CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.

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CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.

CURRÍCULO - Níveis Currículo Latente (Oculto) Currículo Teórico Currículo Aparente (Real)

PROCESSOS AVALIATIVOS CURRÍCULO Considerações importantes para a fase de planejamento: OBJETIVOS HABILIDADE CONTEÚDO / MODALIDADES DIDÁTICAS RECURSOS PROCESSOS AVALIATIVOS

CURRÍCULO NACIONAL LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Art. 26°. “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela“ (LDB, nº 9394/96, Art.26° ). Os Parâmetros Curriculares Nacionais/PCN são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país.

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP Para isso ... - Apoiar o trabalho nas escolas; - Contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem; - Garantir a todos uma base comum de conhecimentos e de competências; - Para que as escolas funcionem como uma rede; Organizar o trabalho nas condições singulares de cada escola. 2008 Currículo Conhecimentos Experiências

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP PCN e Lei de Diretrizes e Bases Currículo Oficial de SP Caderno do Gestor Avaliações internas Disciplinas Organizados Situações de aprendizagem SARESP Apresentam Caderno do professor Caderno do aluno Norteia Resultados avaliados + Matrizes de avaliação Conteúdos Competências e Habilidades Organizados Série/ano Relatório

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP Apresenta os princípios orientadores: 1. Uma escola que também aprende 2. O currículo como espaço de cultura 3. As competências como referência 4. Prioridade para a competência de leitura e escrita 5. Articulação das competências para aprender 6. Articulação com o mundo do trabalho

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP Princípios Orientadores: 1. A escola que aprende

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP Princípios Orientadores: 2. O currículo como espaço de cultura Transposição didática

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP Princípios Orientadores: 3. As competências como referência O que meus alunos precisam aprender?

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP e diversidade de tratamento Princípios Orientadores: Respeito à democratização da escola: Garantia de igualdade de oportunidades e diversidade de tratamento Conjunto básico de competências

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP Princípios Orientadores: Disciplinas Competências Habilidades Leitura crítica do mundo ? ? Valorização dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP Princípios Orientadores: Competências: São modalidades estruturais da inteligência, modos de ser, de raciocinar e de interagir, ou seja, o conjunto de ações e operações mentais que o sujeito utiliza para as ações e tomadas de decisão em contextos de problemas, tarefas ou atividades. Habilidades: em geral, as habilidades são modos de fazer. Assim, uma competência estaria construída por várias habilidades. Entretanto, uma habilidade não pertence somente a uma determinada competência, podendo contribuir para competências diferentes.

O que precisa ser trabalhado. Habilidades e Competências Gerais e Específicas. Conteúdos específicos da área. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA DESENVOLVER Conteúdos COMO BASE

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP Princípios Orientadores: 4. Prioridade para a competência de leitura e escrita: Finalidade da leitura Diferentes combinações de capacidades: Apreciação e Réplica Decodificação Compreensão

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP Princípios Orientadores: 5. Articulação das competências para aprender: Referencial teórico do ENEM (total de 5 competências). Desdobramentos da competência leitora e escritora Apresenta e explica conteúdos. Organiza as situações para a aprendizagem de conceitos, métodos, formas de agir e pensar. Professor Instrumentaliza os alunos para enfrentar os problemas do mundo. Profissional da aprendizagem

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP Princípios Orientadores: 6. Articulação com o mundo do trabalho:

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília : 1996. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 136p. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001 SACRISTAN, J. Gimeno. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Currículo de Biologia. São Paulo: SE, 2010.