DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
Escola Municipal Prof. Antonio Lopes Lins Prof
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Vídeo Educar – Rubem Alves
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Tipologia proposta por Wesley Fryer
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005.
Ciberinfante criativo
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
RÁDIO ANTONIO PRUDENTE
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Mestrado em Estudos de Linguagens Disciplina: Ambientes sociotécnicos para ensino/aprendizagem de línguas Edson de Freitas Pinto Sérgio José Batista.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Educação Contemporânea
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG
Profa. Reane Franco Goulart
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Livro: Estratégias de leitura
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
Mônica Daisy Vieira Araújo Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Relatório de Proposta de Projeto
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
LER, ESCREVER, EDITAR, COMENTAR, VOTAR... OS DESAFIOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA WEB 2.0 Carlos Frederico B. d'Andréa Resumo preparado por Bruno Diego e.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Rethinking Literacy Education in New Times:
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Redes Sociais na Educação Aberta
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Como tudo começou Guerra Fria ( EUA x URSS) – Satélite Sputnik;
EMEF Prof. Antonio de Sampaio Dória DRESA
Planejamento da Rotina Semanal
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
LEITURA: O QUE É? Criatividade
“Um país se faz de homens e livros”
LEITURA:CONSTRUÇÃODESENTIDOS Profa. Terezinha Costa Hashimoto Bertin Profa. Terezinha Costa Hashimoto Bertin.
Componentes do Jornalismo Online
INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIE IRIS E GLORITA.
TRABALHO COLABORATIVO
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
Ciberespaço e leitura:
MODELO SIMPLIFICADO DE PROJETO QUANTITATIVO
Transcrição da apresentação:

DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI Ana Maria Trinconi Borgatto

A INFÂNCIA QUE ESTAMOS CONSTRUINDO

CULTURAS HUMANAS: ERAS CIVILIZATÓRIAS 1.ERA DA COMUNICAÇÃO ORAL 2. ERA DA COMUNICAÇÃO ESCRITA 3. ERA DA COMUNICAÇÃO IMPRESSA 4. ERA DA COMUNICAÇÃO PROPICIADA PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO 5.ERA DA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 6. ERA DA COMUNICAÇÃO DIGITAL

INTERNAUTAS ÍNDIOS LAN HOUSE 50 MIL 24 ETNIAS NA REDE 1500 VISITAS/DIA 40 MILHÕES 2 MILHÕES 6 A 11 ANOS 8 MILHÕES DE MENSAGENS 108 MIL 31 MILHÕES 10 A 15 ANOS

Mundo atual Novos códigos imagem luz cor tv multimídia internet foto outdoor

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SOCIEDADE DO CONHECIMENTO * Novas formas de organização social, política, econômica * Comportamentos * Relacionamentos * Valores éticos Organizar Situar no contexto

LEITURA E LEITORES DE HOJE 1º. GUTEMBERG LEITURA LINEAR – SEQUENCIAL 2º. JORNAL NOVAS HABILIDADES COGNITIVAS 3º. TV ZAPPING 4º. TECNOLOGIA VÁRIAS OPERAÇÕES – UM ÚNICO SUPORTE LEITOR DE HOJE – NATIVO DIGITAL - MOBILIDADE MENTAL - OUTRO PERFIL COGNITIVO

REPERTÓRIO CONHECIMENTO PRÉVIO RELAÇÕES APRENDER DISTRAIR-SE VERIFICAR LER APRENDER DISTRAIR-SE VERIFICAR VELOCIDADE NÃO É SUFICIENTE REPERTÓRIO CONHECIMENTO PRÉVIO RELAÇÕES

Metacompetência LEITURA .chave para novas aprendizagens   Metacompetência .chave para novas aprendizagens .deve ser desenvolvida (solidariamente) por todas as áreas de estudo Relatório PISA- MEC/INEP , 2000

O QUE É LER? ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E DE RELAÇÕES BUSCA DE PISTAS E SINALIZAÇÕES QUE O TEXTO OFERECE PRESSUPÕE: - INTERAÇÃO AUTOR/TEXTO/LEITOR - CONHECIMENTO DO LEITOR

LER IMAGEM EXIGE UM TEXTO DO LEITOR A SEQUÊNCIA LEVA O LEITOR A CONSTRUIR O TEXTO PODE SER LIDO EM QUALQUER LÍNGUA

“ Daí a importância que se atribui, hoje, à orientação a ser dada às crianças, no sentido de que, ludicamente, sem tensões ou traumatismos, elas consigam estabelecer relações fecundas entre o universo literário e seu mundo interior, para que se forme, assim, uma consciência que facilite ou amplie suas relações com o universo real que elas estão descobrindo dia-a-dia e onde elas precisam aprender a se situar com segurança, para nele poder agir.” Nelly Novaes Coelho