ACONSELHAMENTO GENÉTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Genética VI HERANÇA E SEXO
Advertisements

PENETRÂNCIA x EXPRESSIVIDADE
PENETRÂNCIA E EXPRESSIVIDADE
DOMINÂNCIA Vs recessividade
Dominância X Recessividade
Particularidades da Herança Monogênica
Heredogramas Vera Vargas, 2012.
Genética.
Genética – Conceitos Básicos
Heranças Autossômica e Ligada ao Sexo
Genética – Conceitos Básicos
O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário que.
O que você deve saber sobre
Sabe-se que o albinismo é determinado pela ação de um gene recessivo autossômico. Considere um casal normal que teve 6 crianças todas normais. Sabendo-se.
Alguns centros de pesquisa na Inglaterra estão realizando um programa de triagem populacional para detectar a fibrose cística, uma doença autossômica recessiva.
Genética – Conceitos Básicos
Exercícios de Genética
Genética Terminologia Genética pág a 606
UBA VII – Genética Molecular Genética Molecular e Humana
Noções de probabilidade.
Genética – Conceitos Básicos
PROFª: Emanuelle Grace
REVISÃO BIOLOGIA 1 Emanuelle Grace.
Genética Médica Cálculos de Risco.
Outros mecanismos de herança
Introdução à Genética Humana: análise de características monogênicas
Herança Ligada ao Sexo - Doenças
Capítulo 3 - Hereditariedade
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Padrões de herança. Profa. Aline Baroni..
AUSÊNCIA DE DOMINÂNCIA E PROBABILIDADE
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
Resolução do exercício sobre Anemia Falciforme, (probabilidade condicionada) p. 69 No exercício da pagina 69, coloca-se como condição a chance de uma criança.
Concepção uma nova vida
Genética – Conceitos Básicos
Leis de Mendel (Mendelismo)
Distúrbios de genes únicos
Unidade 2 – Património Genético
Padrões de herança Heredogramas
BASES MOLECULARES DAS DOENÇAS HUMANAS
Herança Monogênica Prof. Leonardo Crema.
Colégio São José Biologia – 3º ano- EM Prof. Vanesca
Herança Ligada ao Sexo - Doenças
HEREDOGRAMA OU GENEALOGIA
Caso Clinico 1: Maria, de 28 anos de idade, é filha do Sr. José (60 anos), que é afetado por ataxia espinocerebelar tipo 3 (SCA3), uma doença de herança.
Mutação nova “aparecimento” da doença genética sem história familiar risco baixíssimo para irmãos e alto para prole.
Síntese dos artigos de revisão da grade curricular de genética
Cardiomiopatia Hipertrófica Familial
UPGRADE - Semana 3 Polialelia
Unidade 2 – Património Genético
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
Resolução de exercícios!
Como Elaborar História Clínica
MONOGÊNICAS POLIGÊNICAS MULTIFATORIAL
Genética Profa. Debora 2015.
Leis de Mendel (Mendelismo)
PADRÕES MENDELIANOS DE HERANÇA
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Heredogramas.
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
GENÉTICA E DEFICIÊNCIAS MENTAIS BRUNO VINICIUS DE AGUIAR
Retinoblastoma familial Qual o mecanismo genético que explica a penetrancia incompleta do retinoblastoma familial? Esta informação é importante para o.
Citogenética Hereditariedade.
BANDEAMENTO CROMOSSÔMICO
3º ano- BIOLOGIA Professora Vanesca- 2016
MONOGÊNICAS POLIGÊNICAS MULTIFATORIAL
Transcrição da apresentação:

ACONSELHAMENTO GENÉTICO

Indicações para Referir ao Geneticista I. Anormalidades congênitas presumidas ou conhecidas - malformações congênitas de qualquer tipo - genitália ambígua e outras anomalias de desenvolvimento sexual - retardo mental (causa desconhecida) - exposição fetal ou parental a agentes ambientais II. desordens familial ou hereditárias reconhecidas III. anomalias cromossômicas suspeitadas ou conhecidas IV. abortos ou natimortos múltiplos V. diagnóstico pré-natal

Semiologia Genética Anamnese: - História Familiar (heredograma) - História Obstétrica – Perinatal - História pós-natal – desenvolvimento, social Exame Físico: Completo - Medidas antropometricas - Anomalias maiores e menores

Semiologia Genética Exames complementares: específicos Citogenéticos Dosagens Enzimáticas Exames Moleculares Consultas interdisciplinares

Aconselhamento Genético -Preliminar - Definitivo – Diagnóstico Recorrência na família Medidas Preventivas Tratamento Prognóstico - Aspectos Psicológicos e Sociais - Organizações de apoio - Questões Éticas

EXERCÍCIOS: ACONSELHAMENTO GENÉTICO 1. Uma mulher heterozigota para um gene anormal autossômico dominante, com penetrância de 90%, deseja ter um filho. Qual a probabilidade dessa criança ser fenotipicamente normal? 2. Um casal heterozigoto para anemia falciforme (herança autossômica recessiva) deseja ter apenas dois filhos e pergunta qual o risco de todos os dois nascerem com a doença. 3. Esse mesmo casal perguntou qual seria o risco de nascerem um afetado e um normal. 4. Finalmente, esse mesmo casal deseja saber qual a probabilidade dos dois serem normais. 5. SOME gora os riscos que você deu a esse casal nas respostas 2, 3 e 4. Que total encontrou? Explique porque. 6. Um casal jovem teve recentemente seu primeiro filho, um menino aparentemente normal. Os pais são normais. Porém, a mãe do recém-nascido tem um irmão e um tio materno hemofílicos (herança recessiva ligada ao X). O casal quer saber qual o risco do recém-nascido ter hemofilia. 7. Claro que para esse mesmo casal você dirá que a probabilidade do recém-nascido não ter hemofilia é de 75%. Será que você acertaria calcular esses 75% se o casal primeiro perguntasse qual é a probabilidade do filho não ter hemofilia? prognostico para futuros filhos?

8. O retinoblastoma tem um padrão de herança autossômico dominante com penetrância de 80%.Porém, 96% dos afetados são casos esporádicos. Dentre estes casos esporádicos, os que apresentam manifestação bilateral devem ser considerados como mutações novas e, dos casos esporádicos unilaterais, somente 15-20% são mutações novas, os restantes são fenocópias. 8.I – Famílias com vários casos de retinoblastoma: a) propósito afetado unilateralmente. Qual o risco de ter filhos afetados? b) propósito afetado bilateralmente. Qual a probabilidade de seus filhos apresentarem retinoblastoma? c) propósito sadio, apresenta um filho afetado unilateralmente. Qual é o prognóstico para futuros filhos? 8.II Casos esporádicos a) propósito afetado unilatealmente. Qual o risco de ter filhos afetados? c) propósito sadio, apresenta um filho afetado unilateralmente. Qual é o prognostico para futuros filhos?