIDADE Uma vez identificadas as concepções, o grupo fará Os alunos devem dividir-se em grupos para agrupar as palavras-chave indicadas, de acordo com a concepção de educação às quais pertencem. Uma vez identificadas as concepções, o grupo fará a apresentação das mesmas utilizando-se de diferentes linguagens. Por motivos de adequação de tempo, APENAS 20 MINUTOS infelizmente, apenas um experiência de cada classe será apresentada
Tempo para a elaboração: 20 MIN. Apenas uma experiência de cada classe será relatada Palavras Avaliação formativa Organização curricular em rede Escola seriada Progressão continuada Classe de aceleração Organização curricular em grade Promoção automática A classe terá no máximo 3 minutos para apresentação
Finalizando a atividade........ 5 minutos.....
CAFEZINHO........
Promoção automática Progressão Continuada
Promoção automática “ Ciclo básico “ 1968-1972 SEESP “ Organização em níveis” 1ª e 2ª 3ª e 4ª Elimina a reprovação dos alunos 1ª e 3ª séries “ Ciclo básico “ Retorno 1984 SEESP 1985 MG / PR 1988 Goiás Medida democratizante
SP – 1984 1ª e 2ª 1988 3ª 4ª apenas as duas séries iniciais “Ciclo básico de alfabetização” SP – 1984 1ª e 2ª 3ª 4ª apenas as duas séries iniciais Avaliação 10% índices de promoção 1988 Jornada única de trabalho docente e discente 6horas 1990 Paraná implementa em todas escolas estaduais
Sem avaliação da proposta inicial de 2 anos 1994 - CBA 1ª e 2ª 3ª e 4ª 1998 todas as UEs Dificuldades Contratação temporária Rotatividade dos professores Ausência de acompanhamento permanente Descompromisso do governo - municipalização
S.M.E. - SP 1992 3 CICLOS 1º , 2º, 3º 7º, 8º 4º, 5º, 6º JUSTIFICATIVA 1º , 2º, 3º 7º, 8º 4º, 5º, 6º PROGRESSÃO CONTINUADA PROGRESSÃO CONTINUADA PROGRESSÃO CONTINUADA RETENÇÃO RETENÇÃO NÃO REPROVAÇÃO JUSTIFICATIVA NÃO AVALIAÇÃO
Sistema de Ensino do Estado de São Paulo Progressão Continuada Ciclo II Ciclo I 1ª 2ª 3ª 5ª 6ª 7ª 4ª 8ª Ao final de cada bimestre, comunicar ao Conselho tutelar, sempre que o aluno ultrapassar 20% de faltas.
Projeto de correção de fluxo 1996 – classes de aceleração SEESP alunos da 1ª a 4ª S Ajustar alunos com idades ultrapassadas de escolarização Classes de aceleração I 9 ou 10 anos – ciclo básico -1ª e 2ª Após 1 ano Classes de aceleração II 10 anos ou mais –3ª e 4ª S Após 1 ano Para a 4ª ou 5ª S
X Promoção automática Progressão Continuada Por um ano Não prejuízo da avaliação do processo de ensino aprendizagem. Obrigatoriedade dos estudos de recuperação para alunos com baixo rendimento. Possibilidade de retenção, ao final do ciclo. Por um ano
*Renovação das propostas curriculares *Capacitação dos professores Promoção automática Passou para Progressão Continuada *Estudos complementares para alunos com dif. *Renovação das propostas curriculares *Capacitação dos professores *Jornada única de trabalho *Hora de trabalho pedagógico SP - alunos permanecem 3 horas semanais para estudos de recuperação com professores remunerados Final do ano letivo, programa de recuperação de férias. A avaliação da aprendizagem dos alunos precisa ser melhor compreendida pelos profissionais da educação.
Atenção: ATIVIDADE Os alunos devem preparar um relato de experiência(s) bem sucedida(s), no âmbito da progressão continuada. Por motivos de adequação de tempo, APENAS 20 MINUTOS para a atividade. Infelizmente apenas um experiência de cada classe será apresentada.
Síntese das atividades Experiências – teoria – exercício realizado pelos alunos.
Amanhecer Rio Negro Amazonas 2003 A esperança nasce a cada dia Amanhecer Rio Negro Amazonas 2003 Dolores