SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE APT III TEMA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA Estudantes e Turma: PEPAL-A 2012/1 Cristiane de Oliveira da Rosa, Karina dos Anjos de Barros Farias e Maria das Graças dos Santos. cial Curso de Pedagogia UDESC/CEAD/UAB Professoras: Arice Cardoso Tavares e Maria Hermínia Schenkel.
Objetivo A finalidade deste seminário é abordar questões relacionadas com os espaços não-formais de educação, propondo uma nova definição para espaço formal e não-formal.
Espaço formal de ensino A educação formal é aquela desenvolvida em instituições escolares regulamentadas por lei; Instituições de Educação Básica e Ensino Superior ESPAÇO FORMAL ESPAÇO ESCOLAR
Espaços Não-Formais de Educação A educação não-formal é aquela desenvolvida em espaços fora do âmbito escolar, na qual é possível haver uma intencionalidade na ação. ESPAÇO NÃO-FORMAL ESPAÇO NÃO- ESCOLAR INSTITUIÇÕES NÃO-INSTITUIÇÕES
ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES INSTITUIÇÕES Museus; Centro de Ciências; Parques Ecológicos; Parque Zoobotânico; Zoológicos, dentre outros. NÃO-INSTITUIÇÕES Praça; Teatro; Praia; Rua; Clube; Campo de futebol, dentre outros.
Vivências da pesquisadora A pesquisadora relata que suas principais lembranças de infância foram vividas em museus históricos de cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais e Nordeste; Em 1998, em uma viagem a Europa, a pesquisadora conheceu o Museu de História Natural de Londres, na qual revolucionou suas ideias sobre museus; “Depois de conhecer esse novo conceito de museu é lugar de encantamento, de descoberta, de vivências únicas e agradáveis. Um lugar para voltar sempre.
IMAGENS DE ESPAÇOS NÃO-FORMAIS
Referências DAGA, Aline Cassol. et al. Análise e produção textual III: caderno pedagógico. Florianópolis: 1ed. DIOESC: UDESC/CEAD/UAB, 2013. JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Revista em extensão, vol. 7. Uberlândia: 2008. p. 55-66.