Capítulo 5 – Coleta e Processamento de Dados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Rogério Sorvillo.
Advertisements

Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
PESQUISA DE MARKETING 10a Aula
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Metodologia Científica
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
PLANEJAMENTO DA PESQUISA
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
Pesquisa de Mercado.
SUPPER RISSUL FILIAL 019: INCREMENTO NAS VENDAS E AUMENTO DO ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR 2º semestre 2009.
PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Pesquisa em Marketing.
MEDIDAS E INSTRUMENTOS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS
Pesquisa HOSS, Osni.
Definição e critérios de elaboração
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
O processo de pesquisa de mercado
PESQUISA CIENTÍFICA “É um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer.
PROJETO DE PESQUISA PROPOSTA OBJETIVO PÚBLICO ALVO OU UNIVERSO
Práticas Investigativas
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
ETAPA DA COLETA DE DADOS
Tutorial de Inscrição para novos membros. Guia Passo a Passo.
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Pesquisa de mercado Fases da pesquisa: Elaboração Coleta Análise Registro.
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil.
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
COMO ELABORAR QUESTIONÁRIOS
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Vantagens de usar questionários Um modo eficiente de coletar dados As respostas são facilmente tabuladas e os dados conseguidos fáceis de analisar Podendo.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
TÍTULO Subtítulo (se tiver)
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Entrevista.
Introdução ao Trabalho Científico
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 7 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
PESQUISA DE MARKETING – Conceito e Processo
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
Etapas do VT de Pesquisa de Marketing 1.Definição do problema ✔ o Discussão com TD; o Entrevista com Especialistas; o Dados Secundários o Pesquisa Qualitativa.
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 9 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
Prática Investigativa 2
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Capítulo 7 – Comunicação em Pesquisas
Capítulo 2 – Tipos, Fontes e Formas de Coleta de Dados
Conceitos de amostragem
Observação Direta Intensiva e Observação Direta Extensiva
Pesquisa de Marketing ou Pesquisa Mercadológica
Instrumentos de Coletas de Dados
PROFESSORA RITA A. ANDRADE
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Prêmio2011 Resultado Gerais. Pesquisa - Prêmio ABREME Metodologia.
Prêmio2009 Relatório de Dados. Metodologia Pesquisa - Prêmio ABREME – 2009.
Prêmio2013 Resultado Gerais. Pesquisa - Prêmio ABREME Metodologia.
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
Coleta de dados questionário.
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGAÇÕES SOBRE SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA Objetivos da aula: 1. Discutir e registrar as etapas de uma investigação científica.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 5 – Coleta e Processamento de Dados

Definição de coleta de dados Coleta e Processamento de Dados Definição de coleta de dados A coleta de dados é a fase em que são efetuados os contatos com os respondentes, aplicados os instrumentos, registrados os dados, efetuada uma primeira crítica do preenchimento e enviados para a central de processamento de dados.

Cronograma das atividades de coleta de dados Coleta e Processamento de Dados Cronograma das atividades de coleta de dados Atividade Início/ Término Nº de dias disponíveis Instrumento e material para pré-teste Amostra para pré-teste Realização do pré-teste Avaliação dos resultados do pré-teste Reformulação dos instrumentos Impressão do instrumento Recrutamento, seleção e contratação de entrevistadores Material para treinamento Treinamento dos supervisores e dos entrevistadores Aplicação dos instrumentos Crítica no campo Crítica no escritório Checagem Elaboração do relatório final de coleta de dados

Validade Confiabilidade Coleta e Processamento de Dados Validade A validade de uma medição refere-se a quanto o processo de medição está isento, simultaneamente, de erros amostrais e erros não amostrais. Confiabilidade A confiabilidade de uma medição refere-se a quanto o processo está isento apenas dos erros amostrais.

Definição de Processamento dos Dados Coleta e Processamento de Dados Definição de Processamento dos Dados O processamento dos dados compreende os passos necessários para transformar os dados brutos coletados em informações (dados processados) que permitirão a realização das análises, interpretações e conclusões.

