Evolução do Pensamento Administrativo Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
O Processo decisório como tentativa de solucionar um problema Frustração Irritação Percepção de diferença entre situação ideal e real Perspectiva de prejuízo Interesse Desafio Perspectiva de recompensa PROBLEMA D E C I S Ã O OPORTUNIDADE
Etapas do processo decisório Problema Decisão Execução Nova situação Figura 5.1 Uma decisão é uma escolha para enfrentar um problema. A decisão conduz a outra situação, que pode exigir novas decisões.
Processo decisório Problema Decisões cabíveis Avaliação Alternativas Causas do problema Alternativas possíveis Alternativas Diagnóstico Um análise global do processo Busca de novas idéias
Fase do processo de tomada de decisão Técnicas 5 – Avaliação da decisão Análise de vantagens e desvantagens Árvore de decisões Análise do campo de forças 4 – Escolha de uma alternativa Ponderação de critérios Análise do ponto de equilíbrio 3 – Geração de alternativas Brainstorming Brainwriting MDPO ou paradigma de Rubinstein 1 – Identificação do problema ou oportunidade 2 – Diagnóstico Diagrama de Ishikawa Princípio de Pareto
PROBLEMA OU OPORTUNIDADE PERGUNTAS ETAPAS TÉCNICAS Como implementar a escolha? Qual alternativa é melhor? Quais suas vantagens e desvantagens? Quais as alternativas Explicitação e ponderação de critérios Análise do campo de forças Análise de vantagens / desvantagens Árvore de decisões Quais os objetivos da decisão? Quais as prioridades ? Qual o problema ou oportunidade? Paradigma de Rubinstein Diagrama de Ishikawa Análise de urgência e importância Princípio de Pareto DECISÃO ALTERNATIVAS DIAGNÓSTICO PROBLEMA OU OPORTUNIDADE Quadro 5.3 Fases e técnicas do processo estruturado de tomar decisões.
Quais as causas dos problemas na produção ? Diagrama Ishikawa Produção Maquinário Quais as causas dos problemas na produção ? Meios Materiais
Exemplo de Diagrama Ishikawa Quais as causas dos acidentes na produção? Operador negligente Mal conservadas Desconhece as normas Sem EPI Insuficiente Sem equipamento Sem treinamento adequado Sem conservação Manutenção insuficiente Controle Máquinas Produção
Princípio de Pareto CAUSAS EFEITOS 20% das causas 80% dos efeitos Poucas causas significativas 20% das causas 80% dos efeitos 80% das causas Muitas causas insignificantes 20% dos efeitos
Organizando informações em uma estrutura de causas e efeitos. Como melhorar o desempenho da sorveteria ABC ? VARIÁVEIS (que podem ser mudadas ?) EFEITOS DESEJADOS (a serem atingidos) ABC Qualidade do atendimento Limpeza Preço PARÂMETROS (Não pode ser alterado ?) Vendas altas Retorno do clientes Novos clientes Local da sorveteria
Avaliação por critérios poderados Alternativas Critério Preço Peso 3 Conforto Peso 1 Critério Durabi-lidade Critério Desem-penho Critério Assis-tência Total de pontos MODELO A 2 10 9 1 32 MODELO B 3 8 30 MODELO C 4 6 29
Análise do ponto de equilíbrio Receita de vendas Lucro Prejuízo Custo Total 200 100 400 300 600 500 5 10 15 20 25 30 35 40 Custo Fixo Custo Variável
Decisões racionais e emocionais PROCESSO RACIONAL PROCESSO INTUITIVO Problema Diagnóstico Alternativas Decisão Avaliação Opinião e emoções Informação e objetividade
Participação da equipe nas decisões LÍDER EQUIPE Decisões autocráticas Decisões compartilhadas Decisões delegadas
Bibliografia Maximiano, A.C.A. Introdução à administração. 6ª. São Paulo: Atlas, 2004.