Projecto de intervenção no espaço escolar Escola – um espaço a encontrar.

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Transcrição da apresentação:

Projecto de intervenção no espaço escolar Escola – um espaço a encontrar

Pergunta de partida Como é que a disciplina de Educação Visual e Tecnológica pode levar os alunos a intervir no espaço escolar, de modo a que estes se apropriem do mesmo e o preservem?

Objectivos da Investigação Compreender se quando os alunos realizam projectos que os envolvam com o espaço escolar, criam uma relação de apropriação com esses mesmos lugares Compreender se essa relação de apropriação potencia a sua preservação

Objectivos da Intervenção Contribuir para que os alunos preservem os espaços escolares Contribuir para que os alunos respeitem o trabalho dos colegas Contribuir para a valorização estética do espaço escolar.

Metodologia da Investigação Investigação – Acção John Elliot define investigação - acção “(…)como o estudo de uma situação social no sentido de melhorar a qualidade de acção que nela decorre.” (Esteves, 2008: 18)

Instrumentos de recolha de dados análise documental inquérito por questionário observação directa (notas de campo/fotografia) documentos produzidos pelos alunos (em suporte fotográfico)

Enquadramento teórico Disciplina de Educação Visual e Tecnológica Programa de Educação Visual e Tecnológica “Cabe à Educação Visual e Tecnológica (…)a criação e a intervenção nos aspectos visuais e tecnológicos do envolvimento.” (DGEBS,1991: 195) “relação dialéctica indivíduo / sociedade.” (DGEBS,1991: 196)

Enquadramento teórico Disciplina de Educação Visual e Tecnológica Currículo Nacional do Ensino Básico - Competências Essenciais "abrir perspectivas para a intervenção crítica" (DEB, 2001: 155)

Enquadramento teórico Projecto Educativo Agrupamento de Escolas de Alcochete 2009/2012 Meta um: “Melhoria do ambiente escolar, reduzindo significativamente as referências de indisciplina, em contexto de sala de aula e de escola”. (P.E.A.V.E.A, 2009: 11)

Enquadramento teórico Espaço “(…)é um lugar físico, com uma estrutura de origem cultural que organiza as relações sociais.” (Escallier, 2010: 4)

Enquadramento teórico Apropriação do Espaço “es un processo dinâmico de interacción de la persona com el medio” (Korasec-Serfaty (cit. Vidal et al., 2004: 34)) Preservação do Espaço dando-nos a sensação de envolvimento emocional ao mesmo tempo que temos tendência para tratar desses espaços com mais cuidado. (Hertzberger, cit. por Muga, 2005: 134)

Intervenção 1ªEtapa Inquérito por questionário a dois grupos Turma 6º ano 1º I.Q.-23 2º I.Q.-22 Grupo utilizadores do espaço (Bloco B) 1º I.Q º I.Q.-139 Análise dos dados para preparar a intervenção Pertinente a intervenção no espaço Intervenção deve basear-se na pintura do espaço Unidade de Trabalho: início a 3 de Novembro de 2010 e conclusão a 2 de Fevereiro de 2011

Bloco B antes da intervenção

Projectos para o Bloco B pela turma 2ªEtapa

A mão na massa

Bloco B após a intervenção

Intervenção 3ªEtapa Realização do 2º inquérito por questionário aos dois grupos para avaliação do projecto

Apresentação /interpretação dos resultados

Inquérito por Questionário Consideram relevante a opinião e a participação dos alunos nos melhoramentos que se podem efectuar no espaço escolar?

Inquérito por Questionário Porquê?

Inquérito por Questionário Como considera o átrio do Bloco B?

Inquérito por Questionário Foi importante para ti participar neste projecto? Turma

Inquérito por Questionário Porquê?

Observação directa Antes da intervenção “ A escola já é muito antiga, já está velha e se nós a podermos pôr mais bonita, com certeza que nos sentimos cá melhor, se nós valorizarmos o espaço e o tornarmos mais acolhedor, também nos sentimos melhor.” “É importante valorizar o aspecto físico da escola e torná-lo mais agradável, afinal nós passamos aqui todos os dias da semana e esta é como se fosse também a nossa casa”

Observação directa Durante a intervenção “Não estão a conseguir trabalhar em equipa, ao contrário dos outros grupos, pois todas querem fazer tudo ao mesmo tempo e não pode ser. Têm que ser mais civilizadas e não estarem sempre a amuar, pois todas têm um papel importante a desempenhar. E parece-me que apesar de tudo e de o grupo não estar a funcionar como devia estamos a conseguir fazer o trabalho, temos é que trabalhar em equipa.” “Vissem o que é que falta fazer e depois definissem o que é que cada uma vai fazer, para que possam ajudar-se e não para que fiquem zangadas.” Demonstraram capacidade de organização, de manuseamento dos materiais e adequação das técnicas de pintura, na concretização das ideias

Observação directa Após a intervenção Boca da figura da porta da casa de banho masculina foi esborratada, a turma considerou que “não respeitaram o trabalho que fizemos, nós melhoramos a escola, tornámo-la mais bonita e nossos colegas estragam.” Verificam se continua tudo “arranjado como nós deixámos” Referem-se ao espaço como “o nosso átrio” Consideram que fazem “parte da escola, assim parece que é mais nossa” E mais recentemente têm surgido outras ideias… “Podíamos arranjar os espaços verdes” Devíamos também intervir noutros locais da escola, assim habituamo-nos a ter uma escola mais bonita “Arranjar os sítios onde podíamos jogar” “Podíamos fazer esculturas com aqueles troncos da praia”

Conclusões Diferentes percepções e posturas consoante a função que desempenham, face às atitudes de apropriação e preservação dos espaços escolares pelos alunos: Disciplina de Educação Visual e Tecnológica Utilizadores Docentes Funcionárias do bloco B Alunos Turma

Conclusões Disciplina de Educação Visual e Tecnológica: Alavanca para a promoção de um diálogo na comunidade educativa Criar espaço que permita aos alunos intervir / concretizarem projectos e através deles deixarem a sua “marca positiva”. Facultar a apropriação e preservação dos espaços escolares

Conclusões Utilizadores Docentes: Abertura para promover acções que permitam criar, nos alunos, mecanismos de apropriação e preservação do espaço escolar Parcos na execução dessas possíveis acções Aumento de exposições de trabalhos dos alunos na biblioteca (controlo do adulto em permanência) Na disciplina – maior envolvimento dos pares no sentido de levar os alunos a envolverem-se em actividades colectivas (ex: dia das cores; um aluno, um moinho)

Conclusões Utilizadores Funcionárias do bloco B: Disponibilidade em responder ao inquérito Colaboração durante a intervenção Zelo para que o espaço se mantenha em boas condições

Conclusões Utilizadores (Alunos): Disponibilidade em responder ao I.Q. Manifestaram o seu agrado ( quer através do I.Q., quer verbalmente durante a intervenção) Preservação do espaço – tem-se verificado que o mesmo não tem sido alvo de vandalização, pelo contrário há o cuidado em preservar (como exemplo: um aluno que viu um número de um cacifo descolado e entregou-o de modo a que pudesse ser reposto no seu lugar)

Conclusões Turma: Claro entusiasmo na adesão ao projecto e à sua materialização Organização e autonomia Articulação entre os grupos Dinâmica com que desempenharam a tarefa Preocupação em manter o espaço em boas condições

Conclusões Os alunos preservam o que sentem como seu…

Adelaide Maria Jacinto Alves Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico – 2º Ano Escola Superior de Educação de Setúbal - Instituto Politécnico