MISSÃO DO SISTEMA CFA/CRAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
SETOR DE FISCALIZAÇÃO.
IX Encontro Paranaense de Dirigentes e Coordenadores do Curso de Administração O Papel dos Administradores: seu posicionamento no mercado e perspectivas.
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Prof. Gustavo Galindo ENADE 2009 Prof. Gustavo Galindo
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Conselho Regional de Administração
ORGANIZAÇÕES E MÉTODOS
ARQUITETURA E URBANISMo
EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
O que é Administração: Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Conselho Regional de Nutricionistas 10 Região.
ARQUITETURA E URBANISMo
O administrador e o mercado de trabalho
Funções e Atribuições do Diretor
ECONOMISTA a) Legislação: 1.Lei e Alterações /51; 2.Decreto Nº ; 3.Resoluções Normativas do Conselho Federal de Economia – COFECON. b) CORECON.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Estrutura Organizacional da Administração Pública
ADMINISTRAÇÃO & Formação Acadêmica Exercício Profissional.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Negócio Registro e fiscalização do exercício profissional nas áreas de Engenharia, Agronomia e demais áreas que o conselho representa. Objetivos Garantir.
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
PORTARIA SAS/MS Nº 134 DE 4 DE ABRIL DE 2011
ILDH – Coaching Individual e Grupal
PALESTRANTE Admª. Edilene Vasconcelos
Ética Prof. Enfº Roger Torres
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
É TICA P ROFISSIONAL E DA E MPRESA A ULA 12: C ÓDIGO DE É TICA DO A DMINISTRADOR 23/09/2011 Profª Bárbara Bastos Estagiária docente: Elisabeth Santos.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Coordenadora: Profª Msc.Neuma Simões Professores do NDE: Dr. Joselito Abrantes Msc. Prof.Ana Cristina Msc. Marcia Galindo Esp. Nazaré.
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
Capítulo 1 A administração hoje.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
As Funções dos Profissionais de Controladoria.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
O ser Administrador Tópicos Atuais Profissionais T A P Aula II.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
PL DE 2012 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR Daniel Pereira dos Santos Historiador - Administrador - Educador físico UNIVERSIDADE FEDERAL.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
RESPONSABILIDADE DOS GESTORES REGIONAIS E SEUS RESPECTIVOS COLABORADORES PARA PRIORIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM E ALCANCE DE RESULTADOS EXITOSOS. Dr. Manoel.
SISTEMA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. SAÚDE SUPLEMENTAR O SETOR DE SAÚDE SUPLEMENTAR REUNE EMPRESAS, OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE, MEDICOS, ENFERMEIROS, DENTISTAS.
Gestão por competência
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná Comissão de Meio Ambiente Altíssimo Rio Iguaçu – Rio Iraí – Fazenda Canguri/UFPR.
VII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes junto às Instituições Federais de Ensino Superior Manaus – Maio de 2011.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Rio do Sul, 24 de setembro de Contador Marcello Alexandre Seemann Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

O papel do Administrador no mercado de trabalho: Cenários e Perspectivas

MISSÃO DO SISTEMA CFA/CRAS “Promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização da profissão de Administrador, visando à defesa da sociedade”.

O QUE É O SISTEMA CFA/CRAs? Autarquia Federal; Possui personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira; Tem como objetivo cumprir a legislação que regulamenta a profissão de Administrador. Integrado por entidades normativas, consultivas, orientadoras e disciplinadoras do exercício da profissão de Administrador.

fiscalizar o exercício da profissão; O QUE SÃO OS CRAs? Autarquias dirigidas pelos Administradores eleitos para: habilitar legalmente os profissionais para o exercício da profissão, por meio da concessão do registro profissional; habilitar legalmente as empresas e escritórios técnicos para a exploração das atividades profissionais; fiscalizar o exercício da profissão; aplicar o Código de Ética Profissional.

Regulamentação da Profissão de Administração a) Lei nº 4.769, de 09/09/1965, dispõe sobre a profissão de Administrador e a criação do Sistema CFA/CRAs; b) Decreto nº 61.934, de 22/12/1967, aprova o Regulamento da profissão de Administrador; c) Resoluções Normativas do CFA; d) Resoluções dos CRAs. Legislação: www.cfa.org.br

O REGISTRO PROFISSIONAL No Brasil, apenas os Administradores registrados nos CRAs podem exercer a profissão de Administrador.

