Centro de Educação Profissional Integrado Técnico em radiologia Curso: Técnico em Radiologia Título: Patologias II Tuma:92 Turno: Noite Módulo: V Nomes:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientadora: Dra. Fernanda Lima
Advertisements

Evelin Amorim Sabina Santos
DOR LOMBAR AGUDA.
MEMBRO SUPERIOR PROBLEMAS MAIS COMUNS.
Aspectos Ortopédicos e Traumatológicos em Geriatria
Mobilização articular
O movimento e o exercício
Artrite reumatóide É uma doença auto-imune sistémica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional.
Bioimecânica - LER / DORT Conselhos ergonômicos
POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO Técnicas Básicas
PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Distrofias Musculares
LESÃO DO MANGUITO ROTADOR (OMBRO)‏
Trabalho De Patologia Bursite Hernia De Disco Cervicalgia Tendinite
TRABALHO DE MÓDULO PATOLOGIAS:
Artropatias Inflamatórias
Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia
Cinesioterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
Lombalgia e Lombociatalgia
A posição correta na cadeira
INCAPACIDADE NAS DOENÇAS DO OMBRO
Método dos Anéis de Bad Ragaz
FISIOTERAPIA Músculo - Esquelética
Centro Medicina Desportiva De Lisboa
MARIA APARECIDA Nº28 MARIA DO CARMO Nº29 CLEUZA Nº8 JOSEIR PAULO Nº24
Cont. aula radiculopatias
Ergonomia.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
POSTURA CORPORAL.
Lesões musculoesquelética
Alunos Turmas: 84/86 Noite Gabriel Jessica Núbia Nair Michelli
Trabalho de Metodologia e Tradução e Redacção Multilíngue sobre:
TRABALHO MODULAR V Módulo
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
Lombalgia.
Fisioterapia Trabalho realizado por: Marcelo Amorim Marcelo Paiva
CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA Patologias: Tendinite de Ombro, Displasia Congênita de Quadril, Lordose, Cifose, Fratura de Jefferson, Cocciodinea. Professora:
Estenose lombar degenerativa
Espondilite Anquilosante (EA) Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
INTRODUÇÃO A IMAGINOLOGIA SISTEMA ÓSSEO – COLUNA VERTEBRAL
Osteoartrose Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
TENOSSINOVITE D´QUERVAIN
LESÕES DEGENERATIVAS DA COLUNA
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Deformidades Escoliose Pectus Carinatum (protusão)
Artrite Psoriásica.
Quadril Bursite Trocanteriana Displasia de quadril Osteonecrose Sacroileíte Pubalgia Nayara T. C. Pereira.
Desvios da Coluna Vertebral
Distrofia de becker Tabea Epp.
POLIMIALGIA REUMÁTICA E ARTERITE DE CÉLULAS GIGANTES
HIDROCINESIOTERAPIA: CONDIÇÕES MÚSCULO ESQUELÉTICAS E NEUROMUSCULARES
FRATURA DO ANEL PELVICO
Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015
Carolina Oliveira Priscila Alves Sandra Carriel Taise Swidzikiewicz
cervicalgia e cervicobraquialgia Nayara Pereira
Cie – Curitiba técnico em radiologia patologias
Traumatismo Raquimedular TRM
Manipulação / Anatomia e Fisiologia /
Distúrbios Musculoesqueléticos
Avaliação fisico – funcional da articulação do ombro MARÇO 2013
ENVELHECIMENTO DO SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO
LOMBALGIA CASO CLÍNICO
Tratamento fisioterapêutico na lombociatalgia: Relato de caso
Antonio Rezende Emanuel Pereira Natália Prado. Dor na região lombar da coluna. Todas as pessoas terão 1 episódio de dor em coluna lombar durante a vida.
Rosa Helena Campos B723BD-1 Eduardo Alves Assenza B6026B-6
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
Conselhos para Usuários de Computadores
Métodos de Avaliação Osteomioarticular Caso Clínico: Ombro – Respostas
Alexandre José Exposto
Transcrição da apresentação:

Centro de Educação Profissional Integrado Técnico em radiologia Curso: Técnico em Radiologia Título: Patologias II Tuma:92 Turno: Noite Módulo: V Nomes: Helen do Nascimento de Oliveira Pereira Lenita Ferreira Gomes Lilliam Camila Monteiro Bonfim de Faria Michelli Zanetti Solandi Lopes Rosa

ARTROSE ACROMIOCLAVICULAR A articulação acrômioclavicular é junção da clavícula com o acrômio Articulação acrômioclavicular   do ombro é um local muito comum de desenvolvimento de osteoartrite (artrose). Degeneração da articulação acrômioclavicular pode ser dolorosa e pode causar dificuldade para usar o ombro nas atividades da vida diária.

