Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof.º Ary Jr. e Prof.ª Danielle Singh
Advertisements

MEMBRO SUPERIOR PROBLEMAS MAIS COMUNS.
AMPLITUDE DE MOVIMENTO
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
Técnicas de Mobilização e Manipulação Articular INTRODUÇÃO
Iuri severo Enzo Humberto Cristiano Maglioli
Exercícios Físicos.
Flexibilidade.
Liga Pernambucana de Emergências Projeto de Extensão
Imobilismo.
Alongamento Prof. Kemil Rocha Sousa.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Alongamento (Continuação)
Deficiência de amplitude de movimento e mobilidade articular.
Ao final desta lição os participantes serão capazes de:
LESÕES MUSCULARES E ARTICULARES
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS TRAUMA DE EXTREMIDADES
Atendimento em Campo Fraturas e Luxações
FISIOTERAPIA Músculo - Esquelética
Centro Medicina Desportiva De Lisboa
Como manter uma Boa Postura?
Massoterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
Trabalho de Atletismo Unidade III
Lesões musculoesquelética
Entorses, Luxações e Fraturas
Fraturas e Imobilizações
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
LIBERAÇÃO MIOFASCIAL.
TMSA PROF: Rodrigo Paiva
Microdiscotomia lombar e sua reabilitação
Fisioterapia Trabalho realizado por: Marcelo Amorim Marcelo Paiva
FRATURAS e LUXAÇÕES.
Estenose lombar degenerativa
Exercício Passivo Definição: Exercícios em que o movimento é produzido inteiramente por uma força externa. A força externa pode vir da gravidade, de uma.
Fusão da coluna lombar - Artrodese Eletiva
Metas do Exercício Terapêutico
Osteoartrose Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
Trauma no Esporte Ac. Márcio Custódio Borges.
Diretrizes gerais tratamento coluna
Massoterapia.
Somente Os Vingadores não se ferem
FRATURAS DOS MEMBROS SUPERIORES EM CRIANÇAS
Prof. Erika Meirelles de Castro
Eduardo de Melo C. Rocha Disciplina de Reabilitação FCMSCSP
HIDROCINESIOTERAPIA: CONDIÇÕES MÚSCULO ESQUELÉTICAS E NEUROMUSCULARES
A UTILIZAÇÃO DA HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015
Componente Curricular: Primeiros Socorros
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015.
LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO
Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015
PROFª MARIA AMÉLIA, ARETUZA, CAROLINE, LORENA E BRUNA ROSA
Prof. Marco Antonio Basso Filho
Distúrbios Musculoesqueléticos
BANDAGENS E ATADURAS Ataduras são faixas confeccionadas para acomodar uma parte específica do corpo. A maioria é confeccionada de algodão, musseline.
Lesões mais frequentes no futebol
Fisioterapia na Ortopedia e na Traumatologia
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
ÓRTESES DE MEMBROS SUPERIORES
Métodos de Avaliação Osteomioarticular Caso Clínico: Tornozelo
LESÕES ARTICULARES Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
ALONGAMENTO.
Iso-Stretching Juliana Carvalho.
Transcrição da apresentação:

Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015 UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015

BANDAGEM FUNCIONAL As aplicações de Bandagens seguem um padrão individual e definido. Para se aplicar é necessária prática e um ótimo entendimento da anatomia e biomecânica. Seu principal objetivo é restringir ou prersevar movimento indesejado de uma articulação ou segmento que esteja sendo tratado pelo profissional.

BANDAGEM FUNCIONAL A aplicação de bandagens nos atletas iniciou-se na Grécia Antiga berço dos esportes; No século X a.C. arqueiros faziam Bandagens nos punhos. Hipócrates: utilização de bandas de algodão para tratar e prevenir a contaminação de feridas; As experiências mostram que as bandagens associadas ao tratamento fisioterapêutico, são capazes de acelerar o processo de cura e evitar traumas ou recidivas.

Terminologia Internacional Utilizada Para As Bandagens BANDAGE Técnica de imobilização do tipo contínuo; TAPE Esparadrapo para imobilizar ou imobilização rígida; TAPING Técnica de imobilização com esparadrapo (tiras);

OBJETIVOS Proteção de estruturas com funções nobres (Ombro, Joelho, tornozelo e coluna lombar); Seletividade e orientação do movimento devido ao posicionamento da mesma; Manutenção da mobilidade; Presevar as estruturas selecionadas; Trabalhar a prevenção.

