PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Plano de Trabalho Docente
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
A Produção do Cuidado na Rede Básica de Atenção à Saúde.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Iniciação científica Orientações gerais.
Profa. Dra. Renata Medici
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
PROJETO DE PESQUISA.
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
APRESENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E BASES TECNOLÓGICAS
Projeto Integrador Prof. Adriana Vieira
Introdução ao Serviço Social
Orientações sobre o Estágio IV
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Título do Trabalho Integrantes do Grupo Orientador.
Oficina de Sensibilização Possibilidades e Desafios do cuidado aos usuários de crack Organizadores: Coord. de Saúde Mental da Pref. Mun. de Saúde de Macaé.
Monitoramento e Avaliação
PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof.
PET Saúde/Saúde Mental/Crack, Álcool e outras Drogas –Macaé UFRJ
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
Centro de Formação Permanente Prof. João Ferreira
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Centro Regional de Formação Permanente Prof. João Ferreira da Silva Filho -UFRJ Macaé Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Ensino Pesquisa e Intervenção.
Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia.
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Participação do Serviço Social PRÓ-SAÚDE E PET-SAÚDE - PUCRS
Bolsistas: Lucas Otoniel, Daiana, Felipe M., Felipe Z., Julli A., Rafael, Rosete, Thayana, Tadiane, Franciele e Tania. Preceptores: Sandra, Ingrid, Carlos,
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA
Transcrição da apresentação:

PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof. João Ferreira PET Saúde – Saúde Mental/Crack, Álcool e Outras Drogas JIC/COBEM - data - local

Roteiro 1.Contexto 2.Introdução 3.Justificativa 4.Objetivos 5.A equipe 6.Metodologia 7.Resultados

Contexto Neste slide pensamos em falar brevemente sobre: 1) a cidade de Macaé, dar uma ideia de como o crescimento populacional e urbanização tem se [des]organizado estes últimos anos, produzindo marginalização de populações vulneráveis etc; 2) como funciona o fluxo dos serviços em SM no Município; 3) a chegada da UFRJ na cidade, as novas propostas curriculares para o ensino em saúde e o PET-Saúde. O objetivo desta etapa é produzir a seguinte pergunta: “Diante do exposto, que desafios Macaé nos apresenta?” Para elaborar este texto contamos com a pesquisa que Ana Lúcia (CAPS Porto) nos ofereceu, o texto do projeto PET. *Anotação: A frequência de pacientes DQ no CAPS AD é de 70 pacientes por mês (contando novos e já inseridos).

Introdução A Pesquisa MINI é: o componente “investigação” do PET-SM; anda junto com o componente “intervenção”; (...)

Justificativa “Diante do exposto, que desafios Macaé nos apresenta?” Oferecer maior cobertura (?) Articular a rede, tendo em vista os fatores geográficos (?) Construir novos rumos para o ensino em saúde (?) Enfrentar a questão da baixa adesão dos pacientes em SM/AD (?) (...)

A Equipe Apresentar componentes Coordenadora: Erotildes Leal. Preceptoras: Camila, Raquel e Karla. Alunos Bolsistas: x, y, z... Assistente: Carla Guedes. Alunos Voluntários: x, y... Colaboradores: Núria, Fátima Lima... Explicar como se construiu a lógica da tutoria (cada preceptora representando um elo com um dispositivo da rede), a interdisciplinaridade (alunos de Enfermagem e Medicina) (...)

Objetivos Principal: Específicos: Buscar no resumo enviado e texto do projeto PET.

Metodologia Embasamento teórico e técnico – Reuniões semanais – Revisão bibliográfica – Discussões teóricas – Palestras de colaboradores – Videoconferências – Supervisão de Danielle G. Campo 1.Levantamento de pacientes evadidos no CAPS – AD 2.Seleção e distribuição de pacientes para o grupo de 12 alunos 3.Acompanhamento dos paciente e posterior aplicação da entrevista individual. 4.Avaliação Avaliação – a perspectiva do entrevistado (qual metodologia usar? Grupo focal [?]) – a perspectiva do entrevistador (grupo focal [?] acompanhamento dos blogs [?])

O MINI Como a ferramenta foi concebida? Por quem? Qual sua estrutura? Seu referencial teórico?

Resultados O que já fizemos? Aonde pretendemos chegar?