Beneficiamento O beneficiamento se refere a todas as etapas, pós-colheita, de preparação da semente para comercialização; manipulação; pré-limpeza; secagem;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAPEL E CELULOSE QUÍMICA INDUSTRIAL II
Advertisements

principais fases é técnicas de processamento da indústria de alimentos
Tecnologia dos Produtos de Origem Vegetal
Cultivo de plantas medicinais
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito elétrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
Sedimentação e Operações Afins
Operações preliminares
Daniel Kramer Fernanda Voltam Livia Matuda Tatiane Pereira
TRABALHO DE ARMAZENAMENTO E BENEFICIAMENTO DE GRÃOS
Segurança Alimentar Profª: Bruna Gratão.
Importância da leitura do rótulo
AMOSTRAGEM.
Boas práticas para a produção de bivalves – Ria Formosa
Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar
Trabalho de Área de Projecto – 8ºB
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
VALORIZAÇÃO DO PESCADO DOS AÇORES
Universidade Federal de Viçosa
Boas Práticas de Processamento e Armazenagem
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
– Beneficiamento e Classificação –
TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTA
Processo de Reciclagem do Vidro
PLANTIO.
OPERAÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR
WORKSHOP Sementes De Forrageiras Tropicais: Parte 1 Do beneficiamento à comercialização – aspectos normativos Engº Agrº Sérgio Paulo Coelho Engª Agrª.
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CUSTOS EM RESTAURANTES
PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Movimentação de Carga, Equipamentos e Unitização Aula 08 Professores: Alcione Dolavale, Helio Valim e Patrick Nunes.
Métodos de controle da poluição atmosférica
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
OPERAÇÕES TERMINAIS ARMAZENS PLT Cap. 43
Processamento e Conservação de Alimentos de Origem Vegetal - Cereais
EMBALAGEM REEMBALAGEM SEMENTES TRATADAS MISTURA DE SEMENTES
HIGIENE NA OPERAÇÃO CARNES EM GERAL.
Logística Embalagens e Distribuição Física
A Gestão de Higiene Tim Hogg ESB-UCP 2002 A gestão da higiene Autocontrolo incluindo HACCP Boas Práticas de Higiene Boas Práticas de Fabrico Gestão.
Santana do Livramento/RS
GRUPO: Demian Lage Lucas da Silva Lia Oswaldo Sasaki Jr Renato Kenji Mizutani 1347 Sebastião R. Diniz Jr Professor: Júlio Navarro.
TRATAMENTO DO LODO DE ETES
Wondershare DemoCreator
Esgotos Planeta Água: poluição
FUNDIÇÃO.
CÁLCULO DO NÚMERO DE DORNAS
Profº Eduardo Batman Júnior
GESTÃO DE EQUIPAMENTOS
CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
Centrífuga de cesta vertical
REPROGRAFIA Etapas de reprodução da Microfilmagem
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
1 - Vegetação árborea.
COLETORES GRAVITACIONAIS E CICLONES Prof. Marcelo José Raiol Souza
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 9. Acessórios.
Gestão de Armazenagem e Movimentação (parte 2b)
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Formulários.
O PAPEL DO VAREJO NA GARANTIA DA QUALIDADE DOS MINIMAMENTE PROCESSADOS Sílvia Santaella.
Qualidade de Sementes Qualidade genética
Sistema Logístico e de Materiais
Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -
Packing House.
PÓS-COLHEITA SECAGEM DE GRÃOS E GRÃOS SEMENTES
ARMAZENAGEM CARGAS, EMBALAGENS E UNITIZAÇÃO
AMOSTRAGEM Objetivo: Tipos de amostras: Amostra simples
Pré-tratamentos do leite:
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
Bombas.
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
A importância da Embalagem como Vantagem Logística
Transcrição da apresentação:

Beneficiamento O beneficiamento se refere a todas as etapas, pós-colheita, de preparação da semente para comercialização; manipulação; pré-limpeza; secagem; Limpeza; padronização para melhorar a qualidade física; Tratamento; embalagem

VANTAGENS DO BENEFICIAMENTO Realça as boas características do lote; Concorre para o aprimoramento do lote; Maior facilidade de venda; Aumento de qualidade;

OBJETIVOS DO BENEFICIAMENTO Separação completa: remoção de toda impureza que acompanha a boa semente; Mínima perda de sementes: durante todas as fases do beneficiamento, algumas boas sementes são removidas juntamente com as impurezas; Melhoramento de qualidade: a melhoria da qualidade não se deve restringir à remoção de impureza; também são eliminadas sementes rachadas, quebradas, danificadas por insetos;

eficiência: visa-se obter o máximo de capacidade com efetiva separação; mínimo dispêndio de trabalho: o volume de trabalho está diretamente relacionado com o custo operacional que não pode ser recuperado posteriormente.

Operações de Beneficiamento Recepção ; Pré-limpeza ; Limpeza ; Separação e classificação; Armazenagem.

Recepção As sementes chegam à UBS: Sacos; Granel;

Pré -Limpeza Vantagens da pré-limpeza: Permite e facilita o transporte das sementes pelos elevadores, eliminando também o problema da passagem das sementes pelas moegas; Proporciona aumento de rendimento quantitativo e qualitativo das máquinas que realizarão as outras operações de beneficiamento, porque permite a essas máquinas trabalharem com carga uniforme e regulagem mais eficiente; quanto mais tempo estes materiais estiverem em contato com as sementes, o produto correrá maiores riscos de interferência em sua qualidade.

Remove materiais verdes e palhas evitando fermentações e retirando material com alto teor de água. Se a semente tiver de passar por secagem, tanto natural como artificial, terá o tempo gasto nesta operação diminuído; Diminui o pó na unidade de beneficiamento.

Escarificação Antes de seguirem para o processo de limpeza algumas forrageiras leguminosas necessitam sofrer escarificação; consiste no rompimento ou abrasão do tegumento da semente, para torná-lo permeável, permitindo sua germinação.

Limpeza Operação muito semelhante à de pré-limpeza, com o conveniente de ser muito mais precisa, pois consta da separação rigorosa de todo o material indesejável que acompanham as sementes; no caso, uma mesa gravitacional, que realiza a separação das sementes conforme o peso específico da mesma, o que garante uma semente mais limpa.

Mesa densimétrica As sementes de menor peso específico, frequentemente de menor qualidade, são descarregadas na parte baixa da zona de descarga da mesa densimétrica; É, geralmente, utilizada no final da linha de beneficiamento. A semente classificada por tamanho, passará pela mesa de gravidade, que irá completar a sua limpeza física e fornecer uma classificação gradual com relação à sua densidade.

O peso das sementes de gramíneas forrageiras é muito baixo e por isso a coluna de ar tem de ser muito reduzido; Normalmente, vem muita terra junto com as sementes a qual penetra no interior da máquina quebrando rolamentos e danificando o seu funcionamento;

Embalagem A escolha da embalagem adequada é fundamental para a conservação das sementes; deverão ser acondicionadas em embalagens novas, de papel multifoliado, algodão branco, juta ou polipropileno trançado ou qualquer outro material aprovado pela pesquisa oficial e atender às exigências constantes da legislação; O peso líquido contido na embalagem deverá ser de no máximo 50 kg;

O produtor, após beneficiar e embalar a semente em sacaria definitiva deverá manter os lotes identificados com uma placa de onde conste no mínimo: espécie e cultivar, nº do lote, safra, número de sacos e peso líquido contido nas embalagens.