Professor Coordenador de Apoio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Plano de Trabalho Docente
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Passos para Revisão do PPP
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Projeto Político-Pedagógico
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão Competente da Escola Pública
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Prefeitura municipal de Imperatriz
FORMAÇÃO DE GESTORES OBJETIVOS:
CALENDÁRIO ESCOLAR 2014 A Lei de Diretrizes e Bases garante a cada escola autonomia para definir seu calendário escolar, de acordo com a proposta pedagógica.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Organização do Planejamento com os professores
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Avaliação Educacional
O PLANEJAMENTO NA ESCOLA
II Orientação Técnica PCAGP.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Contexto de atuação do CME
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Plano de Gestão da Escola
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Prática como Componente Curricular
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Revisita ao PPP.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Gestão da Educação Escolar: Práticas e Desafios dos Gestores
O papel pedagógico do órgão gestor
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Professor Coordenador de Apoio Encontro de Formação PCAGP Professor Coordenador de Apoio à Gestão Pedagógica DER ITS 29/08/2013

Devolutiva PropostaPedagógica Plano de Gestão Regimento Escolar PAP Conceitos PropostaPedagógica Plano de Gestão Regimento Escolar PAP Fundamentos legais Lei Federal nº 9394/96 Indicação CEE nº 13/97 Parecer CEE nº 67/98 Resolução SE 3/2013 Devolutiva

Resolução SE 03/2013 Artigo 6º - São atribuições específicas do Professor Coordenador de apoio à gestão pedagógica,além das atribuições inerentes ao respectivo posto de trabalho: I - coordenar a elaboração, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação da proposta pedagógica, juntamente com professores e demais gestores da unidade escolar, em consonância com os princípios de uma gestão democrática participativa e das disposições curriculares, bem como dos objetivos e metas a serem atingidos;

Proposta Pedagógica Entendida como missão da escola, o perfil do aluno que se deseja formar, metodologia de trabalho e formas de avaliação, ou seja, o planejamento da ação escolar. Quem somos? O que pretendemos?

Objetivos Estratégicos Escola que vamos construir PROPOSTA PEDAGÓGICA Visão da Escola Planejamento Planos de Ação Diagnóstico Missão Objetivos Estratégicos Metas Escola que temos Escola que queremos Escola que vamos construir Ações ou Estratégias Recursos

Avaliação não possui uma finalidade em si LUCKESI, C. C. Verificação ou Avaliação: O que pratica a Escola? In: A construção do projeto de ensino e a avaliação. São Paulo: FDE, 1990 (Idéias 8) p. 71 -80. Proposta Pedagógica Avaliação Plano de Ensino SUCESSO DO ALUNO Avaliação não possui uma finalidade em si Avaliação Formativa: deve ser vista a partir de um projeto educativo, que prioriza o desenvolvimento dos educandos.

LDB Artigo 12 - Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I- elaborar e executar sua proposta pedagógica; ... VII- Informar pai e mãe , conviventes ou não com seus filhos, e se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos aluno, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola;

Proposta Pedagógica – INDICAÇÃO CEE Nº 13/97 “... tudo começa, desde logo pela elaboração da proposta pedagógica da escola. É o passo primeiro, o ato originário da instituição. Tudo mais deve vir depois. O que se deseja instaurar é o princípio da realidade pedagógica, que se funda na autonomia da escola”

Plano de Gestão da Escola – NRB - Parecer CEE nº 67/98 Artigo 29 - O Plano de gestão é o documento que traça o perfil da escola, conferindo-lhe identidade própria, na medida em que contempla as intenções comuns de todos os envolvidos, norteia o gerenciamento das ações intra-escolares e operacionaliza a proposta pedagógica. § 1º - O plano de gestão terá duração quadrienal e contemplará, no mínimo:

I - identificação e caracterização da unidade escolar, de sua clientela, de seus recursos físicos, materiais e humanos, bem como dos recursos disponíveis na comunidade local; II - objetivos da escola; III - definição das metas a serem atingidas e das ações a serem desencadeadas; IV- planos dos cursos mantidos pela escola; V- planos de trabalho dos diferentes núcleos que compõem a organização técnico- administrativa da escola; VI - critérios para acompanhamento, controle e avaliação da execução do trabalho realizado pelos diferentes atores do processo educacional.

