NRE DE APUCARANA – PROF.BURIM – REUNIÃO TÉCNICA – 04 À 06 DE SETEMBRO DE 2007 - CURITIBA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
Advertisements

Filosofia.
Plano de Trabalho Docente
DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDI0 PROF
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Pedagogia da pesquisa-ação
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
DCE SOCIOLOGIA 2008.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
Docente: Edson Alencar Silva
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Programa Ler e Escrever
Prof. Everton da Silva Correa
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
O Livro da Sabedoria.
Em busca de uma compreensão
Retomada – 9º ano Lembrete sobre a aula passada Correção de Exercícios
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Profa. Reane Franco Goulart
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
FILOSOFIA.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Equipe responsável pela produção
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
INTRODUÇÃO ..
O QUE É UM MITO? Um mito é uma história ou uma narrativa que tem por objetivo explicar como algo foi criado por intermédio de (Deus) ou de (deuses).
Surgimento da filosofia
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PESQUISA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS
Por que o jornal na escola?
Do Mito à Filosofia.
Equipe responsável pela produção
APRESENTAÇÃO DO FOLHAS O Projeto Folhas objetiva viabilizar meios para que os professores da Rede Pública Estadual do Paraná pesquisem e aprimorem seus.
Surgimento do pensamento filosófico
FILOSOFIA AULA 1 Do Mito à Filosofia
O que é filosofia?.
Hídrias Dora Ferreira da Silva.
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Transcrição da apresentação:

NRE DE APUCARANA – PROF.BURIM – REUNIÃO TÉCNICA – 04 À 06 DE SETEMBRO DE CURITIBA

ANÁLISE PEDAGÓGICO DO FOLHAS – MITO E FILOSOFIA

1. CONTEÚDO ESPECÍFICO A proposta pedagógica do trabalho, apresentado pelo folhas Mito e Filosofia, aborda o conteúdo estruturante Mito e Filosofia. O conteúdo estruturante é desdobrado através de recortes de textos sobre Mitos, baseando-se em obras clássicas de Homero e Hesíodo (ilíada e Odisséia)

2. OS CONCEITOS, AS PRÁTICAS E/OU TEORIAS DA DISCIPLINA TRABALHADOS NO FOLHAS. Os conceitos e as práticas abordados neste Folhas são: Comentários sobre a ordem e a desordem do mundo, onde o autor faz com que refletimos sobre o aprender a conviver com as diferentes opiniões e reflexões, e com isso aprendemos a conviver com diferentes opiniões, ligados a questão da religiosidadeque se fazia presentes na cultura do povo grego através dos mitos, que com o decorrer dos tempos, ocorreu a racionalização do pensamento, e posteriormente o surgimento da Filosofia no séc. V e IV a. C.

3. RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR O Folhas Mito e Filosofia, estabelece relações interdisciplinar com História, podemos situá-lo nos conteúdos estruturantes: Relações de Poder e Relações Culturais. Em Sociologia no conteúdo estruturante: Poder, Política e Ideologia. A relação interdisciplinar com História, aborda de forma clara o contéudo a ser trabalhado, mostrando a História dos Mitos na Cultura Grega, além de permitir que o aluno perceba o quanto foi importante essa fase de transição do Mito para a Filosofia.

3. RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR Com relação à Sociologia: A interdisciplinaridade com Sociologia, no referido Folhas, vem proporcionar ao aluno uma reflexão clara e objetiva a respeito de como vivia a sociedade grega e como era sua religiosidade ou religião dentro do cotidiano cultural das polis gregas

4. O PROBLEMA PROPOSTO O Problema proposto permeia todo o Folhas, pois quando pergunta sobre a ordem e a Desordem do mundo, questiona e mobiliza o conteúdo que está presente no folhas e induz o aluno à pesquisa a respeito do conteúdo, o qual é instigante. O Folhas contribui para análise e reflexão sobre os hábitos religiosos que haviam

4. O PROBLEMA PROPOSTO No ambiente cultural grego, além de mostrar o desenvolvimento e o nascimento da Filosofia, a qual pode se afirmar que tem como elemento questionador os mitos e isso levou os primeiros Sophos a criarem uma perspectiva filosófica a partir dos mitos, pois a Filosofia surgiu gradualmente a partir do momento em que o ser humano superou os Mitos.

5.DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DISCIPLINAR Quanto ao desenvolvimento teórico disciplinar, o conteúdo abordado neste folhas, contribuiu para a compreensão e discussão do problema, remetendo-se ao mesmo e, está de acordo com o nível dos alunos. Contém informações relevantes a respeito do conteúdo específico o que possibilita ao aluno levantar hipóteses e aplicá-las na prática

5. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DISCIPLINAR As imagens utilizadas, foram distribuídas de forma equilibra equilibrada ao longo do texto, contribuindo assim para a compreensão do texto.

6. DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES Na relação interdisciplinar com História, ficou claro elementos e imagens históricas, que contribuiram para o bom desenvolvimento do Folhas. Creio que contribuiu para a busca de possíveis soluções para o problema proposto; além disso, propicia o entendimento histórico do mito no contexto histórico ontem e hoje.

6. DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES Quanto a interdisciplinaridade com Sociologia, ficou claro os conteúdos trabalhados, pois o folhas apresenta elementos da vida cotidiana na sociedade grega.

7 - LINGUAGEM DESENVOLVIDA A Linguagem está adequada de acordo com a realidade do Ensino Médio.

8 – ATIVIDADES PROPOSTAS As atividades apresentadas pelo Folhas, permite que o aluno interaja com o conteúdo, induzindo à reflexão e a pesquisa, bem como propicia condições para que os alunos despertem para pesquisas de novos mitos, pois as atividades despertam curiosidades no aluno.

8 – ATIVIDADES PROPOSTAS As atividades foram bem distribuídas ao longo do folhas, favorecendo o desenvolvimento teórico disciplinar, considerando-o essencial na busca de solução para o problema proposto. Ainda em relação as atividades, considero as questões de fácil compreensão pelos alunos, pois a linguagem está adequada para este grau de conhecimento.

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS As referências bibliográficas estão de acordo com as normas do manual do Folhas, no entanto, as DCEs de História e Sociologia não aparecem entre os documentos consultados.

10. OUTRAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO Seria interessante, anexar ao folhas, sugestões de sítios, para que o aluno aprofunde e pesquisa o tema Mitologia, não só os Mitos Gregos, mas também a Mitologia de outras Culturas. Trabalhar o filme Minotauro, que relata o mito, onde na antiga Era do Bronze, aproximadamente 1400 a.C,Theo, um jovem pastor, tem a missão de libertar seu povo e resgatar seu amor perdido. Através

10. OUTRAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO de incontáveis batalhas, ele viaja até uma ilha sombria e sinistra. Lá, o tirânico senhor Deucalion o desafia a entrar no Labirinto para resgatar seu grande amor. Ele não apenas terá de sobreviver a essa tarefa impossível, mas deverá matar o monstruoso Minotauro que tem amaldiçoado seu povo há anos.

10. OUTRAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO O desenho A Odisséia nos mostra vários mitos da mitologia grega. Eis uma sinopse do filme: Odysseus, rei de Ithaca falha ao retornar para casa depois que os gregos conquistam Tróia. Os deuses do Olimpo discutem seu problema com o deus do mar, enquanto Princellings, que espera tomar seu trono.Esta saga clássiga, escrita por Homero, é ambientada na Grécia Antiga, onde Odysseus enfrenta os maiores perigos, como o ciclope de um olho só.