ESTÁGIO INTEGRAL: UM APRENDIZADO DIFERENCIADO DE CIÊNCIAS Vinícius Gomes de Costa 1,2 ; André Scarambone Zaú 1,3 1 - Laboratório de Ecologia Florestal.

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ESTÁGIO INTEGRAL: UM APRENDIZADO DIFERENCIADO DE CIÊNCIAS Vinícius Gomes de Costa 1,2 ; André Scarambone Zaú 1,3 1 - Laboratório de Ecologia Florestal - LEF, Departamento de Botânica, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Av. Pasteur 458 – Sala 402. Urca, Rio de Janeiro, RJ. CEP: ; 2 - Bolsista Permanência – DACE/UNIRIO; 3 - Coordenador INTRODUÇÃO No contexto das atuais diferenças sociais, o auxílio a pessoas com maiores necessidades são ações que ajudam a impulsionar e tentam nivelar as chances de todos terem uma melhor formação profissional. Com a intenção de melhor formação dos discentes da UNIRIO, a PROEX possui um programa de Bolsa Permanência para auxiliar alunos com uma demanda, muitas vezes primordial, de ajuda financeira. As atividades foram desenvolvidas com o intuito de proporcionar uma melhor formação discente, não só na área de trabalho específica, como na formação ética e social. As atividades foram desenvolvidas com o intuito de proporcionar uma melhor formação discente, não só na área de trabalho específica, como na formação ética e social. CONTEXTO Os trabalhos são realizados no Laboratório de Ecologia Florestal (LEF). Referem-se à atividades de técnico-administrativas, de pesquisa, e incluem também participação em projeto de extensão de Educação Ambiental do mesmo laboratório. Atividades do Projeto de Educação Ambiental no PARNA Tijuca Monitoria da Disciplina Ecologia Básica CONCLUSÃO Todo trabalho proporcionado pelo auxilio recebido com a Bolsa Permanência resultou na formação de um cidadão crítico, consciente, compromissado ética, social e ambientalmente. Certamente, sem a possibilidade de recebimento da bolsa de permanência e, conseqüentemente, da dedicação total às atividades da Universidade, o processo formativo teria se dado de forma totalmente diferente. RESULTADOS Com os dados obtidos nos trabalhos em campo foram realizados, junto à equipe do LEF, resumos e outros trabalhos escritos que demandaram organização e analise estatística dos dados de campo. Resultaram em 5 resumos e pôsteres apresentados em diferentes eventos científicos. No semestre em curso grande investimento está sendo realizado na preparação de um projeto específico que é, em grande parte, resultado das experiências cientificas e pessoais, vivenciadas com a equipe do LEF, e na UNIRIO. Somos apenas simples aprendizes no qual o mestre é a vida a qual escolhemos. RESULTADOS Foram executadas atividades relacionadas à manutenção e organização dos equipamentos de informática, laboratoriais e de campo do LEF. Também foram realizadas atividades de auxilio na monitoria da disciplina Ecologia Básica ofertada aos cursos de Ciências Biológicas e Biomedicina. Com os trabalhos de campo foram obtidas experiências únicas e essenciais para a formação discente, possibilitando conhecimentos relacionados com a área específica de trabalho. Na participação do projeto de Educação Ambiental também foram realizadas inúmeras atividades que contribuíram enormemente para a consolidação dos valores discutidos em sala de aula e nas atividades corriqueiras do laboratório Trabalhos de Rotina no LEF Trabalhos de Campo do LEF no PARNA Tijuca