PESQUISA EM SAÚDE E AMBIENTE: REALIDADE E POSSIBILIDADES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
CONSTRUINDO ADERÊNCIA COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
OS TRÊS ENFOQUES DE PESQUISA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
CONCEITOS ELEMENTARES
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
REDE DE ATENDIMENTO E SUBJETIVIDADE
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
  ORGANIZAÇÕES.
Ana Cristina Ghisleni
O Desenvolvimento da Visão.
Encostas da Serra Geral
Cristiane jonas Francisconi
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
O Marxismo de Adam przeworski
Educação para transformação social: sinergia de saberes
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Uma visão teórico-reflexiva da teoria da contabilidade
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Ciberinfante criativo
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Crítica da razão indolente: contra o despedício da experiência
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM EaD Profa Dra Léa Depresbiteris
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Sociologia Cartográfica ou Cartografia Simbólica
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
Aprendendo a pensar com a Sociologia (BAUMAN; MAY, 2010)
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Articulação e Fortalecimento
RACIONALIDADE E COMUNICAÇÃO Parte II – pg. 16 a 30.
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
INTERACIONISMO SIMBÓLICO
Análise de Redes Sociais
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Consórcio Energético do Rio Uruguai
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
TERRITORIALIZAÇÃO.
Implementação das PIC. Organização de uma equipe técnica de referência Conforme discussão da “Inserção das PIC na rede de saúde”, sabe-se que um dos passos.
 Como Ler para Compreender um texto?  Compreender – Aprender Com…
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Redes Sociais e Sistemas Multiagentes
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P.
ELIZABETH TEIXEIRA Universidade do Estado do Pará, BRASIL CARTOGRAFIA SIMBÓLICA DO CUIDADO ENTRE RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA: UMA ALTERNATIVA.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Disciplina: ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERENCIAL I Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Utilizar o teatro como meio de ação social e ensino da sociologia na Escola Estadual Anísio Teixeira foi um desafio. Até então para.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA EM SAÚDE E AMBIENTE: REALIDADE E POSSIBILIDADES Profª Drª ELIZABETH TEIXEIRA

PONTO DE PARTIDA: A REALIDADE O RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE UM CAMPO DE INTERSECÇÃO ENTRE SAÚDE E AMBIENTE A RE-ELABORAÇÃO DO CONCEITO DE SAÚDE SITUADO NAS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUOS E ECOSSISTEMAS A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ETNOECOLÓGICAS E INTERDISCIPLINARES A AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA DE PESQUISA, COM NOVOS GRUPOS, NÚCLEOS E ORGANIZAÇÕES

AS POSSIBILIDADES: POR UMA SOCIOLOGIA DAS EMERGÊNCIAS Que investiga o possível contido na realidade; Que analisa as alternativas que estão contidas no horizonte de possibilidades concretas; Que visa compreender e empreender uma amplificação simbólica de conhecimentos, práticas e agentes para identificar as tendências do futuro nas quais é possível intervir para maximizar a probabilidade de esperança.

POR UMA SOCIALIZAÇÃO DAS ALTERNATIVAS: TERMO-CHAVE 1: POSSIBILIDADE Poder pensar um futuro plural e de possibilidades concretas, torna viável construir no presente novas alternativas de cuidado e redes de solidariedade (primeira razão para a socialização das alternativas).

TERMO-CHAVE 2: PISTA É preciso aumentar simbolicamente as possibilidades do futuro, e assim, localizar as pistas que estão ocultas em concretas experiências sociais. As pistas anunciam o que está por vir, que é próximo, e que é essencial (segunda razão para a socialização das alternativas).

POR UMA CARTOGRAFIA DAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS: É viabilizar mapas dos pluralismos para além da coexistência, mas mapas das porosidades e transgressões nas diferentes redes; É mapear as formas de auto-organização onde se geram resistências e efeitos perversos mas também autonomia e criatividade. É descrever as experiências-de-referência, os atores-de-referência, os espaços híbridos, as alternativas locais.

Cartografar é construir mapas do real, no sentido metafórico: .Estudar o efeito da escala: Quais são as formas diferentes em diferentes espaços? .Estudar o efeito da projeção: Quais os elementos que estão no centro e os que estão na periferia? .Estudar o efeito da simbolização: Quais os tipos-ideais de simbolização?

PONTO DE CHEGADA: É preciso traduzir o real para permitir a inteligibilidade mútua entre as experiências, o disponível e o possível (teoria da tradução). É preciso interpretar conhecimentos e práticas exitosas para identificar preocupações iguais que produziram respostas diferentes; É preciso reconhecer a relatividade e a incompletude das ações que, assim, podem ser enriquecidas por diálogos e confrontações.

É PRECISO NAVEGAR.... ...NAVEGAR É PRECISO