INDICAÇÃO Estiramento e contusão muscular; Lesões ligamentares; Lesões tendinosas; Lesões musculares; Luxações e Subluxações Lesões capsulares; Fraturas; Edemas; Algia; Lesões da coluna vertebral.

CONTRA-INDICAÇÃO Lesões de pele; Fraturas completas e recentes; Lesões não diagnosticadas; Grandes ferimentos abertos; Alergia a materiais adesivos; Problemas circulatórios de Retorno; Alterações sensitivas;

CUIDADOS Deve ser retirada em casos de: Reação alérgica; Aumento da dor; Aumento do edema/derrame articular; Palidez ou cianose das extremidades Parestesias.

DEFINIÇÃO O Kinesio Taping é uma técnica de gravação de reabilitação definitiva, que é projetado para facilitar o processo de cura natural do corpo , proporcionando apoio e estabilidade aos músculos e articulações sem restringir o alcance do corpo de movimento , bem como proporcionar a manipulação prolongada dos tecidos moles para prolongar os benefícios de terapia manual administrado dentro do ambiente clínico.

DEFINIÇÃO Ao direcionar diferentes receptores dentro do sistema somatossensorial , Kinesio alivia a dor e facilita a drenagem linfática por microscopicamente levantando a pele. Este levantamento afetar formas circunvoluções na pele , aumentando assim o espaço intersticial e permitindo uma diminuição da inflamação das áreas afetadas.

FUNÇÃO Diminuir a dor e sensação de desconforto, melhorar a contração muscular, reduzir a fadiga muscular e incidência de câimbras além de melhorar a circulação sanguínea, ajustar/corrigir desalinhamentos articulares, reposicionar estruturas em encurtamento, normalizar o eixo de movimento de uma articulação e aliviar tensões mecânicas ai exercidas.

APLICAÇÃO Conforme a posição que se aplica a bandagem tem como objetivo de estimular uma contração muscular ou se inverter a colocação, um relaxamento. Origem para inserção você ativa a ação muscular; Inserção para origem inibe a ação muscular.

APLICAÇÃO Diagnóstico clínico determinando o tipo de lesão. Cuidado com os ferimentos. Tricotomia; Posicionamento; Recorte das bordas laterais; Preparação da Bandagem; Prática; Confiança e paciência;

TESOURA

TÉCNICAS UTILIZADAS Âncoras: manobra inicial para aplicação da técnica, cujo objetivo é fornecer um ponto de fixação para futura aplicação de outras tiras de bandagens;   Tiras Laterais: tiras empregadas com o objetivo de estabilizar o seguimento e/ou articulação, têm origem e fixação no sentido médio/lateral ou proximal/distal ; Travas e “figuras-oito”: tiras utilizadas no travamento específico de determinada articulação com o intuito de evitar movimentos articulares excessivos, tem a origem e fixação no mesmo ponto; Trava em “X”: Duas tiras em forma de “X”, com o intuito de evitar movimentos articulares excessivos, têm origem e fixação cruzadas ; Fechamento: manobra final da aplicação da bandagem para finalizar o procedimento, com objetivo estético.

BENEFÍCIOS Normaliza a força muscular; Auxilia no correto posicionamento das articulações; Melhora a circulação sanguínea e linfática; Reduz dores musculares. Aumenta fluxo sanguíneo na Área da lesão.

CARACTERÍSTICAS Hipoalergênica, feita de algodão. Não contém latex. Não possui medicamento em sua composição. Elasticidade semelhante à da pele, possibilita a transpiração normal dos poros e proporciona conforto e flexibilidade. Resistente à água, pode ser usada durante o banho e em qualquer atividade aquática. Disponível em seis cores: preta, branca, azul, verde, rosa e bege.

HEMATOMA

EDEMA

DRENAGEM DE EDEMA

LUXAÇÃO E SUBLUXAÇÃO

MMII

COLUNA VERTEBRAL

COLUNA VERTEBRAL

ESCOLIOSE