Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e o Sócio-interacionismo Assim, como as teorias de Piaget e Wallon, a abordagem de Vygotsky também está inserida no campo da psicologia genética ou psicogenética ou seja, preocupa-se com o estudo da gênese (formação e evolução) dos processos psíquicos superiores do ser humano.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo O sócio-interacionismo de Vigotski e seus pressupostos básicos: Vygotsky diferencia as Funções Psicológicas Superiores (tipicamente humanas) das Funções Psicológicas Elementares (presentes tanto nos homens como nos animais), elegendo as primeiras como foco de sua investigação.
Vygotsky AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): Valorização do papel da “Escola” – Instituição de Educação Infantil O ambiente de Educação Infantil, além de ampliar as possibilidades de interação das crianças, diferentemente do ambiente familiar, deve desenvolver ações que, além de ricas e significativas, sejam imbuídas de intencionalidade pedagógica, o que amplia e potencializa o repertório das aprendizagens das crianças;
Vygotsky O bom “ensino” é o que se adianta ao desenvolvimento AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): O bom “ensino” é o que se adianta ao desenvolvimento Devemos possibilitar um ambiente desafiador propiciador de novas aprendizagens para que a criança se desenvolva. Essa idéia é oposta a crença de que primeiro é preciso amadurecer para se poder aprender (ex: idéia de “prontidão para a alfabetização”);
Vygotsky O papel do outro na construção do conhecimento: AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): O papel do outro na construção do conhecimento: O ambiente heterogêneo dos ambientes de Educação infantil (diferentes ritmos, experiências, trajetórias individuais, contextos familiares, valores e níveis de conhecimentos das crianças e do professor) pode ampliar as capacidades individuais. Para tanto, o professor deve não só permitir, mas promover as trocas, os diálogos e a cooperação entre as crianças
Vygotsky e o Sócio-interacionismo AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): O papel da imitação no aprendizado Na teoria vygotskyana, imitar oferece a oportunidade de reconstrução (interna) daquilo que o indivíduo observa externamente. Ao imitar, a criança é capaz de realizar ações que estão além de sua capacidade real (criam ZDP). Isso aponta a enorme importância das brincadeiras, em especial as de faz de conta, para o desenvolvimento infantil. A instituição de educação Infantil, portanto, não só deve permitir que as crianças brinquem, mas priorizar, planejando e promovendo as brincadeiras entre as crianças.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (REGO, 1999): O papel mediador do professor: O professor exerce uma função essencial, porque, apesar de não ser o único agente de formação e informação, é um “parceiro privilegiado”, sendo o elemento mediador das interações entre as crianças e delas com os objetos de conhecimento. Cabe, portanto, ao professor, promover estratégias de interações entre as crianças. Da mesma forma, também é da responsabilidade dele conhecer bem suas crianças (observando-as, ouvindo-as e registrando esses dados) para que possa intervir, de forma mais eficiente, nas ZDP, partindo daquilo que as crianças já conquistaram (desenv. real) desafiando-as para novas conquistas (desenv. potencial)
Vygotsky e o Sócio-interacionismo Referências bibliográficas: BAQUERO, R. Vygotsky e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1997. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.