NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mundo Interno(Id) Mundo Externo
Advertisements

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Regina Célia Baptista Belluzzo
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
INFÂNCIA.
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
ALIMENTOS. ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões)
DROGA INDUTORA DE DEPENDÊNCIA
Resiliência O desenvolvimento da equipe é de responsabilidade do líder e também de cada pessoa que a compõe.  A ampliação da competência pessoal é importante.
Estudando a Dinâmica dos Grupos...
MAPA MENTAL.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Desenvolvimento organizacional
Valor Consultoria Empresarial
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
PERSONALIDADE.
PERSONALIDADE E TRABALHO
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Psicologia de grupo e análise do Ego
AS ORIGENS DA TRANSFERÊNCIA
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
6ª. Aula – Cap. 7 - Personalidade e Comportamento
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES.
Prof. Mariana Giannecchini Ferrari. As forças no sentido da vida, da integração da personalidade e da independência são tremendamente fortes, e com condições.
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
MEDO DE DIRIGIR CFC VIP/NACIONAL. O QUE É MEDO É uma sensação que o impede de agir, deixando a pessoa sem ação, tensa, confusa, incapacitada de atuar.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Liderança e Relações Interpessoais
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Empreendedorismo.
Posição Esquizoparanóide e Depressiva
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
AS EMOÇÕES.
Liderança e Equipes de Alto Desempenho
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Principais Mecanismos de Defesa
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Desdobramentos da técnica psicanalítica
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
PNL PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA.
 Todos temos uma personalidade: patrimônio mais importante;  Por mais da metade da história da Psicologia como ciência, os psicólogos deram pouca atenção.
Desdobramentos da teoria psicanalitica
Défilement automatique ou manuel A felicidade é, sem dúvida, uma qualidade inerente a todo ser humano., Central Park.
CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani. CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani.
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Identificando e modificando crenças intermediárias
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
UNIVERSIDADE RED JACKET
Transcrição da apresentação:

NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo SOBRE AS CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS DA SAÚDE MENTAL “Uma personalidade bem integrada é a base da saúde mental” (Klein, Melanie, 1960, 306) QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA PERSONALIDADE BEM INTEGRADA?

PERSONALIDADE: É o conjunto das características internas e externas peculiares relativamente permanente do caráter de uma pessoa que influencia o seu comportamento em diferentes situações. ( Schultz, 2002) - Personalidade é uma palavra que tem como origem a palavra latina “PERSONA”, que se refere às máscaras utilizadas pelos atores em uma peça. Assim, “PERSONA” refere-se também a aparência externa que mostramos aos que nos rodeiam.

Obs. A personalidade não é uma estrutura rígida e imutável, ela pode PERSONALIDADE é a unidade psicológica que orienta o comportamento de cada indivíduo. Ela se desenvolve a partir de duas realidades distintas: o organismo e o meio social. Obs. A personalidade não é uma estrutura rígida e imutável, ela pode variar de acordo com as circunstâncias.

INSTÂNCIAS CONSTITUINTES DA PESSOA: TEMPERAMENTO: Motivações fisiológicas da personalidade. CARÁTER: Motivações sócio - ambientais da personalidade. PERSONALIDADE: É a resultante psicofísica da interação entre a hereditarie-dade e o meio, manifestada através do comportamento cujas características são peculiares a cada pessoa.

- MATURIDADE EMOCIONAL - Capacidade de contrabalançar os sentimentos de perdas através da aceitação de experiências e ou situações substitutas. - FORÇA DE CARÁTER – Qualidades das fantasias que movimentam o mundo interno da pessoa e motivam o comportamento. são elas quem fornecem as condições psicológicas para a sustentação de um determi-nado tipo de vinculação com a realidade externa.

- CAPACIDADE DE LIDAR COM EMOÇÕES CONFLITANTES - Capacidade de insight sobre a variedade dos impulsos e sentimentos contraditórios; o que implica no desenvolvimento da capacidade de encontrar recursos psicológicos para lidar com esses conflitos internos. EQUILÍBRIO VIDA INTERNA E A ADPATAÇÃO À REALIDADE - Capacidade de encontrar formas de adaptação ao mundo externo sem que o mesmo faça interferências insustentáveis nas emoções e pensamentos do indivíduo.

- UMA BEM - SUCEDIDA FUSÃO DAS DIFERENTES PARTES DA PERSONALIDADE EM UM TODO - Capacidade de simbolização, isto é, capacidade de reconhecer em si mesmo sentimentos e pensamentos indesejáveis. Isso possibilita ao sujeito o desenvolvimento da capacidade de dar e receber amor, expressar e suportar sentimentos e emoções indesejáveis experimentar o sentimento de gratidão e de generosidade.

o controle, da mesma forma que se torna mais apta a lidar com as Quanto mais o ego se desenvolve, mais as defesas empregadas se tornam intrincadas e mais elas se ajustam, embora fiquem menos rígidas. Quando o insight não é sufocado pelas defesas, a saúde mental se torna possível. Uma pessoa uma luz mais agradável e pode corrigir sua tendência a embelezá-la. Desse modo ela fica menos exposta à experiência dolorosa de a idealização se romper e as ansiedades persecutórias e depressivas tomarem mentalmente sadia pode dar-se conta de ver toda a situação desagradável sob experiências dolorosas que provem do mundo externo”. Klein, Melanie ( 312 )

“ Minha experiência tem - me mostrado que nunca há uma integração completa, mas que quanto mais o indivíduo se esforçar nessa direção, mais insight terá sobre as ansiedades e impulsos, mais forte será o seu caráter e maior o seu equilíbrio mental”.

MATURIDADE pode ser entendida como o clímax da história pessoal, um ponto em que o indivíduo conseguiu plasmar um conjunto de traços que o definem, frente a si mesmo e aos demais como uma pessoa realizada. Entre estes traços salientam-se os seguintes: Viver de acordo com a realidade em vez de deixar-se levar por impulsos, temores ou fantasias. Ser capaz de reconhecer os seus próprios sentimentos e reações. Ter um seguro e relativamente estável sistema de valores. Estar adaptado profissionalmente e conseguir realizar o trabalho cotidiano sem sentir-se fatigado ou tenso.

Ser capaz de descansar e distrair-se nos períodos de lazer. Ser autoconfiante mesmo quando as situações forem adversas. Ter suficiente flexibilidade para mudar quando a mudança promover melhor adaptação à realidade, sem que isso signifique “virar a casaca”. Ser capaz de amar de forma heterossexual obtendo prazer tanto em dar como em receber amor. Interessar-se pelos semelhantes de maneira construtiva, sem esquecer-se dos seus próprios interesses. Ser capaz de tomar decisões a respeito de si próprio e dos outros sem influenciar-se por preconceitos.