CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Estudando com Profª Simony
1. Ética – é o sistema de regras que rege a ordem dos valores.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Responsabilidade Profissional
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Administração Estratégica
Estratégia Empresarial
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Um foco na Ética.
Responsabilidade Social nas Empresas
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
ÉTICA.
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
COMPORTAMENTO ÉTICO.
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA RELAÇÃO CHESF X FORNECEDORES
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Faça uma analogia com o corpo Humano.
POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Organização Empresarial
MEDITAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA ÉTICA EMPRESARIAL
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Função da Administração:
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Formação Profissional IV
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
4º Período Ciências Contábeis
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Planejamento e Responsabilidade Social
COMPLIANCE 30/03/2010.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Capítulo 1 A administração hoje.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Gestão Estratégica de Pessoas
CONFORMIDADE PELA AUTO-REGULAÇÃO Interação entre empresa e sociedade; O grupo participante se une e cria os critérios; Há subsunção aos ditames eleitos.
Responsabilidade Social
Ética e Contabilidade.
ÉTICA CORPORATIVA ÉTICA E PRÁTICAS SOCIAIS PROFESSOR PAULO TAFARELO CARINE GONDIM CAMPOS FERNANDA GONDIM CAMPOS LARISSA CRISTINA DOS SANTOS LUANA SOARES.
Um foco na Ética.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
ETICA PROFISSIONAL – AULA 1
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Planejamento Código de Ética nas Organizações
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
ÉTICA EMPRESARIAL: CONCEITO E EVOLUÇÃO
Responsabilidade Social nas Organizações
Valores S olidez É tica R espeito E mpreendedorismo U nião
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
PRINCÍPIOS ÉTICOS APLICÁVEIS ÀS ATIVIDADES EMPRESARIAS
Ética, sustentabilidade e segurança em produção e operações
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
Transcrição da apresentação:

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL CONCEITO: É um instrumento de realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores; Explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com o qual interage.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL CONTEÚDO: O conteúdo do código de ética é formado de um conjunto de políticas e práticas específicas, abrangendo os campos mais vulneráveis, reunido em relatório.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL TÓPICOS ABORDADOS NUM CÓDIGO DE ÉTICA: - Respeito às leis do país; Conflito de interesses; Proteção do patrimônio da instituição; Transparência nas comunicações internas e com os stakeholders da organização;

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL TÓPICOS ABORDADOS NUM CÓDIGO DE ÉTICA: Denúncia; Prática de suborno; Corrupção em geral; As relações com os funcionários: processo de contratação; desenvolvimento profissional; lealdade entre os funcionários; respeito entre chefes e subordinados;

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL TÓPICOS ABORDADOS NUM CÓDIGO DE ÉTICA: As relações com os funcionários: saúde e segurança; comportamento da empresa nas demissões; propriedade da informação; assédio profissional e sexual; alcoolismo, drogas.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL PROBLEMAS ÉTICOS DE MAIOR CONHECIMENTO PÚBLICO: Relações com os consumidores (sujeitos aos enquadramentos da lei de defesa do consumidor): propaganda e comunicação; qualidade no atendimento; reparação de danos.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL PROBLEMAS ÉTICOS DE MAIOR CONHECIMENTO PÚBLICO: Participação da empresa na comunidades: relações com sindicatos; relações com outros órgãos; relações com o governo; relações com os clientes.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL VANTAGENS DE UM CÓDIGO DE ÉTICA: Fortalecimento da imagem da organização; Oportunidade de aumentar a integração entre os funcionários, estimulando o comprometimento; Uniformização de critérios na empresa;

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL VANTAGENS DE UM CÓDIGO DE ÉTICA: Serve de parâmetro para a solução de conflitos: protege o trabalhador; protege a empresa.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL RELACIONAMENTO DA ÉTICA EMPRESARIAL: Partes internas: colaboradores; Partes externas: acionistas, governo, clientes, fornecedores, concorrentes, sociedade em geral.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL PRÁTICAS QUESTIONÁVEIS: Maquiagem em balanços; Desvios de dinheiro; Suborno; Informações privilegiadas; Degradação do meio ambiente.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL CUSTOS DO CLIMA ÉTICO DESFAVORÁVEL: Reputação empresarial negativa; Deterioração das relações internas e externas; Declínio da produtividade; Inibição de criatividade; Alta rotatividade de funcionários;

