Paragominas – maio 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
Advertisements

Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Sudoeste do Paraná.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Quem somos O que fazemos Slide 1
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CONTRIBUTO PARA O DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA O ENSINO AGRÍCOLA NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO Agostinho Ferreira Castelo Branco, 22 de janeiro de 2014.
Indicadores sociais e educacionais
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
EDUCAÇÃO “A VIDA É UMA GRANDE UNIVERSIDADE,MAS POUCO ENSINA A QUEM NÃO SABE SER ALUNO...”
Políticas Públicas – conceitos
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
IPRS 2010 Índice Paulista de Responsabilidade Social
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Ministério da Educação
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Censo Escolar 2015 Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula
O Papel das Universidades da Pesquisa no Mundo do Conhecimento
CEDES - Educação & Sociedade III SEB, 28 de fevereiro 1 e 2 de março de 2011 PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS Simpósio.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
CONTRADIÇÕES NO INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPB ANTES E PÓS-SiSU Paulo Hideo Nakamura MAIO/2015.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
ESTÁGIOS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
Sistema Nacional de Formação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Castanhal – maio 2015.
Caracterização Regional
Conceição do Araguaia – 2015
Belém 3 – maio 2015.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
SisPAE – Sistema Paraense de Avaliação Educacional Resultados SisPAE 2014 Belém – abril 2015.
3ª Web Conferência Formação Secadi Ainda há cursos em processo de aprovação que não constam no mapa ao lado.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Contexto para a hipótese Não existe uma diretriz única de gestão pública para a oferta da educação municipal. Existem estratégias distintas de alocação.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
SEMINÁRIO REUNI/UFV O Desafio da Formação de Professores
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
Maria Clara Di Pierro FEUSP conversa na DOT/EJA/SMESP
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Levantamento Socioeconômico, Cultural e Étnico Racial dos Acadêmicos.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Contextualização das Medidas de Aprendizado feitas pelo INEP Chico Soares – Presidente do Inep Brasília, julho de 2014.
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
1 Censo da Educação Básica no Estado de São Paulo No Estado de São Paulo, o Sistema de Cadastro de Alunos é a base de dados para o Censo/MEC das escolas.
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Comitê Assessor Interinstitucional Novembro de 2009.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Dualidade da educação e da organização social.. XVI- XVIII XVIII Aulas Avulsas 1ª. Letras Gramática, Retórica Filosofia, Colégio Casa-escola (1827), Grupo.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Transcrição da apresentação:

Paragominas – maio 2015

As 12 Regiões de Integração do Estado do Pará

Paragominas Aurora do Pará Dom Eliseu Ipixuna do Pará Irituia Mãe do Rio - URE Ulianópolis SOME EETEPA Paragominas

Caracterização da região do Rio Capim A região de Integração do Rio Capim é constituída por dezesseis municípios. Área total de 62.286 km², corresponde a 8% do Estado do Pará. 648.913 habitantes, 8% da população do Estado do Pará. 54,10% da população residente em áreas urbanas e 45,90 % em áreas rurais. Cerca de 23% possuem o ensino fundamental completo e 10% tem formação além do ensino médio. O município com maior contingente populacional e Paragominas. No comércio os segmentos mais expressivos são comercialização de automóveis, soja, defensivos agrícolas, laticínios e cereais. Destacam-se as atividades econômicas relacionadas à indústria da extração mineral e transformação, madeira e mobiliário, comércio e a criação de bovinos e lavoura. 3º maior taxa de analfabetismo do Pará, com 20%. 6ª maior taxa de pobreza do Pará, com 42%. Fonte: censo demográfico 2010

Aspectos da Educação Nº de Estabelecimentos E. Fundamental - 1.138 Nº de Estabelecimentos E. Médio - 41 Nº de Estabelecimentos E. Superior - 2 Nº de Matrículas Superior - 1.692 Nota IDEB de 2009 - 3,28 A região possui duas instituições de ensino superior localizados nos municípios de Paragominas e Capitão Poço. A UEPA e UFRA ofertam cursos regulares superiores. A UEPA ofertou vagas para licenciaturas (Matemática, Letras, Ciências Naturais), Tecnologia Agroindustrial e Engenharia Ambiental. A UFRA mantém o curso de Agronomia. Várias instituições, privadas oferecem programas de interiorização estruturados em módulos de disciplinas ofertadas nos períodos intervalares. ( Fonte: censo demográfico 2010)

Nº de Escolas Estaduais – 67 Nº de matriculas em escolas do Estado – 33.907 Nº de Escolas Municipais – 1.052 Nº de matriculas em escolas municipais - 135.541 Nº Docentes com formação Ensino fundamental completo - 9 Nº Docentes com formação Ensino médio completo – 446 Nº Docentes com formação Ensino médio magistério – 1.710 Nº Docentes com formação Ens. med. norm./mag. espec. indígena - 18 Nº Docentes com formação superior – 4.691 (Fonte: SEDUC/SAEN/NUPPAE - Censo Escolar - 2013)

(Fonte: SEDUC/SAEN/NUPPAE - Censo Escolar - 2013)

(Fonte: SEDUC/SAEN/NUPPAE - Censo Escolar - 2013)

MEC/INEP/EDUCACENSO - SEDUC/SAEN/NUPPAE - Censo Escolar – 2013 PERFIS REGIONAIS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2012 – 2015

Obrigada !