2º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidades de Ensino da Microsoft
Advertisements

2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Avaliando a alfabetização
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
ALFABETIZANDO UM DOWN.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
SEJAM BEM-VINDOS! REUNIÃO DOS 3º ANOS
Mobilização da Comunidade Escolar
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
O mundo das letras.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Teacher Marilisa Lichtenberg English
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
a2 1º ANO Provas 2º Bimestre 2012 CADERNO DO PROFESSOR
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Alfabetização e Letramento
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Apresentações em PowerPoint
Resumo.
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Organizando o trabalho pedagógico
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Gestaltismo ..
Equipe responsável pela produção
Instrumentos avaliativos
Equipe responsável pela produção
Desafio Pré-vestibular
Anexos IERGS Carta de Apresentação do estagiário
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Etapas de uma sequência didática
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Análise Diagnóstica da Educação Municipal.
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
Atividades de Língua Portuguesa
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
3º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Utilização Eficaz do PowerPoint
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
Matriz de avaliação processual
Formação continuada 3º Encontro
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

2º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA Provas 2º Bimestre 2012 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO a2 2º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA CADERNO DO PROFESSOR

Prezado Professor, Prezada Professora, Este é um momento importante para a escola, para a turma e, principalmente, para você, Professor(a). Trata-se de um momento relevante para a aprendizagem de todos os alunos. Avaliar o desenvolvimento do processo de alfabetização é permitir o replanejamento do trabalho pedagógico, para que, ao final do ano letivo, todos os alunos, sob nossa responsabilidade, tenham êxito em seu processo de alfabetização. Tendo, como objetivo, a preparação cuidadosa deste momento significativo, sugerimos: 1- Converse com os seus alunos sobre esse momento, explicando que cada um deve mostrar o que aprendeu. Consideramos importante dizer a eles que esta é uma atividade especial e que servirá para você, Professor, ajudá-los a aprender cada vez mais. 2- Os responsáveis devem ser avisados, estimulando seus filhos a estarem presentes na escola. 3- No dia da avaliação, acolha seus alunos, como sempre, com muito carinho, e procure manter um clima de serenidade para o bom desenvolvimento dos trabalhos. 4- Antes de iniciar a avaliação, explique aos alunos, com tranquilidade, todo o processo, enfatizando a necessidade de se manterem em silêncio e de prestarem bastante atenção às instruções que serão dadas para cada questão. 5- Incentive-os a responderem e, ao mesmo tempo, a não se preocuparem, caso não consigam resolver determinada questão. A prova de Alfabetização Escrita está constituída de 10 (dez) questões e será realizada no mesmo dia da prova de Ciências dos demais anos escolares. Os parâmetros de correção vêm após esta carta. É de fundamental importância que as instruções para cada questão sejam criteriosamente seguidas. O que vem precedido de (são os comandos) deve ser lido DUAS VEZES e PAUSADAMENTE, exceto o que está entre parênteses. No material do ALUNO, não há comandos, mas apenas a figura ou o texto (quando necessário) e a linha para escrever a resposta.

LETRA A MARCAR NO DESESC É importante ressaltar que, após corrigir a prova, atribuindo a cada questão a pontuação obtida pelo aluno, esta pontuação deverá ser passada para o sistema DESESC, de acordo com a tabela abaixo: Como sempre, agradecemos a parceria e esperamos que este momento se constitua em mais um apoio significativo para o trabalho pedagógico no cotidiano da sala de aula. Professor Alfabetizador, Professora Alfabetizadora, tenham a certeza absoluta de que acreditamos na sua competência e empenho no processo de alfabetização de todas as crianças sob a nossa responsabilidade, nas 1.069 Unidades Escolares espalhadas na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Respeitosamente, E/SUBE/Coordenadoria de Educação PONTUAÇÃO LETRA A MARCAR NO DESESC 1,0 A 0,75 B 0,5 C 0,25 D E

PARÂMETROS DE CORREÇÃO GUIA DE CORREÇÃO Prezado(a) Professor(a) Apresentamos os parâmetros para a correção da prova de escrita do 2º Ano: PARÂMETROS DE CORREÇÃO QUESTÃO 1: Proposta de análise da escrita do NOME DO ALUNO. 1,0: O nome foi escrito completo e grafado SEM ERROS ortográficos. 0,75: O nome foi escrito completo e grafado com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. 0,5: Foi escrito apenas o primeiro nome ou o nome incompleto e grafado sem erro(s) ortográfico(s). 0,25: Foi escrito apenas o primeiro nome ou o nome incompleto e grafado com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. 0: Não conseguiu escrever sequer o primeiro nome. QUESTÃO 2 E 3: Proposta de análise da escrita das palavras: MEDALHA e NATAÇÃO. 1,0: A palavra foi grafada SEM ERROS ortográficos. 0,75: A palavra foi grafada com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. Podemos citar os casos de troca de letras que representam sons ou formas próximos, como “M” e “N” ou “T” e “D”. 0,5: A escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo aproximado ou de modo muito diferente da palavra. Neste caso, há um comprometimento maior na decifração da palavra, sendo difícil entender o que o aluno escreveu, senão se souber, de antemão, o que ele intencionava escrever. 0,25: A escrita é silábica, apresentando uma letra para cada sílaba. Ex.: EAA, MDL, , NTC, DA. Ou a escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo muito diferente da palavra. 0: Não realizou a atividade. QUESTÃO 4: Proposta de segmentar texto em palavras. 1,0: A frase foi corretamente segmentada, com o uso adequado da pontuação. 0,75: A frase foi grafada com apenas um erro na segmentação e/ou na pontuação. 0,5: A frase foi grafada com dois erros na segmentação, independentemente da pontuação. 0,25: A frase foi grafada com alguma segmentação correta. 0: Não fez a segmentação (simplesmente copiou o texto como estava), fez a segmentação totalmente errada ou não realizou a atividade.

