2015 Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios.

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Transcrição da apresentação:

2015 Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios

PACTO CONSTITUINTE DE 1988: UMA FEDERAÇÃO EM CONSTRUÇÃO DITADURA ESTADO CENTRAL DITADURA ESTADO CENTRAL DEMOCRATIZAÇÃO DESCENTRALIZAÇÃO CONTROLE PÚBLICO DEMOCRATIZAÇÃO DESCENTRALIZAÇÃO CONTROLE PÚBLICO X

FEDERAÇÃO TRINA  Nos anos 80, o Brasil vivenciou um amplo processo de descentralização que, entre outras medidas, afirmou a autonomia municipal  É o único país no mundo que reconhece o Município como ente da Federação, atribuindo-lhe competência tributária própria, capacidade politica eletiva e de auto- organização UniãoEstadosMunicípios CONSTITUIÇÃO 1988

1940 Total de municípios:1.574 EVOLUÇÃO DA MALHA MUNICIPAL Total de municípios: Fonte: IBGE,2011.

FEDERAÇÃO DESIGUAL  O universo do municípios brasileiros é marcado por grandes diferenças no tocante a densidade demográfica; dinâmica econômica; indicadores sociais; arrecadação tributária; e capacidade técnica e gerencial de suas administrações públicas:  70% dos municípios têm menos de 20 mil habitantes e abrigam apenas 18,2% da população brasileira.  Os 283 municípios com mais de 100 mil habitantes, geraram aproximadamente 70% de toda a renda do País. Os municípios com até 20 mil habitantes foram responsáveis por menos de 10% da renda.  Em 2010, a renda gerada por seis municípios (São Paulo/SP Rio de Janeiro/RJ Brasília/DF Curitiba/PR Belo Horizonte/MG Manaus/AM) correspondeu a aproximadamente 25,0% de toda a geração de renda do País e esses municípios representavam 13,7% da população

desigualdades  As desigualdades regionais e sociais do Brasil, somadas às diferentes capacidades econômicas, tributárias e administrativas dos entes federados, tencionam as relações intergovernamentais; diálogo e a cooperação federativa  O diálogo e a cooperação federativa constituem importantes mecanismos mediadores das profundas desigualdades socioeconômicas regionais e sociais do país. DESIGUALDADE X DIÁLOGO E COOPERAÇÃO

MOVIMENTO PENDULAR (concentração e descentralização) Constituição de 1988: Redução relativa dos recursos federais mas aumento das competências legislativas e de jurisdição do Executivo federal e aumento das competências partilhadas Anos 90: Redução relativa dos recursos à disposição das esferas subnacionais A partir de 2003: Recomposição e aumento dos recursos à disposição das esferas subnacionais, principalmente dos municípios

LEGADO DOS ÚLTIMOS ANOS Nos últimos 12 anos, Lula e Dilma fizeram uma aposta estratégica no fortalecimento da Federação brasileira, e em especial, no fortalecimento dos municípios Fortalecimento do diálogo Fortalecimento da capacidade financeira Fortalecimento da capacidade institucional e de gestão Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (2013).

Fortalecimento do diálogo Uma nova relação baseada no dialogo direto e republicano  Criação do Comitê da Articulação Federativa- CAF  Criação do Fórum Consultivo de Municípios, Estados, Províncias e Departamentos do MERCOSUL - FCCR  Fortalecimento de pactos federativos setoriais: como comitê gestor de tributos comuns (ex. ITR e Supersimples), comissões tripartites e conselhos nacionais nos diversos Sistemas nacionais (ex. SUS, SUAS etc.)  GGI - Mesas tripartites de negociação do PAC;  Comitê de Articulação Estadual dos Territórios da Cidadania;  Fortalecimento de novas estruturas de atendimento:  Sistema de Assessoria Federativa - SASF  Fórum de gestores nos estados

Fortalecimento da capacidade institucional Novas legislações que definem melhor o papel dos municípios na gestão compartilhada das políticas públicas  Lei dos consórcios públicos  Política Nacional de Resíduos Sólidos, Saneamento e Mobilidade Urbana  Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social  FUNDEB  COAP – Contrato organizativo da ação publica de Saúde  Acordo internacionais de cooperação descentralizada: Brasil/Itália e Brasil/França

Fortalecimento da capacidade financeira Houve aumento real de 76% nos valores do FPM, na última década  Em valores nominais, o montante de recursos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, descontada a parcela do FUNDEB, passou de aproximadamente R$ 21,32 bilhões, em 2004, para R$ 64,15 bilhões, em Se considerarmos a inflação medida pelo IPCA de dezembro de 2014, houve aumento real de aproximadamente 76%, de 2014 em relação a 2004, no montante de recursos repassados pela União aos Municípios, a título de FPM Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional – STN.

Fortalecimento da capacidade financeira O Auxilio Financeiro aos Municípios – AFM foi concedido, por demanda dos municípios, em dois momentos distintos:  Em , por meio da Medida Provisória nº 462/2009, posteriormente transformada na Lei no /2009, no valor nominal de R$ 2,4 bilhões ; e  Em , por meio da Lei no /2013 no valor nominal de R$ 3 bilhões.