Causas A tensão constante nesta articulação faz com que a artrose acromioclavicular seja um distúrbio comum. A articulação acrômioclavicular está sob constante estresse quando o braço é usado acima do nível do ombro. Levantadores de peso e outras atividades podem levar a uma maior sobrecarga nesta articulação apresentando maior incidência da doença e, muitas vezes, numa idade mais jovem.

Dor na frente do ombro e ao redor da articulação. Sintomas Dor na frente do ombro e ao redor da articulação. A dor é acentuada quando o braço é trazido perto do tórax, movimentação comprime a articulação.

Diagnóstico RAIO X Incidência AP: articulação acromioclavicular bilateral ( com e sem peso).

Com peso Sem peso

Tratamento Não cirúrgico: Analgésicos e repouso. Fisioterapia, evitando levantar pesos, exercícios físicos corretos para o tratamento. Quando não há melhora, pode-se realizar uma infiltração desta articulação

Cirúrgico: Artroplastia de ressecção. Este cirurgia consiste em retirar os dois lados da articulação que estão degenerados levando assim a uma melhora dos sintomas. 

RUPTURA DO MANGUITO ROTADOR Os tendões do manguito rotador são fundamentais para o funcionamento normal do ombro. Eles estão sujeitos a desgaste ou degeneração toda vez que usamos nossos braços. A ruptura dos tendões do manguito rotador é uma lesão especialmente dolorosa.

Causas Baixo suprimento sanguíneo do manguito rotador tornam estes tendões especialmente vulneráveis à degeneração e ao envelhecimento. Assim explica por que a ruptura do manguito rotador é uma lesão comum, esta degeneração pode ser acelerada pelos movimentos repetitivos do ombro.

Sintomas Algia do ombro afetado, perda de força muscular e fraqueza e dificuldade para elevar o braço.

Diagnóstico Raio-X de AP e rotação neutra, interna e externa.

Tratamento Medicamentos anti-inflamatórios, repouso da articulação e gelo (ou calor local, dependendo de cada caso) sobre o ombro também podem aliviar a dor e inflamação. Fisioterapia, o terapeuta irá realizar atividades de alongamento para ajudar a restaurar a amplitude de movimento do ombro.   E em ultimo caso cirurgia para reparação do manguito rotador.

ESPONDILITE ANQUILOSANTE É uma doença inflamatória crônica, incurável por enquanto, que afeta as articulações do esqueleto axial, especialmente as da coluna, quadris, joelhos e ombros.

Causas A causa da doença é desconhecida. Os especialistas sabem que a doença é cerca de 300 vezes mais frequente em pessoas que herdam um determinado grupo sanguíneo dos glóbulos brancos.

Sintomas Algia na região da inflamação. Outros sintomas são o comprometimento progressivo da mobilidade da coluna que vai enrijecendo (anquilose), da expansão dos pulmões e aumento da curvatura da coluna na região dorsal. Com a evolução da doença, a tendência é a dor tornar-se mais intensa, especialmente à noite.

Diagnóstico Os exames para a Espondilite Anquilosante costumam incluir: Hemograma completo Radiografias da coluna vertebral e da pelve Ressonância magnética da coluna vertebral

Tratamento Aliviar os sintomas dolorosos e reduzir o risco de deformidades. Para tanto, pode-se recorrer ao uso de medicamentos, à fisioterapia e à cirurgia, se for necessário substituir a articulação do quadril.

CIFOSE Cifose é uma curvatura fisiológica da coluna vertebral. Considera-se patológica quando essa curvatura está mais acentuada. É a chamada corcunda.

Causas Doença ou de um problema congénito. Pode ocorrer em crianças, adolescentes ou adultos. É rara a ocorrência em recém-nascidos. Nos adolescentes a cifose pode ocorrer em virtude do crescimento retardado ou de um distúrbio vertebral durante os períodos de crescimento rápido. Infecção, inflamação ou degerescência do disco intervertebral, alterações musculares e artrite.

Sintomas A instalação da deformação (costas arqueadas) faz-se, habitualmente, de forma lenta, com dor ligeira nas costas, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral.

Diagnóstico Raio X de perfil coluna torácica.

Tratamento Consequência de uma postura incorreta, o tratamento é feito por meio de exercícios de fisioterapia, pelo uso de colchões mais firmes e, se necessário, o uso de coletes ortopédicos até se completar o crescimento. Medicamentos para algia.

Referência www.cirurgiadoombro.com.br/doencas4.html www.ombroecotovelo.net/smartphone/iphone/ombro_mr.html www.minhavida.com.br/saude/temas/cifose www.minhavida.com.br/saude/temas/espondilite-aquilosante

OBRIGADA PELA ATENÇÃO