X Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização Fernando Meirelles, UFRGS São Paulo, 29 de setembro de 2015
Avaliação e Curricularização Extensão Universitária Conceito, visão e missão
Avaliação e Curricularização Extensão Universitária Conceito, visão e missão Extensão Universitária Institucional
Avaliação e Curricularização Extensão Universitária Conceito, visão e missão Extensão Universitária Institucional Confessional
Avaliação e Curricularização Extensão Universitária Conceito, visão e missão Extensão Universitária Institucional Confessional Extensão Universitária Institucional Comunitária
Avaliação e Curricularização Extensão Universitária Conceito, visão e missão Extensão Universitária Institucional Confessional Extensão Universitária Institucional Comunitária Extensão Universitária Institucional Privada
Avaliação e Curricularização Extensão Universitária Como metodologia de ensino e pesquisa Como humanizadora e legalizadora do ensino, como uma dimensão ética transversal Como assistencialista Como mercantilista Extensão dentro da autonomia universitária
Avaliação e Curricularização Extensão Graduação Onde Eficiência Controle de frequência Sala de aula Eficácia Provas, testes, trabalhos Retenção e permanência
Avaliação e Curricularização Extensão Pós-graduação Onde Eficácia Provas, testes, trabalhos Temas de dissertações e teses Efetividade Pesquisas sobre métodos e resultados Produtividade
Avaliação e Curricularização Extensão Política acadêmica Onde Eficácia Produção de conhecimento Projetos Efetividade Solução de demandas Programas Institucionais Impacto Mudança de comportamento PPI
Avaliação e Curricularização Extensão Política institucional Onde Eficiência Custo, captação de recursos Pró-reitoria de Administração Eficácia Permanência, atração de novos alunos, reconhecimento Pró—reitoria de Graduação Efetividade Qualificação do corpo docente, produção de conhecimento Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação Impacto Visão de excelência institucional Reitoria, conselhos superiores
Avaliação e Curricularização Ovelha não é para mato Há ciência e metodologia na extensão, mas se escola de samba ensinasse a sambar e escola de futebol ensinasse a jogar bem, não levaríamos 7 da Alemanha Do ponto de vista da ecologia das instituições, há diferentes competências a serem exercidas no sistema universitário brasileiro
Avaliação e Curricularização Com uma extensão institucional claramente definida: Por adesão – como os alunos escolherão os projetos para participar? Por seleção – fácil para as boas IES Por oferta dirigida – o que fazer com quem não quer participar? Com grau de complexidade crescente – tem que organizar bem o currículo
Avaliação e Curricularização Com uma extensão institucional claramente definida: Formação extensionista básica: Metodologias Pesquisa Produção de conhecimento Quanto tempo? Quanto custa? Há capacidade interna para isso?
Avaliação e Curricularização Sem uma extensão institucional claramente definida: Oferta oscilante Possibilidade de sobrar ou faltar oferta ou demanda Podem gerar frustração aos alunos Atividades isoladas – servirão para que? Curricularizar a extensão com disciplinas de conteúdo extensionista?
Avaliação e Curricularização Na área da Saúde Prestação de serviços básicos, campanhas de conscientização, DST/AIDS, aborto, ... Problemas de horários, turnos, dias, segurança, conflitos de visões Confessionais? Universidades da Terceira Idade
Avaliação e Curricularização Na área das Engenharias Laudos, projetos, estudos – erosão, vulnerabilidade, segurança hídrica Problemas como sistema CREA, mas poderia ser resolvido
Avaliação e Curricularização Na área do Direito SAJU Atendimento de direitos individuais e coletivos Competição desleal? Choque com a defensoria?
Avaliação e Curricularização Na área das Licenciaturas Qualificação de professores das redes municipais e estaduais Apoio ao ENEM, pré-vestibular Problemas de horários, turnos, dias, segurança
Avaliação e Curricularização Na área Cultural Essa é a mais fácil de implementar, mas necessita de recursos Problemas de exclusão, de pasteurização, de globalização
Avaliação e Curricularização Na área Administrativa Micro e pequenas empresas Apoio administrativo, financeiro e contábil, softwares de gestão, escola de finanças Médias e grandes empresas Formas de gestão, ferramentas
Avaliação e Curricularização Na área Tecnológica Terra de cegos Mas tem que estar acompanhando o estado da arte – quanto custa?
Avaliação e Curricularização Na área da Comunicação Um mundo de oportunidades, principalmente na internet
Avaliação e Curricularização Na área do Meio Ambiente Normalmente é cara
Avaliação e Curricularização Educação continuada Como fazer, se os alunos estão em formação??? Prestação de serviços
Avaliação e Curricularização Diferentes extensões para diferentes perfis de IES Deixar claro para o aluno ingressante o tipo de extensão que será ofertada ao longo do curso Posicionar-se na sociedade e no mercado de forma objetiva Buscar excelência no seu nicho Definir o seu conceito de extensão Ser feliz com o seu conceito
Grato pelo convite fernandomeirelles@gmail.com