Fortalecimento da capacidade financeira A partir de 2015, haverá aumento de +1% na alíquota do FPM  A partir de 2015, serão sentidos os efeitos financeiros da promulgação da Emenda Constitucional nº 84/2014, que aumenta em 1% a alíquota do FPM, dos atuais 23,5% para 24,5% da arrecadação nacional do IPI e IR.  O aumento será pago da seguinte forma: a primeira parcela (0.5%), em julho de 2015, e a segunda parcela (0.5%), em julho de  O aumento da alíquota do FPM representará um aumento de R$ 1,9 bilhão no caixa dos municípios em 2015, podendo passar de R$ 4,3 bilhões em 2016, segundo estimativas.  O Projeto de Lei Orçamentária – PLOA 2015, que ainda aguarda votação pelo Congresso Nacional, prevê recursos da ordem de R$ 72,88 bilhões para o FPM, um aumento de 13,6% (R$ 8,73 bilhões) em relação aos R$ 64,15 bilhões efetivamente repassados aos municípios em 2014.

Fortalecimento da capacidade financeira O FPM tem participação expressiva na receita corrente dos municípios de menor porte.  Os municípios menos populosos recebem relativamente mais recursos que os maiores, o que faz com que o FPM tenha maior participação na receita corrente destes municípios. Fonte: Multi Cidades, 2014.

Fortalecimento da capacidade financeira A arrecadação do IPTU aumentou 4,97%, em média, de 2003 a 2013, em termos reais.  Em 2013, a receita de IPTU para o conjunto de municípios brasileiros atingiu o valor de R$ 22,05 bilhões, um crescimento anual de 4,6%, em termos reais, em relação à arrecadação de 2012, de R$ 21,08 bilhões. A evolução real da arrecadação do IPTU pode ser analisada na figura à esquerda.  A participação do IPTU na receita corrente aumenta conforme o porte dos municípios, chegando a 9,9% da receita corrente dos municípios com mais de 500 mil habitantes, como mostra a figura à direita (Fonte: Multi Cidades 2014, FNP).

Fortalecimento da capacidade financeira A arrecadação do ISS aumentou, em média, 11,9%, em termos reais, de 2004 a 2012, e 2,1%, de 2013 em relação a  Em 2013, a receita de ISS para o conjunto de municípios brasileiros, de R$ 45,06 bilhões, em 2013, foi 2,1% maior que a do ano anterior, menor que a média de crescimento verificada entre 2004 e 2012, de 11,9%. A evolução real da arrecadação do ISS pode ser analisada na figura à esquerda.  A participação do ISS na receita corrente dos municípios aumenta conforme o porte dos municípios, chegando a 19,7% no caso daqueles com mais de 500 mil habitantes, conforme figura à direita (Fonte: Multi Cidades, 2014).

Evolução da Composição da Receita Tributária Disponível por Nível de Governo – 2000 a 2013 Fonte: Multi Cidades 2014 – Frente Nacional de Prefeitos - FNP

Composição da Receita tributaria Fortalecimento da capacidade financeira dos Municípios Fonte: Multi Cidades Frente Nacional dos Municípios -FNP

Arrecadação direta e receita disponível por esfera de governo Fonte: Fonte: Multi Cidades Frente Nacional dos Municípios -FNP

Apesar da União ter aumentado as transferências e a arrecadação própria, os municípios ainda tem grandes dificuldades para manter os serviços que estão sob a sua competência  Maioria dos municípios ainda são muito dependentes das transferências, apesar do progressivo crescimento das receitas próprias municipais  Sazonalidade do FPM dificulta o planejamento dos municípios, pois as despesas são constantes ao longo do ano e a receita não; e  Crescimento das despesas acima das receitas, por causa do aumento da oferta de serviços e da política nacional de valorização do salário mínimo e do piso do magistério. DIFICULDADES FINANCEIRAS DOS MUNICÍPIOS

DIFICULDADES FINANCEIRAS DOS MUNICÍPIOS: de 2004 a 2013, aumento real superior a 100% nas despesas totais. Fonte: Multi Cidades 2014, Frente Nacional dos Municípios

DIFICULDADES FINANCEIRAS DOS MUNICÍPIOS: participação dos municípios no custeio da saúde e educação aumentou de 33% para 39% entre 2002 e 2013.

DIFICULDADES DE GESTÃO DOS MUNICÍPIOS  Programas federais com execução limitada em razão da fragilidade institucional dos municípios;  Municípios mais vulneráveis tem menor capacidade de acessar os programas federais;  Grande número de municípios apresentam dificuldades de se organizarem isoladamente.

DESAFIOS PARA MELHORIA DA GESTÃO  Aumentar a capacidade de execução das políticas públicas → melhoria da qualidade de vida.  Aumentar a capacidade de gestão dos municípios → Reduzir o custo Brasil.  Aumentar a transparência → fortalecer a participação social.  Melhorar o ambiente de negócios → fomentar a geração de emprego e renda

O objetivo da Agenda é a melhoria da gestão municipal, por meio de um sistema de pactuação e monitoramento de metas locais, com base em 24 indicadores que traduzem a visão sistêmica do processo de gestão integrada, com suporte de informação de sistema disponibilizado pela internet. O conteúdo da Agenda de Compromissos está estruturado sobre os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que contam com programas federais para auxiliar os municípios na melhoria dos indicadores sociais, resultando no alinhamento estratégico nacional para atingir metas a nível local.

Agenda de Compromissos ODM Ao aderir à Agenda de Compromissos, os prefeitos definem metas anuais municipais para os indicadores selecionados de 2013 a O sistema da Agenda faz anualmente a compara ç ão entre o previsto nas metas e o realizado, permitindo o monitoramento com transparência por parte da sociedade e dos gestores das três esferas governamentais.

Obrigado! Para mais informações acesse: