III Curso de Formação de Gestores e Educadores do

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Advertisements

Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Seminário: todos Nós – Unicamp Acessível
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Gestão pedagógica em EaD
Conferência Municipal de Educação
PALMAS\TO 2009 PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
MOVIMENTO PESTALOZZIANO
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
AEE, PPP e acessibilidade na escola
A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010.
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Apropriação dos Resultados
Políticas Públicas de promoção à educação Inclusiva
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
O papel pedagógico do órgão gestor
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Secretaria de Estado e Educação DEEIN - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL Equipe Área Visual: Maira Zuchi Ferreira Miria de Souza.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICAS PÚBLICAS- GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PESPECTIVA DA EDUCAÇÃ INCLUSIVA III Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito a diversidade

CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA Profa. Mestre Maria Isabel de Araújo

NADH – Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas – Educação Especial Tem como princípio norteador a oferta dos serviços da Educação Especial por meio do Atendimento Educacional Especializado. Tem como meta a efetivação de uma política de educação especial fundamentada na proposta de uma sociedade que reconhece e trabalha as diferenças e valoriza a diversidade constante dos sistemas educacionais.

NADH – Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas – Educação Especial Tem como objetivo atender alunos que apresentam comprometimento no processo ensino-aprendizagem inerentes aos fatores intra-escolares e extra-escolares - a questão dos métodos de ensino e aprendizagem; da interação aluno, família e escola; dos conteúdos da avaliação; da formação do professor e da prática pedagógica- e com alto índice de repetência em um mesmo ano.

Áreas de atuação – NADH-Educação Especial Atendimento Educacional Especializado Práticas inclusivas no contexto da Escola comum Formação AEE/ADA/ Classe Comum/ Mun. Abrangência Pólo Pesquisas Publicações Projetos

Funções dos Profissionais do AEE na Escola Professor de 1º ao 9º ano: Atendimento complementar no contra-turno; Confeção de materiais pedagógicos adapatados para a classe comum Avaliação permanente da aprendizagem do aluno atendido; Atendimento à classe comum; Demais funções citadas no decreto e na resolução

Pedagogo (a): Promover o intercâmbio entre sala comum e A.E.E. , família e comunidade escolar; Analisar o diagnóstico do aluno juntamente com o professor; Elaborar junto com o professor, o PDI do aluno; Pesquisar e elaborar o relatório circunstanciado do aluno , anamnese, diagnóstico, histórico social e escolar, etc); Outros..

Para atuação no ADA, especialização em Psicopedagogia. Da Formação Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada. Para atuação no ADA, especialização em Psicopedagogia.

Oferta para a formação dos profissionais e comunidade Encontro Mensal para profissionais do AEE e ADA Pedagogos do AEE; Práticas Inclusivas no contexto da Classe Comum; Curso para Gestores; Formação para os 17 municípios de abrangência (Pólo); Cursos de Libras Básico e Intermediário; Sorobã; Braille Formação de Intérprete.

PROFISSIONAIS atuantes no AEE, nas escolas Professores do AEE 1º ao 5º ano: 70 6º ao 9º ano: 45 Pedagogos que atuam no AEE: 21 Instrutores de LIBRAS: 13 Intérpretes de LIBRAS: 17 Professores de Braille: 05

40 escolas que contam com sala de recursos multifuncionais SRM Ensino Fundamental 40 escolas que contam com sala de recursos multifuncionais SRM ( AEE) Educação Infantil urbana 02 escolas da Educação Infantil possuem sala de recursos multifuncionais SEM + 20 ( AEE)

Quantitativo de alunos atendidos no AEE Ensino Fundamental e Educação Infantil em 2009 1.198 alunos Ensino Fundamental Urbano 26 escolas possuem o AEE atendendo 1.022 alunos.

NADH – Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas – Sala 6 Contato: CEMEPE - Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais – Av. Professor José Inácio de Souza, 1958 – Bairro Brasil NADH – Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas – Sala 6 Telefone: 34-3212-4363 34-3232-6291 Ramal 26 e 27 e-mail: edespecialudi@gmail.com