§ 2º - Anualmente, serão incorporados ao plano de gestão anexos com: I - agrupamento de alunos e sua distribuição por turno, curso, série e turma; II – matriz curricular por curso e série; III- organização das horas de trabalho pedagógico coletivo, explicitando o temário e o cronograma; IV- calendário escolar e demais eventos da escola; V- horário de trabalho e escala de férias dos funcionários; VI - plano de aplicação dos recursos financeiros; VII - projetos especiais.

Artigo 30 - O plano de cada curso tem por finalidade garantir a organicidade e continuidade do curso, e conterá: I - objetivos; II - integração e seqüência dos componentes curriculares; III - síntese dos conteúdos programáticos, como subsídio à elaboração dos planos de ensino; IV- carga horária mínima do curso e dos componentes curriculares; V- plano de estágio profissional, quando for o caso.

§1º - Em se tratando de curso de educação profissional será explicitado o perfil do profissional que se pretende formar. § 2º - O plano de ensino, elaborado em consonância com o plano de curso constitui documento da escola e do professor, devendo ser mantido à disposição da direção e supervisão de ensino. Artigo 31 - O plano de gestão será aprovado pelo conselho de escola e homologado pelo órgão próprio de supervisão.

Regimento Escolar Documento administrativo e normativo de uma Unidade Escolar que, fundamentado na Proposta Pedagógica, estabelece a organização e o funcionamento da escola e regulamenta as relações entre os participantes do processo educativo.

Aspectos pedagógicos relevantes ao conhecimento dos Professores Coordenadores: GESTÃO DEMOCRÁTICA Dos Colegiados Conselho de Escola Conselho de Classe e Ano Normas de Convivências

PROCESSO DE AVALIAÇÃO Da avaliação do Ensino e da Aprendizagem

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Dos níveis, cursos e modalidades de ensino Do currículo Da Progressão Continuada Da Progressão Parcial Dos Projetos Especiais

DA ORGANIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR Formas de ingresso, classificação e reclassificação Frequência e compensação de ausências Promoção e recuperação

Plano de Ação Participativo PAP Instrumento para construção de um caminho para melhoria da qualidade de ensino.

Dimensão da Gestão Pedagógica Planejamento da Escola Proposta Pedagógica e Plano de Gestão definidos e conhecidos por todos Currículo Oficial Planejamento das aulas articuladas entre si, com Proposta Pedagógica e Currículo Professor Coordenador Formas variadas e transparentes de avaliação dos alunos Dificuldades de ensino (professores) e de aprendizagem (alunos) Recuperação Utilização dos recursos pedagógicos e tecnológicos Respeito às diferenças individuais e à promoção da diversidade Funcionamento da ATPC

Dimensão Escolar Gestão Participativa Informação democratizada Conselho Escolar e APM atuantes Formação para os membros dos Colegiados Proposta Pedagógica, Plano de Gestão e Plano de Recursos Financeiros Participação de pais, mães e responsáveis Protagonismo juvenil Reflexão sobre temas potencialmente geradores de conflitos Parcerias com outras instituições

Dimensão Escolar Gestão dos Recursos Humanos Professor Coordenador Reunião da Equipe Gestora Assiduidade, suficiência e estabilidade da equipe escolar Rotinas de trabalho e responsabilização Formação externa

Dimensão Escolar Gestão dos Recursos Físicos e Financeiros Instalações, equipamentos, recursos tecnológicos e materiais pedagógicos Conservação da Escola Uso dos ambientes da Escola Recursos financeiros Acessibilidade Ambiente escolar Atendimento prestado pela Escola Equipamentos e materiais pedagógicos Acessa Escola Espaço para a prática de esportes Espaço para refeições e merenda

Avaliação do rendimento escolar Taxas de aprovação e de retenção Dimensão Escolar Gestão de Resultados Educacionais do Ensino e da Aprendizagem Avaliação do rendimento escolar Taxas de aprovação e de retenção Acompanhamento dos resultados da Escola Análise dos resultados das diversas avaliações internas e externas Faltas de alunos, evasão e abandono