SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE APT III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO Dia Escolar - 16/05/09
MISSÃO: formar professores de educação física
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR
I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus.
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares – UNIMINAS
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) Formação de Professores - uma política de Estado.
Ensino Médio e Educação Profissional
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
Política Educacional Brasileira
ESTUDOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
História da Educação no Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ IV REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA XIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE JUVENTUDE INDÍGENA: ETNOGRAFANDO A ORGANIZAÇÃO.
Análise de Produção Textual III
Contribuições dos Espaços Não Formais
Equipa do F.C. Porto Nome: Luís Pedro Numero: 7 Turma: IOSI.
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
DIAGNÓSTICO DA FAZENDA RIO TAVARES Aline Cardozo¹, Amanda Corrêa Martins¹, Cleiton Oliveira¹, Dalvan Antônio de Campos¹, Iana Bárbara Ramalho Faria ¹,
E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS. Evelyn n°08; Karine n°16; Stephani nº32 Thais n°33; Aline n°44; Daniele n°45. 3°G Professor : Gentil - Filosofia O objetivo.
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Seminário CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA – UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
“ E E Dom José de Camargo Barros ” Indaiatuba, disciplina de Filosofia “ Trabalho de Filosofia do 4° Bimestre de 2007 ” Titulo do Trabalho:Francisco Rebolo.
Carla Tatiani Teixeira
TRABALHO FINAL DE ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III TEMA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA Grupo:
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
O Uso das Metodologias Ativas no Ensino Aprendizagem de Ciências
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O papel do Estagio na Formação de Professores
Concepções em Educação Matemática
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Seminário – Análise e Produção Textual III – Professora: Arice Tavares – Turma: PEITJ-A – Alunas: Angela Miriam Sedrez Dias _ Rute Borba da Costa – Curso.
Análise e Produção Textual III
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
E DUCAÇÃO N ÃO F ORMAL : O QUE É ? Discentes:  Ana Sofia Vau, n.º  Ana Rita Gaspar, n.º  Cátia Marmelo, n.º  Daniela Pedro,
Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Roni Ivan Rocha de Oliveira Maria Luíza de Araújo Gastal
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE APT III TEMA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA Estudantes e Turma: PEPAL-A 2012/1 Cristiane de Oliveira da Rosa, Karina dos Anjos de Barros Farias e Maria das Graças dos Santos. cial Curso de Pedagogia UDESC/CEAD/UAB Professoras: Arice Cardoso Tavares e Maria Hermínia Schenkel.

Objetivo A finalidade deste seminário é abordar questões relacionadas com os espaços não-formais de educação, propondo uma nova definição para espaço formal e não-formal.

Espaço formal de ensino A educação formal é aquela desenvolvida em instituições escolares regulamentadas por lei; Instituições de Educação Básica e Ensino Superior ESPAÇO FORMAL ESPAÇO ESCOLAR

Espaços Não-Formais de Educação A educação não-formal é aquela desenvolvida em espaços fora do âmbito escolar, na qual é possível haver uma intencionalidade na ação. ESPAÇO NÃO-FORMAL ESPAÇO NÃO- ESCOLAR INSTITUIÇÕES NÃO-INSTITUIÇÕES

ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES INSTITUIÇÕES Museus; Centro de Ciências; Parques Ecológicos; Parque Zoobotânico; Zoológicos, dentre outros. NÃO-INSTITUIÇÕES Praça; Teatro; Praia; Rua; Clube; Campo de futebol, dentre outros.

Vivências da pesquisadora A pesquisadora relata que suas principais lembranças de infância foram vividas em museus históricos de cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais e Nordeste; Em 1998, em uma viagem a Europa, a pesquisadora conheceu o Museu de História Natural de Londres, na qual revolucionou suas ideias sobre museus; “Depois de conhecer esse novo conceito de museu é lugar de encantamento, de descoberta, de vivências únicas e agradáveis. Um lugar para voltar sempre.

IMAGENS DE ESPAÇOS NÃO-FORMAIS

Referências DAGA, Aline Cassol. et al. Análise e produção textual III: caderno pedagógico. Florianópolis: 1ed. DIOESC: UDESC/CEAD/UAB, 2013. JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Revista em extensão, vol. 7. Uberlândia: 2008. p. 55-66.