Comportamento Organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
O Aluno a Distância.
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA
Apresentação de Trabalho 8 Semestre/2011
Atividades PPI – Logística III.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Qualidade - Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
PRÊMIO SEBRAE MULHER EMPREENDEDORA.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Trabalho em grupo.
conhecimentos em resultados
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
Orientações iniciais Bem-vindos!. Gestão da Qualidade - Aula 1 - Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Carlos Visão Global Social
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

Organização Normas e Qualidade
Comportamento Organizacional Introdução
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Universidade Corporativa Procenge
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Tópicos Especiais -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Repensando prática docente e discente do CEP na busca da qualidade da aprendizagem de todos os alunos, considerando as condições sócio – econômica e cultural.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Gestão de Projetos -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Apresentação da Disciplina
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Professor Dr. Renato Vaz
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Ações de Aprendizagem com a prática e com outros
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Área Exclusiva e Black Board
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
Trabalho Interdisciplinar e Projeto Aplicado
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Comportamento Organizacional - Aula 1 - Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.

A menina e as maçãs Essa é a mais doce Moral da estória: Pouco importa quem você é, que você tenha experiência, seja competente ou sábio. Retarde o seu julgamento. Dê aos outros o privilégio de poder explicar. Mesmo se a ação parecer errada, o motivo pode ser bom.

- orientações iniciais – semestre 2015.2 Bem-vindos! - orientações iniciais – semestre 2015.2

Unidade 0 Apresentação Professora Alunos Disciplina Metodologia de ensino aprendizagem, Critérios de avaliação e do EO (Estudo Orientado) Frequência Visão geral do conteúdo Relações docente e discentes

Integração Professora Disciplina Alunos Expectativas

expectativas x mundo real - atitude empreendedora: 75 milhões de jovens no mundo (globo News fev2014) - negócios mais promissores: serviços, principalmente alimentos e entretenimento, cuidadores. A tecnologia traz autonomia, flexibilidade e reduz as operações meramente braçais. - atitude sustentável: a preservação da biodiversidade é uma questão de sobrevivência. Somos todos responsáveis. - valorização da experiência: aumentam as oportunidades para maiores de 65 anos. - aumentam expressivo de mulheres no mercado e em postos de gestão. - geração neném: cerca de 20% de jovens nem trabalham nem estudam. Quanto mais preparo mais possibilidade de sobrevivência em ambientes de incerteza

ESGTFG009 - Comportamento Organizacional Código da Turma: Nome da disciplina: ESGTFG009 - Comportamento Organizacional Código da Turma: READTEC0111152 Horário: 3ª feira das 10h30min às 12h10min Nome dos Cursos: Curso de Administração Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Processos (Gestão Empresarial) Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Curso Superior de Tecnologia em Logística Nome do Professor: prof.ª. Vilma Tupinambá, MsC

Avaliação do Rendimento Escolar CEPE 31dez2013: - composição A1- Nota da 1º avaliação A2- Nota da 2º avaliação A1 e A2 = 2 pontos EO + 8 pontos prova A3- nota substituta de uma das avaliações, ou seja, de A1 ou A2 A3 = 10 pontos

* O sistema selecionará as duas maiores notas Avaliação do Rendimento Escolar CEPE 31dez2013: - aprovação/ reprovação Aprovação: (A1 + A2) ou 75% frequência + 12 pontos: (A1 + A3) ou (A2 + A3) ou (A1 + A2 + A3)* desde que A1 + A2 ≥ 8 pontos * O sistema selecionará as duas maiores notas Reprovação: < 75% frequência, independentemente da nota < 8,0 (oito) pontos (A1 + A2) <12 (doze) pontos: (A1+A3) ou (A2+A3) ou (A1 + A2 + A3) Obs.: ausências por motivo de doença e acima de 15 dias: RDE. As avaliações são realizadas após retorno.

+ A3 Outra possibilidade Melhoria do Coeficiente de Rendimento alunos aprovados: A1+A2 + A3

ESGT Critério de marcação das datas das avaliações As avaliações de A1 e A2 ocorrem em duas semanas, sendo que: As disciplinas pertencentes ao primeiro tempo: - pela manhã, das 8 às 10:30min e a noite, das 18 às 20h – realizarão as avaliações na primeiras semana, do período de avaliação. As disciplinas pertencentes ao segundo tempo: - pela manhã, das 10:30 às 13h e a noite, das 20 às 22h– realizarão as avaliações na segunda semana, do período de avaliação.

Datas importantes Abertura do semestre: 11Ago2015 A1 = 29Set (+entrega do EO) A2 = 24Nov (+entrega do EO) A3 = 08Dez Fechamento do semestre: 19Dez2015 Importante: todas as avalições (A1, A2 e A3) incluirão uma questão sobre assuntos gerais e atuais, valendo 0,5 ponto.

EO: estudo orientado De A1: Escolha dois poemas (um clássico e outro moderno) e descreva suas impressões sobre ambos. De A2: A definir Regras: A atividade de EO deverá ser entregue no dia da avaliação a que estiver vinculado. Deverá conter: a fonte de onde foi extraído, nome e matrícula do aluno. Composição da pontuação (= até dois pontos) 1 = atendimento a solicitação (= 0,5 realização da tarefa + 0,5 Apresentação, no dia subsequente a avaliação) 0,5 = registro das Referências utilizadas no padrão ABNT 0,5 = entrega dentro do prazo

EMENTA O comportamento humano nas organizações, a interação entre esse comportamento e a organização e da própria organização e, como isso se dá na atualidade, sobretudo face a globalização. OBJETIVO Fornecer o suporte teórico-prático que permita aos alunos aprimorar a compreensão do comportamento humano em ambientes organizacionais.

Conteúdo Programático Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional 1.1 O que é Comportamento Organizacional 1.2 Bases históricas 1.3Tendências nas Organizações Unidade II: O Contexto Gerencial do Comportamento Organizacional 2.1 Desenvolvimento de Equipes. 2.2.1 Equipes e Grupos de trabalho. 2.2.2 O Líder como Agente de Transformação 2.2.3 O processo motivacional

Conteúdo Programático (cont...) 2.2 Os aspectos organizacionais do comportamento organizacional 2.2.1 O processo de comunicação: comunicação eficaz, eficiente e efetiva. 2.2.2 Conflito e negociação: temperamentos, relacionamentos e sinergia 2.2.3 As mudanças e a cultura organizacional: diversidade da força de trabalho Unidade III: Novos Fundamentos do Comportamento Organizacional 3.1 Desenvolvimento Humano 3.2 Criatividade e inovação 3.3 Inteligência emocional 4.4 Feedback

Recomendações para um aprendizado efetivo 1º. Participe das aulas ativamente: ouça com atenção seu professor, seu colega, aguardando sua vez de falar. 2º Realize as tarefas solicitadas. Elas ajudarão no aprendizado ritmado, contínuo e crescente. 3º Acompanhe o Plano de Ensino, fazendo uma leitura prévia dos conteúdos que serão abordados. 4º Vá a Biblioteca. Acesse a Biblioteca virtual. 5º. Acompanhe os noticiários. Leia sempre. Seja o condutor de seu próprio destino. Ele é resultado de suas próprias escolhas. Errou... Tente de novo. Desistir jamais. Recuar apenas para ganhar impulso e seguir em frente.