Curso: “O Ensino da Geometria no 1º ciclo”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
Advertisements

No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Como fazer uma apresentação oral
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
Práticas no ensino da língua
“O ENSINO DA GEOMETRIA NO 1º CICLO”
3ºano do 1º ciclo do Ensino Básico 2012 / 2013
O ensino da geometria no 1º ciclo
Probabilidade.
Acção de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º Ciclo
1.º Encontro Pedagógico – ano II Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico
Avaliação Educacional Externa
“O círculo e a circunferência”
... que conduzem ao “ ” de nós que conduzem ao “ ” de nós... Se existem pessoas que lêem e escrevem ao “ ” de nós...
Oficina de Apropriação de Resultados
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Professor: HUGO SOUZA Alunas: Ivania Cabral Urbano da Silva Maria de Fátima.
Disciplina de Geografia
Cursos Científico-Humanísticos Que saídas para o Ensino Superior? Serviços de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas de Estarreja.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O Cálculo Mental no Currículo
Oficina de Apropriação de Resultados
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
Um contribuinte, teve sua declaração rejeitada pela Receita Federal porque, aparentemente, respondeu a uma das questões incorretamente. Em resposta à.
Métodos de ensino Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Replicação Metas Curriculares de Português
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto “Super Himalayas” Alunos: Ana Pereira, Ana Silva, Andreia Leal, Aníbal silva, Bruno Amorim,
Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra Cenforma Alcochete
Ano 2 Unidade 1.
Comunicação em Saúde III
Reunião de Esclarecimento
MEDIDAS DE TEMPO.
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Autora: Ana Gomes O Tempo Os estudantes devem elaborar um horário pessoal. É Importante reflectir sobre qual a hora do dia em que.
Atividade complementar 04 e 05
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
BIBLIOTECA ESCOLAR DE ARGA E LIMA. l P R O G R A M A DE MONITORIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO NA E COM A BE.
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO À DISTÂNCIA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – EIXO VII POWER POINT.
A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
Uma WebQuest de português para o 1º ano
Experimento – APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO
BOM ANO LETIVO 2015/2016 «Não é por as coisas serem difíceis que nós não ousamos, mas é por não ousarmos que elas se tornam difíceis.» Séneca «Não é por.
PSI – Práticas de Eletricidade e Eletrônica PSI – 2222 – 2º sem Relógio de uma volta - Projeto – Julio Mota Pinheiro – Leonardo.
“Eu faço como diz o FALCO” A PSP veio à nossa sala… Agrupamento Escolas Agualva Mira Sintra Escola Básica de Lopas 2ºDL, prof. Sandra Santos.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Organização conjunta do Departamento de Desporto e do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa. Resulta de uma parceria estabelecida entre.
Agrupamento Vertical de Escolas de Murça (152778) Escola EB 2,3 / S de Murça (346305)
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
MODELO PARA APRESENTAÇÃO DOS CASOS CLÍNICOS DIRIGIDOS.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
DADOS, TABELAS E GRÁFICOS DE BARRAS.
Apresentação e análise das atividades do Programa Ler e Escrever relacionadas com as atividades /habilidades do SARESP 2008.
TÍTULO DO TRABALHO REFERÊNCIAS RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS
Transcrição da apresentação:

Curso: “O Ensino da Geometria no 1º ciclo” AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA JOAQUIM SERRA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DO ESTEVAL Curso: “O Ensino da Geometria no 1º ciclo” 9 de Janeiro de 2013 Grupo 4 Manuela Moreira Lisete Silva Irina Piedade

Metas Curriculares – 3º ano Domínio: Geometria e medida 3 Subdomínio: Medida Objetivo geral: Medir o Tempo Descritores: 2. Ler e escrever a medida do tempo apresentada num relógio de ponteiros em horas e minutos. 4. Adicionar e subtrair medidas de tempo expressas em horas, minutos e segundos.

Resultados Tratamento de dados referente à aplicação da ficha de trabalho aplicada aos alunos de 3º e 4º anos

Conclusões Nas perguntas em que os alunos tinham de aplicar o descritor: Adicionar e subtrair medidas de tempo expressas em horas, minutos e segundos; as respostas obtidas foram na sua maioria incorretas.

Nas questões de reposta direta, quer para desenhar os ponteiros nos relógios, quer para escrever as horas marcadas, a maioria dos alunos respondeu corretamente.

Trabalho realizado por: Manuela Moreira Lisete Silva Irina Piedade