Motores a Pistão Ciclo OTTO simulação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A teoria Cinética da Materia (III)
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DIMENSIONAIS DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
Análise do Lugar das Raízes Introdução. 6. 2
Motores. Foto cortesia da DaimlerChrysler Motor do Jeep Grand Cherokee 2003.
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
Movimento Circular Uniforme
Constituição dos motores de combustão interna
Desenvolvimento dos motores de combustão
Cap. 9 – Sistemas de potência a gás
TERMODINÂMICA.
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
PRESSIONE F5 PARA EXIBIÇÃO
MEDIÇÃO 3 Prof. Cesário.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Motor de 2 tempos 1ºTempo : A mistura gasolina-ar explode e empurra o êmbolo para baixo, uma nova mistura entra no cárter pela janela de admissão. O êmbolo.
PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Motores de Combustão Interna
Análise do Lugar das Raízes
Motor Otto Produzido por Raphael Cambas
Ricardo S. Pereira, Manoel F.M. Nogueira e Francisco David L. Silva
(ciclo de Carnot, cont.) Exemplo 1
Introdução ao estudo dos motores
Equilíbrio de um corpo extenso
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
Folgas de Atividades.
Desempenho de Motores a Pistão
Máquinas térmicas.
Introdução a Motores a Pistão Motores do tipo Quatro Tempos
Parâmetros de Desempenho de Motores a Pistão
CICLO DIESEL.
Desempenho de Motores a Pistão Modelo Algébrico de Desempenho de
1a Lei para Sistemas Abertos e Ciclos de Potência
TEORIA DA HÉLICE E APLICAÇÕES
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Cilindro É no seu interior que ocorre a combustão da mistura (ar-combustível) e a expansão dos gases queimados. É no seu interior que desliza o pistão.
Compressores Alternativos From HOWDEN.
TRATAMENTO DE MINÉRIOS III - LABORATÓRIO
Uma maravilha da engenharia Avanço automático No início eram dois canais: O Canal Forth e Clyde foi construído em 1777 entre os portos Grangemouth e.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Motores a combustão interna e a Transmissão de sua potência
Clicar nos números para
Constituição dos Motores de Combustão Interna
MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA
Motores de combustão interna
Semana 3 CICLOS TERMODINÂMICOS PRÁTICOS.
CARACTERÍSTICAS DIMENSIONAIS DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira
Tratores agrícolas Constituição
Máquinas Térmicas e Sistemas Refrigeradores
Como funciona um motor?.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Bombas.
Controle de Sistemas Dinâmicos Sistemas de Controle - Implementação analógica Fevereiro Departamento de Eletrotécnica MA9 - Análise pelo método.
A Matemática Atuarial Em uma linguagem bastante simplista, poderíamos dizer que os cálculos atuariais combinam os princípios da Estatística com a Matemática.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS:PROFª CINOBELINA ELVAS CURSO:ZOOTECNIA DISC:MAQUINAS M.AGRICOLAS Prof.ªNEISVALDO CICLO DIESEL DISCENTES: Glaycyane.
Introdução Funcionamento O que é? Consequências Motivo do uso?
Motor de combustão interna
TERMODINÂMICA Prof. Rangel.
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Nildimar Gonçalves Madeira Licenciado em Ciências Agrícolas, UFRRJ, 1986 Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, UNEC,
Transcrição da apresentação:

Motores a Pistão Ciclo OTTO simulação Profa Cristiane Aparecida Martins Engenharia Aeronáutica

O ciclo de Otto se completa em quatro tempos ou duas voltas do eixo de manivelas (giro de 720 graus, durante as quais os pistões recebem apenas um impulso motor)

A duração de um comando refere-se ao tempo que as válvulas permanecem abertas, sejam elas de admissão ou escapamento, e sua medida e dada em graus medidos direto no virabrequim. Levando em consideração um giro de 360° do virabrequim do motor, fixamos o 0° como sendo o ponto morto superior (PMS), conseqüentemente o ponto morto inferior (PMI) ficará em 180°. Para calcularmos a duração de um comando giramos o virabrequim do motor e anotamos os pontos em graus onde ocorrem o inicio e final da admissão e inicio e final do escape. Considerando um exemplo poderíamos encontrar tipicamente os seguintes pontos:

Início de admissão 12º APMS Antes do ponto morto superior Fim da admissão 38° DPMI Depois do ponto morto inferior Início de escape 42° APMI Antes do ponto morto inferior Fim do escape 8° DPMS Depois do ponto morto superior Observamos que a válvula de admissão inicia sua abertura a 12° antes do ponto morto superior e volta a fechar depois que o virabrequim girou 38° depois do ponto morto inferior. Considerando que o virabrequim irá girar 180° para sair do ponto morto superior e atingir o ponto morto inferior, podemos calcular a duração deste comando hipotético como sendo: Duração = Início Admissão + 180° + Fim Admissão = 12° + 180 + 38° = 230°

Observamos que a válvula de admissão inicia sua abertura a 12° antes do ponto morto superior e volta a fechar depois que o virabrequim girou 38° depois do ponto morto inferior. Considerando que o virabrequim irá girar 180° para sair do ponto morto superior e atingir o ponto morto inferior, podemos calcular a duração deste comando hipotético como sendo: Duração = Início Admissão + 180° + Fim Admissão = 12° + 180 + 38° = 230°

As modificações são as seguintes: Avanço na Abertura da válvula de Admissão (AvAVA); Atraso no Fechamento da válvula de Admissão (AtFVA); Avanço de ignição; Avanço na Abertura da válvula de Exaustão (AvAVE); Atraso no Fechamento da válvula de Exaustão (AtFVE); As modificações acima, são feitas para as condições de voo de cruzeiro. Como as demais condições (Marcha lenta, decolagem, etc) são transitórias, admite-se uma eficiência não ideal nesses casos.

Avanço na Abertura da Válvula de Admissão Avanço na Abertura da Válvula de Admissão - Conforme mostra a figura abaixo (Imagem 2), este avanço é a antecipação do inicio da abertura da válvula de admissão, para que ela esteja totalmente aberta quando o pistão atingir o PMS. Esse avanço é medido em graus em relação ao moente do eixo de manivelas. No exemplo abaixo, o avanço é de 15º (graus)

Atraso no Fechamento da Válvula de Admissão(AtFVA) Atraso no Fechamento da Válvula de Admissão(AtFVA) - A válvula de admissão é fechada um pouco depois do pistão ter atingido o PMI. Isso é vantajoso porque permite à mistura continuar entrando no cilindro devido à inércia da mistura que se encontra ainda no tubo de admissão

MODIFICAÇÕES NO PONTO DE IGNIÇÃO A ignição deve ocorrer antes do PMS, por que a mistura leva certo tempo para se queimar. Portanto a combustão no motor real inicia-se no segundo tempo (compressão) e termina no terceiro (tempo motor). Como a velocidade da combustão é constante, o avanço de ignição deve ser tanto maior quanto maior a velocidade de rotação do motor.

Avanço na Abertura da Válvula de Exaustão (AvAVE) Avanço na Abertura da Válvula de Exaustão (AvAVE) - A válvula de escapamento é aberta antes do pistão atingir o PMS, para que os gases comecem logo a escapar e não exerçam muita oposição quando o pistão iniciar o curso ascendente logo a seguir

Atraso no Fechamento da Válvula de Exaustão (AtAFE) Atraso no Fechamento da Válvula de Exaustão (AtVFE) No final do escapamento, os gases queimados continuam a sair mesmo quando o pistão chega ao PMI, devido a inércia. O atraso no fechamento da válvula tem a finalidade de aproveitar esse fato, para melhorar a expulsão dos gases.

CRUZAMENTO DE VÁLVULAS Quanto maior o Overlap, melhor será o rendimento do motor em altas rotações, mas por outro lado, em baixas rotações o desempenho fica prejudicado. CRUZAMENTO DE VÁLVULAS É o nome dado a situação que ocorre no início da admissão, quando as duas válvulas ficam abertas simultaneamente, devido ao avanço na abertura da válvula de admissão e o atraso de escapamento.

Exercício 1 - entregar Estude o comportamento do motor 4 tempos, considerando cada uma das seguintes condições: Avanço na Abertura da válvula de Admissão (AvAVA); Atraso no Fechamento da válvula de Admissão (AtFVA); Avanço de ignição; Avanço na Abertura da válvula de Exaustão (AvAVE); Atraso no Fechamento da válvula de Exaustão (AtFVE); Qual a sua conclusão?