Fases do Processamento dos Dados Coleta e Processamento de Dados Fases do Processamento dos Dados Crítica. Checagem. Codificação. Digitação. Tabulação ou processamento.

A crítica deve analisar e avaliar se cada instrumento preenchido está: Coleta e Processamento de Dados A crítica deve analisar e avaliar se cada instrumento preenchido está: Completo Preciso Legível e compreensível Uniforme Consistente

Coleta e Processamento de Dados Checagem A checagem visa avaliar a qualidade e veracidade do trabalho de campo e compreende entrar em contato com uma amostra de entrevistados de cada entrevistador, podendo variar de 10% a 30% do total da amostra pesquisada.

Coleta e Processamento de Dados Codificação A codificação é o procedimento técnico pelo qual os dados são categorizados. Através da codificação, os dados brutos são transformados em símbolos, que podem ser contados e tabulados. Os procedimentos para codificação serão diferentes se as respostas a serem codificadas forem de uma questão fechada ou aberta.

Exemplos de questões fechadas precodificadas Coleta e Processamento de Dados Exemplos de questões fechadas precodificadas Sexo? Masculino Feminino 1 2 4 Qual seu estado civil? Solteiro Casado Desquitado/ divorciado/ separado Viúvo 5 4 3 2 1

Codificação de questões abertas Coleta e Processamento de Dados Codificação de questões abertas Consiste em codificar as respostas verbais dadas pelos respondentes durante a entrevista, o que pode ser feito através de dois procedimentos: preparar a priori um bem desenvolvido esquema de codificação; esperar pelo término do campo e, a partir das verificações das respostas, ir construindo o esquema de codificação.

Regras e convenções para codificação Coleta e Processamento de Dados Regras e convenções para codificação (continuação) nunca utilizar o zero como opção de resposta, isto pode gerar muita confusão no processamento, estabeleça e utilize um código padronizado para diferentes tipos de não-respostas, por exemplo: Tipo de não-resposta Código Não sabe/ Não tem opinião 90 ou -1 Não respondeu/ Recusa 91 ou -2 Não se aplica 92 ou -3 Dado excluído pela crítica 93 ou -4 (dos dois conjuntos de possibilidades exemplificadas, a utilização de códigos com números negativos é mais segura)

Regras e convenções para codificação Coleta e Processamento de Dados Regras e convenções para codificação (continuação) Exemplo: Dos itens apresentados a seguir, assinale aqueles que você leva em consideração na escolha do café que consome: 10 14 Sim 1 Sim 1 Pureza Textura Não Não 2 2 11 15 Sim 1 Sim 1 Sabor Torrefação Não Não 2 2 12 16 Sim 1 Sim 1 Aroma Embalagem Não Não 2 2 13 17 Sim 1 Sim 1 Qualidade Marca Não Não 2 2

Atividade Estruturada 2 – valor: 2,0 / Entrega: AV2 - Atividade individual ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO DE PESQUISA DE MERCADO Organizar as etapas 1 a 3 da Pesquisa de mercado, seguindo o modelo. MODELO (exemplo) Etapa 1  - Qual é o objetivo principal de sua Pesquisa? (dado pelo professor a cada aluno) Abrir uma loja de conveniência num determinado bairro. Etapa 2  - O que se pretende descobrir? (mínimo: 3 objetivos) 1. Verificar a existência de supermercados nas proximidades e avaliar a aceitação deles 2. Verificar a existência e a quantidade de lojas de conveniência no bairro 3. Verificar o potencial econômico de consumo das imediações.   Etapa 3  - Elaboração do questionário – mínimo: 3 perguntas abertas e 3 fechadas (exemplos) Qual é a principal vantagem do supermercado onde a senhora costuma comprar? E as desvantagens? A senhora sabe dizer se existe alguma loja de conveniência aqui perto ou neste bairro? Se respondeu SIM. A senhora costuma comprar lá? Que produtos? Por que? Se respondeu NÃO. Se tivesse algum loja por perto, que produtos gostaria que tivesse? (...) As perguntas deverão ser ABERTAS e FECHADAS. Não incluir perguntas demográficas (nome, sexo, renda, classe social, faixa etária, estado civil, etc)