© 2009 IBM Corporation Gestão da Inovação Mario Costa Lotus Brasil
De onde vem a Inovação?
© 2009 IBM Corporation 3 Universidades Associações Parceiros de Negócio Competidores Think Tanks Consultores Clientes, de forma direta Funcionários Laboratórios e outros Pesquisa e Desenvolvimento Unidades internas de vendas e serviços 0%5%10%15%20%25%30%35% 4 0% Quais são as principais fontes de inovação? IBM Institute for Business Value, CEO Study 2006 Internas Externas
No início, era simples...
Mas as necessidades mudam...
SOA veio para ajudar com padrões, escalabilidade, interoperabilidade, etc. Mas, isso ajuda o usuário final?
SOA, sem pensar no usuário final
Devemos expor serviços para os usuários
© 2009 IBM Corporation O paradigma da anarquia gerenciada Fonte: Garter Group: Emerging Trends, 2010 to
© 2009 IBM Corporation Software Social Feedback Interação e Produtividade Ideágoras Informação Institucional Redes Sociais Cultura de Inovação Plataforma Social Mashups de serviços Conteúdos de terceiros Engajamento de cidadãos e empresas Portal de Serviços Enterprise 2.0 Framework para adoção de Software Social Adaptado de: Leveraging Web 2.0 in Government: IBM Center for the Business of Government (2008) Foco em Serviços Foco em Interação Foco em Comunicação Nível de Engajamento Análise de Redes Sociais
© 2009 IBM Corporation Profile: 515k profiles; 6.4M+ buscas por semana Communities: 1,800+ comunidades com 147k membros e 1M+ mensagens WikiCentral: 25K+ wikis com 320K+ leitores distintos BlogCentral: 62k usuários; 260k entradas; 30k tags Dogear: 580k bookmarks; 1.4M tags; 20k usuários Activities: 50k atividades, 425k entradas; 80K usuários Instant Messaging: 4M+ por dia Profile: 515k profiles; 6.4M+ buscas por semana Communities: 1,800+ comunidades com 147k membros e 1M+ mensagens WikiCentral: 25K+ wikis com 320K+ leitores distintos BlogCentral: 62k usuários; 260k entradas; 30k tags Dogear: 580k bookmarks; 1.4M tags; 20k usuários Activities: 50k atividades, 425k entradas; 80K usuários Instant Messaging: 4M+ por dia Índice de satisfação nas buscas aumentou 50%, com ganho de produtividade estimado em U$4.5M por ano $700K por mês em redução de viagens Redução significativa em voic e custos com servidores de Índice de satisfação nas buscas aumentou 50%, com ganho de produtividade estimado em U$4.5M por ano $700K por mês em redução de viagens Redução significativa em voic e custos com servidores de Software Social na IBM Retorno do Investimento Source: Gina Poole, IBM SWG VP Social Computing
© 2009 IBM Corporation Benefícios do uso de Software Social na IBM 87% dos IBMers usam Software Social 84% acessam mais rapidamente os especialistas 74% aumentaram sua produtividade 64% aumentaram sua reputação pessoal 84% compartilham conhecimento com os outros 77% reusam capital intelectual de outros 59% aumentam suas vendas 42% aumentam a satisfação de Clientes
© 2009 IBM Corporation Lotus Connections Plataforma de Software Social para Empresas Communitie s Criação, descoberta e trabalho em comunidades de pessoas. Atividades, arquivos, blogs, bookmarks e wikis da comunidade. Blogs Apresentação de ideias, comunicação, coleta de feedback colaborativo. Bookmarks Armazenamento, organização e compartilhamento de Favoritos (Bookmarks). Localização de informação. Activities Organização do trabalho, captura de processos tácitos, melhores práticas e compartilhamento de conhecimento. Profiles Localizar pessoas, Rede formal, Microblogging, tagging, estrutura organizacional, skills, etc. Homepage Consolidação de serviços e dados relevantes para o usuário. Notificações de eventos, assinatura de serviços, rede de contatos. WikisFiles Armazenamento e compartilhamento de arquivos pessoais e de comunidades. Versionamento, downloads, comentários e ratings. Comparação de alterações, ratings, comentários, notificações, editor amigável. Plataforma de Software Social para Empresas
© 2009 IBM Corporation JAM CONARH 2009