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL CUSTOS DO CLIMA ÉTICO DESFAVORÁVEL: Faltas ao trabalho; Sistema de informação ineficiente; Pagamento de multas/indenizações; Processos criminais; Desvalorização do valor das açoes no mercado.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL PROCESSO ÉTICO EMPRESARIAL REQUER: Formulação e implantação do código de ética: - estabelecer padrões de conduta e formar consciência profissional de acordo com os valores da organização. - orientação para a resolução de conflitos.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL PROCESSO ÉTICO EMPRESARIAL REQUER: 2. Gerenciamento: - conduzir, monitorar, divulgar a observância ao código de ética em todos os níveis da organização. - criar incentivos que promovam boas práticas organizacionais.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL PROCESSO ÉTICO EMPRESARIAL REQUER: Gerenciamento: - criação de um comitê de ética. - auditoria ética (auditoria interna). - seleção de pessoal (competência, inteligência, integridade.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL PROCESSO ÉTICO EMPRESARIAL REQUER: 3. Treinamento: - programas para desenvolver a sensibilidade e condições de reflexão sobre conflitos éticos, ressaltando os aspectos positivos da conduta ética empresarial.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL PROCESSO ÉTICO EMPRESARIAL REQUER: 4. Comunicação: - divulgação. - apoio à conduta. - assessoria nas decisões.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL DILEMA ÉTICO: - Surge numa situação em que cada alternativa de escolha ou comportamento é indesejável por causa do potencial de conseqüências prejudiciais à ética.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL DILEMA ÉTICO COMUNS: Ganância; Não repor aquilo que tirou o meio ambiente, dos empregados, da empresa; Mentir, por omissão, aos empregados para o bem do negócio;

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL DILEMA ÉTICO COMUNS: Não assumir responsabilidade por práticas danosas, intencionais ou não; Má qualidade; Inadimplência ou fralde Humilhação das pessoas; Favoritismo; Acordos de preços.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL FATORES QUE AFETAM ESCOLHAS ÉTICAS: O administrador Nível 1: pré-convencional: age em interesse próprio. Nível 2: convencional: apóia as leis. Nível 3: pós-convencional: segue princípios próprios da justiça e do que é certo.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL FATORES QUE AFETAM ESCOLHAS ÉTICAS: A organização Os valores adotados dentro das organizações são importantes, especialmente quando compreendemos que a maioria das pessoas está no nível 2 do desenvolvimento moral.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL CONDUTA ÉTICA: A conduta ética empresarial vai além do simples cumprimento da lei. Empresas sensíveis, não voltadas apenas para a produção e lucros. Preocupação com a solução de problemas ambientais e sociais.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL CONDUTA ÉTICA: Ética como fator de bons negócios e lucro. Atitudes éticas dá bons resultados. Padrões éticos significam bons negócios a longo prazo.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL A necessidade de sobrevivência impõe as empresas uma urgente retomada de atitudes e valores éticos. Padrões éticos significam bons negócios e parceiros a longo prazo.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL Recentemente surgiu uma relação de parceria entre dois domínios aparentemente incompatíveis: o lucro e a ética.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL MODOS DE REGULAÇÃO DO COMPORTAMENTO ÉTICO: Ética: regulação do comportamento que provém do indivíduo. Moral: é um conjunto de regras, valores e proibições vindas do exterior do homem. Costumes: são formas de pensar e de viver no seio de um grupo, regidos por regras informais.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL MODOS DE REGULAÇÃO DO COMPORTAMENTO ÉTICO: Direito: caráter obrigatório e normativo sendo regulador das relações humanas. Deontologia: dever de cumprir regras estabelecidas num código.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL Empresa: ação honesta com seus stakeholders (clientes, fornecedores, sócios, funcionários, governo, a sociedade como um todo). Empresas desenvolvem sua ética no contato com a sociedade, através de: Códigos de conduta ética; Regulamentos; Responsabilidade social; Políticas; Contratos; Liderança.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE: Suprir bens de consumo e serviços requeridos; Assegurar que produção, seu uso e consumo não exerçam efeito adverso sobre o bem-estar do público em geral; Assegurar-se de não afetar, adversamente, as vidas e bem-estar de gerações futuras.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ÉTICO DA EMPRESA: MEIO AMBIENTE Saúde, segurança e proteção ambiental Conservação dos recursos naturais Correta destinação dos resíduos reciclagem

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ÉTICO DA EMPRESA: EDUCAÇÃO Programas de alfabetização Participação no custo de formação e aperfeiçoamento interno Esporte COMUNIDADE Obras assistenciais

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL INTEGRAÇÃO DA ÉTICA NA EMPRESA: A atitude da direção geral influencia a atitude dos colaboradores. PROCESSO DE FORMALIZAÇÃO DA ÉTICA: Lógica de natureza coercitiva: assegurar o máximo respeito pelas regras estabelecidas pela empresa. Lógica de natureza cultural: fazer com que os colaboradores adquiram os valores da empresa.

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO DE ÉTICA: Elaboração da formalização: responsável que providencia todos os recursos necessários. Difusão: responsável pela circulação do documento em toda a empresa. VANTAGENS DA FORMALIZAÇÃO: Constitui um guia de orientação aos membros da organização; Melhora os resultados da empresa;

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL VANTAGENS DA FORMALIZAÇÃO: Melhora o comportamento dos colaboradores; Permite a criação de um clima de trabalho de integridade e de excelência; Permite ir além da lei e antecipar a intervenção dos poderes políticos em matéria de regulamentação; Ajuda a proteger os dirigentes dos seus subordinados e vice-versa.

BIBLIOGRAFIA FERREL, O. C. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisão e casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001. NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999. PATRUS-PENA, Roberto. Ética nos negócios: condições, desafios e riscos. São Paulo: Atlas, 2010.