Bem-Vindos ! PÓLO DE GRAVATAÍ. S e m i n á r i o I n t e g r a d o r I V.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

2008/01- Pólo de São Leopoldo.
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Ensaiando um ensaio.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Sérgio Elias Vieira Cury
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Programa aluno pesquisador
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
Planejamento PNAIC 2014.
Santarém Março a Julho de 2007
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Museu Memórias de Alfabetização
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Iniciação Científica º Série/EM.
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Metodologia da Pesquisa Científica
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Da avaliação ao acompanhamento
Prof.ª Chayane C. de Souza
Didática da alfabetização
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
Professor(es) Apresentador(es):
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
H ISTÓRICO DO A B I NV. Iº Seminário 16/Março/ Trocando ideias: Plano de A ç ão UCA 2012 (atividade em grupo), 2. Plano de A ç ão 2012 (UCA na.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
COORDENAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ GRUPO DE ORIENTADORES DO CEARÁ.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Bem-Vindos ! PÓLO DE GRAVATAÍ

S e m i n á r i o I n t e g r a d o r I V

Primeiros encontros presenciais: 18/03 Seminário Integrador IV Matemática 25/03 Ciências Naturais Estudos Sociais 01/04 TICs (somente para os calouros) 08/04 Seminário Integrador IV

Avaliação processual e workshop de encerramento: O processo de avaliação é continuado, ou seja, os alunos são acompanhados permanentemente pelos professores, pois é preciso observar os avanços e as limitações de idéias, proposições e ações, próprias ou de grupo, é o fundamento para qualificar o trabalho de ser professor. Importante destacar que está previsto no cronograma deste semestre o Workshop para a semana de 06 a 10 de julho. cronograma

O aspecto mais importante de todos é a qualidade do trabalho que será analisada de acordo com algumas evidências que têm como parâmetro o que segue, quando o estudante-professor: É presente no ambiente virtual regularmente, ao menos três vezes por semana, e marca sua presença com contribuições substantivas nos espaços assíncronos, ou seja, a presença não se resume a um registro no ambiente; Mostra domínio dos conceitos e, portanto, evidencia a profundidade das leituras que empreende ao estudar os materiais;

Apresenta respostas bem pensadas e centradas no que é solicitado, ou seja, evita divagações teóricas e respostas diletantes; Usa intervenções construtivas junto aos colegas e professores, mostrando ângulos interessantes da experiência e dos estudos; Realiza análises críticas que demonstram apropriação teórica, ou seja, não se vale de “achismos”. Os comentários e as intervenções nos diferentes lugares do ambiente virtual mostram que o aluno pensou, testou e aplicou idéias;

Apresenta argumentação rica em detalhes, em observações, em considerações teórico-práticas, isto é, o aluno não permanece na circularidade de idéias, repetindo sempre os mesmos bordões teóricos ou práticos, aplicando-os indiscriminadamente para tudo, atitude comum em quem conhece pouco; Esforça-se em desenvolver um espírito colaborativo e amigável nas situações, em geral, e nos casos de conflito, em particular;

É presença importante nas sessões organizadas pelos tutores ou no Seminário Integrador. Isto significa que o aluno se prepara teoricamente para sustentar contribuição marcante e cheia de significados; Realiza a postagem dos trabalhos nos prazos definidos. (Manual do Professor / PEAD)

Funcionamento do Pólo: HorárioSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado Manhã Tarde Noite PbWiki do Pólo:

S e m i n á r i o I n t e g r a d o r I V

I. Reflexões Sobre as Aprendizagens: Reflexão avaliativa das dúvidas originadas a partir da elaboração e da apresentação oral do documento síntese e publicação de um texto em seu Webfólio (Rooda) tendo como título: duvidas_nomealuno.doc

II. Descobrindo Onde Estão as Perguntas: 1 Levantamento das dúvidas dos alunos (e próprias) relativas aos seus anseios de aprendizagens a serem desenvolvidas no Eixo IV (publicar no PbWiki); 2 Tabulação das perguntas por série e por assunto (na página do PbWiki do Pólo criada especialmente para esta finalidade); 3 Fórum (no Rooda) sobre a natureza das perguntas e sobre como se constrói perguntas (em grupos de até 10 alunos).

III. Plano Individual de Aprendizagens Apresentação de sua Proposta de Aprendizagens mediante a publicação de um texto (ou mais) no seu Webólio do Rooda, tendo como nome do arquivo: proposta_aprendizagens_nomealuno.doc

IV. Registro no Portifólio de Aprendizagens Continuidade da construção do Portfólio de Aprendizagens mediante postagens semanais.

BOM SEMESTRE ! Prof. Silvestre Novak