Campos de Atuação do Administrador (arts. 2º da Lei nº 4.769/65 e 3º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934/67) 1. Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos; 2. Organização e Métodos; 3. Orçamentos; 4. Administração de Material; 5. Administração Financeira; 6. Administração Mercadológica/Marketing; 7. Administração de Produção; 8. Relações Industriais; 9. Outros campos considerados como desdobramentos ou conexos, entre eles Turismo e Hotelaria.

ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR O Administrador exercerá a profissão como profissional liberal ou não, mediante: Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos; Realização de perícias, arbitragens, assessoria e consultoria em geral, pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos;

ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR Exercício de funções e cargos de Administrador do serviço público federal, estadual, municipal, autárquico, sociedades de economia mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido; Magistério em matérias técnicas dos campos da administração e organização.

ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR Exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.

Campos privativos do Administrador Lei nº 4.769/1965 Administração financeira, orçamentária e patrimonial Administração de material, mercadológica/ marketing e de produção. Administração e seleção de pessoal e relações industriais. ADM Organização e métodos, sistemas e programas de trabalho, desdobramentos e campos conexos.

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 253, DE 30 DE MARÇO DE 2001 Aprova o novo Código de Ética Profissional do Administrador "O que importa nesse momento é que não se deixe de pensar em Moral, em Ética e em Ética Profissional; que não nos acomodemos diante do presente momento histórico que vivemos, onde a Moral, a Ética não são mais os momentos retóricos e, portanto, cansativos. Urge que reflitam em todos os rincões sobre o valor moral e da Ética, pois só assim mudaremos a Ética do País. É o que propomos e é o que a Comissão de Ética do CFA deseja despertar em todas as organizações". Tupinambá Paraguassú

O Patrono dos Administradores                                          Belmiro Siqueira, que dá nome ao concurso nacional que anualmente é promovido pelo Sistema CFA/CRAs, é o Patrono dos Administradores, título que lhe foi outorgado post mortem.

Modelo Feminino Modelo Masculino         Modelo Feminino Modelo Masculino O Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas. Em um dos lados da pedra safira deverá ser aplicado o Símbolo da Profissão do Administrador.

Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O Símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição é detalhada no "Manual de Identidade Visual da Profissão" , inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.

O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão. Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum. As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (...) as laterais, as metas a serem atingidas.

ADMINISTRADOR Profissional com visão sistêmica da organização para promover ações internas criando sinergia entre pessoas e recursos disponíveis e gerando processos eficazes.

PERSPECTIVAS DA CARREIRA DE ADMINISTRADOR

Perspectivas em relação ao mercado de trabalho para o Administrador nos próximos 5 anos Visão do Administrador Visão do empregador 1° Consultoria Empresarial 2° Instituições Financeiras 2° Industrial 3° Industrial 3° Turismo e Lazer 4° Terceiro Setor 5° Turismo e Lazer 5° Instituições Financeiras Fonte: Pesquisa CFA 2006

A Sociedade precisa de ADMINISTRADORES que: Solucionem problemas; Tenham foco global nos negócios; Possuam habilidades para lidar com pessoas; Busquem o autoconhecimento; Busquem o autodesenvolvimento (aprender a aprender); Sejam gestores de oportunidades

E de ADMINISTRADORES com: Credibilidade profissional; Sólida formação acadêmica; Habilidades, Competências e Atitudes desenvolvidas e caracterizadas; Empreendedorismo como base de preparo profissional; Atuação Ética e comprometida com a Sociedade.

IDENTIDADE DO ADMINISTRADOR Profissional com visão sistêmica da organização para promover ações internas criando sinergia entre pessoas e recursos disponíveis e gerando processos eficazes.

Considerações finais: O mundo atravessa um período de mudanças aceleradas... As relações entre as pessoas e as empresas estão se transformando... Um novo cenário para a humanidade se desenha diante de nossos olhos....

Considerações finais: A importância do Administrador profissional é cada vez mais reconhecida pela Sociedade; Não existe mais espaço para a gestão amadora; A qualidade da formação acadêmica e a educação continuada são elementos cruciais para o pleno exercício profissional do Administrador.