CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DA MAGISTRATURA

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Transcrição da apresentação:

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DA MAGISTRATURA DEONTOLOGIA DA MAGISTRATURA Aula 3 Gabriel Lopes Coutinho Filho 1

REGRAS DEONTOLÓGICAS → São regras que se destinam a garantir, pela livre aceitação por aqueles a quem se destinam, o cumprimento perfeito de regras éticas que visam a realização de um valor moral e ético. → A inobservância dessas regras deve, em último caso, conduzir à aplicação de uma sanção disciplinar.

IMPORTANTE A LEITURA ATENTA E ARTICULADA DAS NORMAS RELATIVAS À CONDUTA ÉTICA DOS MAGISTRADOS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO PODER JUDICIÁRIO É FUNDAMENTAL PARA CONHECER OS LIMITES DOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DAQUELES QUE PARTICIPAM DA ADMINISTRAÇÃO DA COISA PÚBLICA E CONSTROEM SUA IMPORTANTE MISSÃO INSTITUCIONAL.

IMPORTANTE OS PRECEITOS CONTIDOS NO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS SERVDORES PÚBLICOS INDICAM ALGUNS LIMITES DE CONDUTA QUE TAMBÉM DEVEM SER OBSERVADOS PELOS MAGISTRADOS ENQUANTO SERVIDORES PÚBLICOS “LATO SENSU”. 4

ANEXO AO DECRETO Nº 1.171, DE 22/06/2004 Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Das Regras Deontológicas 5

I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.  

Nota: CF,1988, art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

§ 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível. I II - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

VIII - Toda pessoa tem direito à verdade VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.  

IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

XI - 0 servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.  

XIII - 0 servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.

AFINAL: QUAL A RAZÃO DE ESTUDAR ÉTICA AFINAL: QUAL A RAZÃO DE ESTUDAR ÉTICA? Estuda-se ética para saber e, principalmente, em sabendo, se convencer do caminho do bem, como única forma de alcançar a paz universal e construir uma sociedade plena para o homem.

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DA MAGISTRATURA DEONTOLOGIA DA MAGISTRATURA Aula 3 Gabriel Lopes Coutinho Filho 21