8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Estudando com Profª Simony
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Administração Estratégica
Administração Estratégica
Conteúdos abordados no Seminário Sessão 1 – Aspectos fiscais das PPPs: Gestão de riscos e impactos fiscais a nível macroeconômico Sessão 2 – Sustentabilidade.
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Plano Nacional de Cultura
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Economia Solidária: Outra Economia Acontece
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Saúde em Todas as Políticas
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
Desenvolvimento Humano e Industrias Extractivistas: abordagem de capacidades Ieva Lazareviciute Oficial de Desenvolvimento Humano Local e Fortalecimento.
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
Conhecendo a Carta da Terra
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
Modelo de Excelência em Gestão
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
DOCUMENTOS UTILIZADOS
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
O Pacto Mundial para o Emprego: Uma resposta à crise Escritório da OIT no Brasil Seminário sobre a Elaboração do PNTD e a Participação dos Trabalhadores.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
A Politica de Assistência Social
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Uma abordagem inovadora para gerenciar e planejar o futuro da cidade Outubro 15, 2007 O ACORDO DE VANCOUVER.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
DECLARAÇÃO DE SANTAFÉ DE BOGOTÁ CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE Santafé de Bogotá, Colômbia, de novembro de 1992.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
Declaração de Jacarta Quarta Conferencia Internacional de Promoção da saúde 21 á 25 de julho de 1997.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
CONTEXTO PROBLEMAS Necessidade de uma urgente e profunda reestruturação sindical frente aos novos objetivos do Mov. Sindical da A.L. 1. Ampliar a representatividade.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
twitter.com/funasa.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde Declaração de Helsínque sobre saúde em todas as Políticas

Construindo sobre nossa herança, olhando para o nosso futuro A 8 ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde foi realizada em Helsínque, na Finlândia de 10 a 14 junho de 2013 Saúde como maior meta dos governos e pedra angular do desenvolvimento sustentável. Reconhecimento de que os governos tem responsabilidade pela saúde de seu povo. Reconhecimento da saúde como direito humano fundamental, e a equidade como expressão de justiça social.

SAÚDE é afetada pelas forças: Evolução demográfica Rápida urbanização Globalização Apesar de doenças desaparecem com as melhorias da qualidade de vida, há muitas doenças da pobreza nos pais em desenvolvimento. Em alguns países a saúde é afetada pelo: Marketing desenfreado Produção e consumo insustentável

As políticas que capacitam pessoas a vidas saudáveis enfrentam oposição de muitos lados, são desafiadas pelos interesses das forças econômicas e poder de mercado. Questões para promoção de saúde abrangem a politica de forma ampla, considerando as questões comerciais e a politica externa e não apenas o setor saúde. Envolve todo governo.

Saúde em todos as políticas Abordagem em todos os setores Estrutura de regulação que procure reequilibrar distorções e aborde conflitos de interesse com transparência. Aumento da atribuição de responsabilidade das decisões políticas, visando melhoria na saúde, a equidade e o bem estar. Objetiva um alto nível de conhecimento dos cidadãos sobre saúde Pedido de garantia de modo transparentes para a tomada e formulação de políticas Abrir novas oportunidades para estender os benefícios a todos os setores e a sociedade em geral

Nós, os participantes da conferência: • Priorizamos a saúde e a equidade como uma responsabilidade central dos governos para com seus cidadãos. • Reconhecemos a necessidade imperiosa e urgente de uma coordenação política eficaz para a saúde. • Afirmamos que isso exigirá vontade política, coragem e visão estratégica.

Apelamos aos governos para que cumpram suas obrigações para com a saúde dos cidadãos e o bem-estar através das seguintes ações: Comprometer-se a lidar com os determinantes sociais da saúde como prioridade política, adotando o enfoque da Saúde em Todas as Políticas. Assegurar estruturas e processos sustentáveis e efetivos que permitam a implementação do enfoque Saúde em Todas as Políticas em todo o governo. Fortalecer a capacidade dos Ministérios da Saúde para envolverem outros setores do governo, através de liderança, parceria, advocacia e mediação para alcançar resultados de saúde, por meio da implementação de políticas. Construir recursos humanos, capacidade institucional e habilidades técnicas que facilitem a implementação da Saúde em Todas as Políticas. Adotar auditoria transparente e mecanismos de responsabilização que construam a confiança no governo e entre governos e seus cidadãos. Estabelecer salvaguardas para conflitos de interesse que protejam a formulação de políticas de interesses comerciais e de investimentos. Fomentar (enable) o engajamento significativo do público e da sociedade civil no desenvolvimento, implementação e monitoramento da Saúde em Todas as Políticas.