Vygotsky e o Sócio-interacionismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relações de Convívio Solidário
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Construindo uma identidade profissional
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Concepções de Aprendizagem.
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
Psicologia Histórico-Cultural
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
AVALIAÇÃO DO ENSINO - APRENDIZAGEM: POR QUE MUDAR?
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Comunidade de Aprendizagem
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Universidade Federal do Rio Grande Psicologia Educacional
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.


ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Matriz de avaliação processual
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Vygotsky e o Sócio-interacionismo

Vygotsky e o Sócio-interacionismo Assim, como as teorias de Piaget e Wallon, a abordagem de Vygotsky também está inserida no campo da psicologia genética ou psicogenética ou seja, preocupa-se com o estudo da gênese (formação e evolução) dos processos psíquicos superiores do ser humano.

Vygotsky e o Sócio-interacionismo O sócio-interacionismo de Vigotski e seus pressupostos básicos: Vygotsky diferencia as Funções Psicológicas Superiores (tipicamente humanas) das Funções Psicológicas Elementares (presentes tanto nos homens como nos animais), elegendo as primeiras como foco de sua investigação.

Vygotsky AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): Valorização do papel da “Escola” – Instituição de Educação Infantil O ambiente de Educação Infantil, além de ampliar as possibilidades de interação das crianças, diferentemente do ambiente familiar, deve desenvolver ações que, além de ricas e significativas, sejam imbuídas de intencionalidade pedagógica, o que amplia e potencializa o repertório das aprendizagens das crianças;

Vygotsky O bom “ensino” é o que se adianta ao desenvolvimento AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): O bom “ensino” é o que se adianta ao desenvolvimento Devemos possibilitar um ambiente desafiador propiciador de novas aprendizagens para que a criança se desenvolva. Essa idéia é oposta a crença de que primeiro é preciso amadurecer para se poder aprender (ex: idéia de “prontidão para a alfabetização”);

Vygotsky O papel do outro na construção do conhecimento: AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): O papel do outro na construção do conhecimento: O ambiente heterogêneo dos ambientes de Educação infantil (diferentes ritmos, experiências, trajetórias individuais, contextos familiares, valores e níveis de conhecimentos das crianças e do professor) pode ampliar as capacidades individuais. Para tanto, o professor deve não só permitir, mas promover as trocas, os diálogos e a cooperação entre as crianças

Vygotsky e o Sócio-interacionismo AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): O papel da imitação no aprendizado Na teoria vygotskyana, imitar oferece a oportunidade de reconstrução (interna) daquilo que o indivíduo observa externamente. Ao imitar, a criança é capaz de realizar ações que estão além de sua capacidade real (criam ZDP). Isso aponta a enorme importância das brincadeiras, em especial as de faz de conta, para o desenvolvimento infantil. A instituição de educação Infantil, portanto, não só deve permitir que as crianças brinquem, mas priorizar, planejando e promovendo as brincadeiras entre as crianças.

Vygotsky e o Sócio-interacionismo AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): O papel mediador do professor: O professor exerce uma função essencial, porque, apesar de não ser o único agente de formação e informação, é um “parceiro privilegiado”, sendo o elemento mediador das interações entre as crianças e delas com os objetos de conhecimento. Cabe, portanto, ao professor, promover estratégias de interações entre as crianças. Da mesma forma, também é da responsabilidade dele conhecer bem suas crianças (observando-as, ouvindo-as e registrando esses dados) para que possa intervir, de forma mais eficiente, nas ZDP, partindo daquilo que as crianças já conquistaram (desenv. real) desafiando-as para novas conquistas (desenv. potencial)

Vygotsky e o Sócio-interacionismo Referências bibliográficas: BAQUERO, R. Vygotsky e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1997. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.