LAVOURAS NAS QUAIS É USADO ESTADOS QUE MAIS CONSOMEM Agrotóxicos sob suspeita FONTE: ANVISA Ingredientes que servem de base para dezenas de produtos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os rumos da economia do MS frente a globalização.
Advertisements

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Toxicologia
A AGRICULTURA BRASILEIRA
As conseqüências do avanço da cana
Produção de Sementes, Mudas e Plantas no Estado do Espírito Santo.
Lei Federal /2009, em base na lei, o Município de Sagrada Família solidifica a compra de produtos de agricultores para merenda escolar, o que.
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Pesquisa no Supermercado
Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos - PARA
Agrotóxicos Reavaliação Toxicológica Luiz Cláudio Meirelles
A atividade agrícola e o espaço agrário
Efeitos da Pesquisa Agrícola sobre o Consumidor José Roberto Mendonça de Barros Juarez Rizzieri MAIO/2001.
Angiospermas O fruto e a semente.
Atividades de Laboratório
Os principais Produtos
PARA NO ESTADO DO PARANÁ DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ALIMENTOS DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
Agricultura.
INDICES DE PREÇOS AGRICOLAS IBRE - FGV
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
A atividade agrícola e o espaço agrário
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
História recente e importância da agricultura para a humanidade
Feijões Carioca Fradinho Preto Soja em Grão Branco.
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Professora Carol - Geografia
CARDÁPIOS CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA O BERÇÁRIO REFERENTES À DATA DE 01/09/2014 A 03/10/2014.
O meio rural brasileiro
Problemas e atualidades da agropecuária brasileira:
Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes
PTERIDÓFITAS, GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS.
Brasília, 07 de julho de 2009 Secretaria de Política Agrícola Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário Coordenação-Geral para.
SEMENTES FORMAÇÃO A PARTIR DOS ÓVULOS CASCA, ENDOSPERMA E EMBRIÃO
Fruto.
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
PROFESSORAS: BIANCA FERNANDES E CLAUDIA ROSAS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Toxicologia
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Toxicologia
AL Unidades instaladas: 05 Faltam instalar: 85 Realizou licitação: Sim Famílias atendidas: 20 Pessoas atendidas: 81 Principais parceiros: Prefeituras,
Frutas e legumes que auxiliam nas dietas de emagrecimento
EDUCADORES AMBIENTAIS
Arara-Azul.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA – GGTOX GERÊNCIA GERAL.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA PROGRAMA DE ANALISE DE.
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Produção agrícola brasileira
CARDÁPIO BERÇÁRIO MÊS: ABRIL
MÊS: ABRIL CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL DATA: DE 13/04/2015 A 30/04/2015
AGRICULTURA BRASILEIRA
a) substituição de importações por similares nacionais.
Produto Interno Bruto - PIB Pernambuco
Projeto de extensão Capim Limão
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
Secretaria de Agricultura e Abastecimento Secretária: Mônika Bergamaschi.
Analisando sua Alimentação...
SEAF SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Fazer sucesso no mundo empresarial não é uma questão de sorte
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
População no RS Professor Jeferson 3º EM. Indicadores População (estimativa 2015) Densidade Demográfica - 39,77 hab/km².
RegiãoProdução predominante Sul e Zona da Mata de Minas Gerais O principal produto agrícola é o café, além de uma tradicional pecuária leiteira. Triângulo.
5. Fruto 6. Semente Professora: Ayesa Aseff.
 Márcia Cristina Stolarski Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar Secretaria de Estado da Educação Curitiba, 16/05/16 Alimentação Escolar no Paraná.
Saúde Ambiental e o Uso Extensivo de Agrotóxicos
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Classes de Alimentos Alimentos Naturais * Cereais: * Frutas:
Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar – PGPAF (Resolução /06/2012). Ano Agrícola 2012/2013, financiamentos com vencimento.
Prejuízo anual brasileiro US$ 1,4 trilhão – quase 5% do PIB mundial
CARDÁPIO SEMANAL (de 03 a 07 de Junho) Lanche da tarde Infantil
Transcrição da apresentação:

LAVOURAS NAS QUAIS É USADO ESTADOS QUE MAIS CONSOMEM Agrotóxicos sob suspeita FONTE: ANVISA Ingredientes que servem de base para dezenas de produtos agrotóxicos LAVOURAS NAS QUAIS É USADO MALEFÍCIOS À SAÚDE ESTADOS QUE MAIS CONSOMEM INGREDIENTE Algodão, amendoim, batata, couve, feijão e fumo. Café, laranja, maçã, morango e pêssego. Algodão, café, cacau e soja. Alface e tomate. Abacate, arroz, banana, batata, café, milho, soja e trigo. Algodão, arroz, alho, batata, cebola, milho, soja e trigo. Cancerígeno; danos ao sistema reprodutivo. Má formação fetal. Danos aos sistemas en-dócrino e reprodutivo. Problema respiratório, hipertensão arterial e convulsão. Alta toxicidade aguda e toxicidade crônica. Desregulação endócri-na e má formação fetal. São Paulo, Paraná e Goiás. ACEFATO CIHEXATINA São Paulo. Mato Grosso, Bahia e Paraná. ENDOSSULFAN Rio Grande do Sul, Paraná, e Mato Grosso do Sul. METAMIDOFÓS PARAQUATE São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. PARATION METÍLICO Bahia, Mato Grosso e Goiás.

Porcentagem de alimentos com índice de Ingestão Diária Aceitável de agrotóxicos acima do indicado Pimentão 80% Couve 44,1% Uva 56,4% Mamão 38,8% Pepino 54,8% Alface 38,4% Morango 50,8% Tomate 32,6% Abacaxi 44,1% Cenoura 24,8% FONTE: ANVISA

Nossa solução! Por um sistema baseado na agricultura familiar, com distribuição da terra, valorização do/a trabalhador/a rural, e desenvolvimento e aplicação de técnicas agroecológicas de produção.

Agricultura não familiar Agricultura familiar Agricultura não familiar FONTE: Último Censo Agropecuário do Brasil (IBGE -2006)

Agricultura não familiar Agricultura familiar Agricultura não familiar FONTE: Último Censo Agropecuário do Brasil (IBGE -2006)

FONTE: Último Censo Agropecuário do Brasil (IBGE -2006)

Agricultura não familiar Agricultura familiar Agricultura não familiar FONTE: Último Censo Agropecuário do Brasil (IBGE -2006)

FONTE: Último Censo Agropecuário do Brasil (IBGE -2006)

FONTE: Último Censo Agropecuário do Brasil (IBGE -2006)

Principais objetivos da Campanha 1-Construir um processo de conscientização na sociedade sobre a ameaça que representam os agrotóxicos, denunciando assim todos os seus efeitos degradantes à saúde, ao meio ambiente etc.; 2-Denunciar e responsabilizar as empresas que produzem e comercializam agrotóxicos; 3-Pautar na sociedade a necessidade de mudança do atual modelo agrícola que produz comida envenenada; 4-Fazer da campanha um espaço de construção de unidade entre todos aqueles que prezam pela produção de um alimento saudável que respeite ao meio ambiente; 5-Explicitar a necessidade e o potencial que o Brasil tem de produzir alimentos diversificados e saudáveis para todos, em pleno convívio com o meio ambiente com base em princípios agroecológicos.