X Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
Comissão de Educação dos Profissionais
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS 3ENSINO 3PESQUISA 3ASSISTÊNCIA MISSÃO.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Autoavaliação Institucional e a CPA
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Uma área do conhecimento relacionada à MANUTENÇÃO e RESTAURAÇÃO da saúde
Introdução ao Serviço Social
Sistema Nacional de Formação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Aprovada pelo Colégio de Dirigentes através da Deliberação nº 08/2012, de 29/10/2012, com base na Estrutura Organizacional de.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Transcrição da apresentação:

X Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização Fernando Meirelles, UFRGS São Paulo, 29 de setembro de 2015

Avaliação e Curricularização Extensão Universitária Conceito, visão e missão

Avaliação e Curricularização Extensão Universitária Conceito, visão e missão Extensão Universitária Institucional

Avaliação e Curricularização Extensão Universitária Conceito, visão e missão Extensão Universitária Institucional Confessional

Avaliação e Curricularização Extensão Universitária Conceito, visão e missão Extensão Universitária Institucional Confessional Extensão Universitária Institucional Comunitária

Avaliação e Curricularização Extensão Universitária Conceito, visão e missão Extensão Universitária Institucional Confessional Extensão Universitária Institucional Comunitária Extensão Universitária Institucional Privada

Avaliação e Curricularização Extensão Universitária Como metodologia de ensino e pesquisa Como humanizadora e legalizadora do ensino, como uma dimensão ética transversal Como assistencialista Como mercantilista Extensão dentro da autonomia universitária

Avaliação e Curricularização Extensão Graduação Onde Eficiência Controle de frequência Sala de aula Eficácia Provas, testes, trabalhos Retenção e permanência

Avaliação e Curricularização Extensão Pós-graduação Onde Eficácia Provas, testes, trabalhos Temas de dissertações e teses Efetividade Pesquisas sobre métodos e resultados Produtividade

Avaliação e Curricularização Extensão Política acadêmica Onde Eficácia Produção de conhecimento Projetos Efetividade Solução de demandas Programas Institucionais Impacto Mudança de comportamento PPI

Avaliação e Curricularização Extensão Política institucional Onde Eficiência Custo, captação de recursos Pró-reitoria de Administração Eficácia Permanência, atração de novos alunos, reconhecimento Pró—reitoria de Graduação Efetividade Qualificação do corpo docente, produção de conhecimento Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação Impacto Visão de excelência institucional Reitoria, conselhos superiores

Avaliação e Curricularização Ovelha não é para mato Há ciência e metodologia na extensão, mas se escola de samba ensinasse a sambar e escola de futebol ensinasse a jogar bem, não levaríamos 7 da Alemanha Do ponto de vista da ecologia das instituições, há diferentes competências a serem exercidas no sistema universitário brasileiro

Avaliação e Curricularização Com uma extensão institucional claramente definida: Por adesão – como os alunos escolherão os projetos para participar? Por seleção – fácil para as boas IES Por oferta dirigida – o que fazer com quem não quer participar? Com grau de complexidade crescente – tem que organizar bem o currículo

Avaliação e Curricularização Com uma extensão institucional claramente definida: Formação extensionista básica: Metodologias Pesquisa Produção de conhecimento Quanto tempo? Quanto custa? Há capacidade interna para isso?

Avaliação e Curricularização Sem uma extensão institucional claramente definida: Oferta oscilante Possibilidade de sobrar ou faltar oferta ou demanda Podem gerar frustração aos alunos Atividades isoladas – servirão para que? Curricularizar a extensão com disciplinas de conteúdo extensionista?

Avaliação e Curricularização Na área da Saúde Prestação de serviços básicos, campanhas de conscientização, DST/AIDS, aborto, ... Problemas de horários, turnos, dias, segurança, conflitos de visões Confessionais? Universidades da Terceira Idade

Avaliação e Curricularização Na área das Engenharias Laudos, projetos, estudos – erosão, vulnerabilidade, segurança hídrica Problemas como sistema CREA, mas poderia ser resolvido

Avaliação e Curricularização Na área do Direito SAJU Atendimento de direitos individuais e coletivos Competição desleal? Choque com a defensoria?

Avaliação e Curricularização Na área das Licenciaturas Qualificação de professores das redes municipais e estaduais Apoio ao ENEM, pré-vestibular Problemas de horários, turnos, dias, segurança

Avaliação e Curricularização Na área Cultural Essa é a mais fácil de implementar, mas necessita de recursos Problemas de exclusão, de pasteurização, de globalização

Avaliação e Curricularização Na área Administrativa Micro e pequenas empresas Apoio administrativo, financeiro e contábil, softwares de gestão, escola de finanças Médias e grandes empresas Formas de gestão, ferramentas

Avaliação e Curricularização Na área Tecnológica Terra de cegos Mas tem que estar acompanhando o estado da arte – quanto custa?

Avaliação e Curricularização Na área da Comunicação Um mundo de oportunidades, principalmente na internet

Avaliação e Curricularização Na área do Meio Ambiente Normalmente é cara

Avaliação e Curricularização Educação continuada Como fazer, se os alunos estão em formação??? Prestação de serviços

Avaliação e Curricularização Diferentes extensões para diferentes perfis de IES Deixar claro para o aluno ingressante o tipo de extensão que será ofertada ao longo do curso Posicionar-se na sociedade e no mercado de forma objetiva Buscar excelência no seu nicho Definir o seu conceito de extensão Ser feliz com o seu conceito

Grato pelo convite fernandomeirelles@gmail.com