Edição de Textos Prof. Edson Capoano. “UMA QUESTÃO DE NÍVEL DE ESCOLARIDADE” (fonte: internet) QUANDO SE TEM DOUTORADO: O dissacarídeo de fórmula C12H22O11,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Projeto Editorial do Jornal Diretriz
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
  Ana Carolina Castelli da Silva
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social
DOUTORADO O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea.
Comércio Eletrônico Objetivo
Instrumentos de Avaliação - MEC
Textos jornalísticos informativos
Gestão de Pessoas na Crise
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
AULA 6: Citações e Referências
Metodologia Científica
Professora: Rosana Santos
Curso de Docência Universitária
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
Como fazer sua dissertação/ tese em formato de artigo
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Rede Ligado Plano de mídia.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
OBJETIVO Encerrar o processo formativo do aluno de Administração com a realização de um trabalho de curso integrado e desafiador.
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Unidade II Teoria da pesquisa e pesquisa de marketing.
Elaboração de trabalhos em ambientes educacionais Natália Pacheco.
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
Faculdade de Educação de Costa Rica
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
REDAÇÃO 2015 Profª. Maria Albertina e Profª Lorena
O que é Assessoria de Imprensa
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
A LINGUAGEM JORNALÍSTICA DOS VEÍCULOS DIÁRIO CATARINENSE E HORA DE SANTA CATARINA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO-LEITOR. Área de conhecimento.
TEXTO DE DOUTORADO: O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da  evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política Educacional Brasileira
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Apresentação da Disciplina
Laboratório de Comunicação Institucional
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Simone barros intermídia design & aprendizagem. i n t e r m í d i a d e s i g n & a p r e n d i z a g e m estrutura apresentação do grupo apresentação.
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
Computação Científica
 É um instrumento de pesquisa.  Mas é comum os/as professores/as pedirem fichamentos como formas de testar a capacidade de leitura e compreensão do/a.
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Questionário do Estudante Enade
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Pesquisa Bibliográfica
Dicas para entrevistas
INTRODUÇÃO À PESQUISA.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Universidade Comunitária Regional de Chapecó UNOCHAPECÓ A Pesquisa Prof. Lucimare Ferraz.
GÊNEROS JORNALÍSTICOS CURSO DE JORNALISMO
Trabalho de Conclusão de Curso
Componentes do Jornalismo Online
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
ANDRÉ SANTOS & ROGÉRIO SAMPAIO Comunicação Sindical.
Introdução à Comunicação Formação superior em Jornalismo Profª Margaret Carino.
METODOLOGIA CIENTÍFICA ABORDAGEM CRÍTICA RAZÕES E JUSTIFICATIVAS.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Transcrição da apresentação:

Edição de Textos Prof. Edson Capoano

“UMA QUESTÃO DE NÍVEL DE ESCOLARIDADE” (fonte: internet) QUANDO SE TEM DOUTORADO: O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum, (Linneu, 1758) isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e restasretilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifera.(Linneu, 1758) No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.

QUANDO SE TEM MESTRADO: A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.

QUANDO SE TEM GRADUAÇÃO: O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.

QUANDO SE TEM ENSINO MÉDIO: Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.

QUANDO SE TEM ENSINO FUNDAMENTAL: Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.

... Edição é fundamental. QUANDO NÃO SE TEM ESTUDO: Rapadura é doce, mas não é mole, não!

OBJETIVO Conhecer diferentes modelos de edição de textos, segundo formatos consagrados no mundo da comunicação, como jornalismo e publicidade. Discutir e analisar as principais características e funções de tais formatos segundo sua utilização (como em jornais diários, revistas, programas de rádio e TV, Internet, assessorias etc.). Oferecer ao profissional de Letras uma visão abrangente e pluralista da atividade profissional dentro do mundo da comunicação.

EMENTA Critérios espontâneos e científicos para a avaliação de qualidade de textos. Modalidades de intervenção no texto-base: copidesque, alteração de extensão, redação de textos de "miolo" e redação de complementos redacionais (títulos, olhos, intertítulos, legendas). Exercícios de avaliação de textos-base e textos finais. Exercícios de intervenção em texto-base e de produção de texto final a partir de texto- base.

METODOLOGIA -Produção e edição de textos em diferentes formatos segundo modelos consagrados nas teorias da comunicação; -Correção e edição individuais e coletivas de textos para diferentes formatos; -Aulas expositivas, estudos de textos, exibição e discussão de material acadêmico e não- acadêmico; -Realização de leituras e análises de textos, jornais e revistas em sala e extra-classe; -Produção de um blog para edição e publicação de textos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Módulos de atividades de um mês: Produção, Edição, Correção 1: 2.5 Produção, Edição, Correção 2: 2.5 Produção, Edição, Correção 3: 2.5 Blog (publicação/ coletiva):2.5 Total: 10 pontos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Unidade 1: Estruturas básicas de comunicação: (3 horas/aula) o formato de Shannon-Weaver e de Harry Pross; conceitos de emissão e recepção de informações; público-alvo e edição de textos. Exercícios de avaliação de textos-base e textos finais. Exercícios de intervenção em texto-base e de produção de texto final a partir de texto-base.

Unidade 2: Critérios espontâneos e científicos para a avaliação de qualidade de textos: ( 7 horas/aula) A construção do sentido: Enunciação e estilo, pontos de vista, fato/opinião, ambigüidades; cronologia e dialética; Vícios estilísticos: Chavão, plágio, oficialismo, informações viciadas, generalizações, sombra informacional; Abertura; Precisão; Clareza/simplicidade; Concisão; Contextualização de informações; Inserção de citações/ Unidade; Ortografia/sintaxe/pontuação; Clareza; Condensação; Tensão; Novidade. Exercícios de avaliação de textos-base e textos finais. Exercícios de intervenção em texto-base e de produção de texto final a partir de texto-base.

Unidade 3: Modalidades de intervenção no texto-base: (7 horas/aula) Copidesque, alteração de extensão, redação de textos de "miolo" e redação de complementos redacionais (títulos, olhos, intertítulos, legendas). Dissertação, sumário, artigo, crônica, matéria; edição nestes formatos. Edição de entrevistas; Exercícios de avaliação de textos-base e textos finais. Exercícios de intervenção em texto-base e produção de texto final a partir de texto-base.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA COIMBRA, Oswaldo. O texto da reportagem impressa: um curso sobre sua estrutura. São Paulo: Ática, LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, PEREZ, Clotilde; BAIRON, Sérgio. Comunicação & marketing: teorias da comunicação e novas mídias, um estudo prático. São Paulo: Futura, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BAITELLO JR., N. A Mídia Antes da Máquina. Artigo publicado no Jornal do Brasil em 16/10/1999. Disponível na biblioteca do CISC – HERNANDO, Manuel Calvo. Periodismo cientifico. 2. ed. rev. ; ampl. Madrid: Paraninfo, LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, SODRÉ, Muniz; FERRARI, Maria Helena. Técnica de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986.