QUESTÃO 5: Proposta de análise da escrita da frase: O ATLETA FAZ NATAÇÃO TODO DIA. 1,0: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras e sem erros ortográficos. 0,75: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras; contudo, com um ou dois erros ortográficos. Ex.: O atreta faz natasão todo dia. 0,5: Escreve a frase sem espaçamento entre as palavras e/ou com mais de três erros ortográficos. Ex.: O atreta faiz natasão todo dia. 0,25: Escreve parcialmente a frase. Ex.: Atleta natasão dia (palavras chave). 0: Produz uma escrita que não pode ser lida (não há espaçamento entre as palavras). O aluno não realizou a atividade. QUESTÃO 6: Proposta de análise da escrita da frase a partir de uma figura. 1,0: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras e sem erros ortográficos, utilizando a palavra ANEL. 0,75: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras; contudo, com um ou dois erros ortográficos, utilizando a palavra ANEL. 0,5: Escreve a frase sem espaçamento entre as palavras e/ou com mais de três erros ortográficos, utilizando a palavra ANEL. 0,25: Escreve parcialmente uma frase, utilizando a palavra ANEL.. 0: Produz uma escrita que não pode ser lida (não há espaçamento entre as palavras). Escreve uma frase, mesmo que correta, sem utilizar a palavra ANEL. O aluno não realizou a atividade. QUESTÃO 7: Proposta de análise da escrita da frase a partir de uma palavra dada. 1,0: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras e sem erros ortográficos, completando-a coerentemente quanto ao sentido. 0,75: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras; contudo, com um ou dois erros ortográficos, completando-a coerentemente quanto ao sentido. 0,5: Escreve a frase com alguma falha no espaçamento entre as palavras e/ou com mais de três erros ortográficos, completando-a coerentemente quanto ao sentido. 0,25: Escreve parcialmente uma frase, comprometendo a coerência. 0: Produz uma escrita que não pode ser lida (não há espaçamento algum entre as palavras). Escreve uma frase sem coerência. O aluno não realizou a atividade.

Coordenadoria de educação QUESTÃO 8: Identificar palavras no texto. 1,0: Sublinha as quatro palavras ditadas. 0,75: Sublinha três palavras dentre as ditadas. 0,5: Sublinha duas palavras dentre as ditadas. 0,25: Sublinha uma palavra dentre as ditadas. 0: Não sublinhou nenhuma das palavras ditadas. QUESTÃO 9: Escrever lista de palavras. 1,0: Fez a lista, escrevendo o nome de todos os animais corretamente. 0,75: Fez a lista, escrevendo o nome de todos os animais com um ou dois erros ortográficos. 0,5: Fez a lista, escrevendo o nome de três ou quatro animais corretamente. 0,25: Fez a lista, escrevendo o nome de três ou quatro animais com um ou dois erros ortográficos. 0: Não fez a lista ou escreveu apenas o nome de um ou dois animais, mesmo que corretamente. QUESTÃO 10: Escrever, no mínimo, três frases contando o que vê na figura. 1,0: Escreve, no mínimo, três frases numa sequência lógica, chegando a formar uma história relacionada à figura, mesmo que com eventuais erros ortográficos. 0,75: Escreve, no mínimo, três frases mesmo sem sequência lógica, mas claramente relacionadas à figura, mesmo que com eventuais erros ortográficos. 0,5: Escreve, no mínimo, três frases mesmo sem sequência lógica, com alguma relação com a figura, mesmo que com erros ortográficos. 0,25: Escreve duas frases mesmo sem sequência lógica, mas claramente relacionadas à figura, mesmo que com erros ortográficos. 0: Não atendeu ao solicitado, ou fez frases com alguma relação com o tema, porém com a clareza comprometida pelo excesso de erros ortográficos e/ou de pontuação. Se você tiver alguma dúvida ou quiser apresentar sugestões para as próximas avaliações, pode contatar-nos pelo e-mail: antonio.augusto@rioeduca.net. No dia da prova, atenderemos, também, pelo telefone: 2976-2334 ou 2976-2287. Agradecemos sua colaboração e esperamos que este momento constitua um significativo apoio ao seu trabalho em sala de aula. Respeitosamente, Coordenadoria de educação

______________________________________ DESCRITOR: Escrever palavras. QUESTÃO 1 Escreva o seu nome completo. ______________________________________

O CORREDOR GANHOU UMA ________________. DESCRITOR: Escrever palavras com apoio de figura. QUESTÃO 2 Complete a frase com o nome do objeto abaixo. bestswimming.com.br O CORREDOR GANHOU UMA ________________.

JORGE PRATICA _________________. DESCRITOR: Escrever palavra com apoio de figura. QUESTÃO 3 Escreva o nome do esporte representado na figura. br.freepik.com JORGE PRATICA _________________.

UMELEFANTEMUITOELEGANTEANDANOPARQUE DESCRITOR: Segmentar texto em palavras. QUESTÃO 4 Copie a frase abaixo, fazendo a separação das palavras e pondo a pontuação. (É importante ler a frase com a entonação adequada.) UMELEFANTEMUITOELEGANTEANDANOPARQUE ___________________________________________

O ATLETA FAZ NATAÇÃO TODO DIA. DESCRITOR: Escrever frase ditada. QUESTÃO 5 Escreva a frase que vou ditar. O ATLETA FAZ NATAÇÃO TODO DIA. _______________________________________________________

____________________________________________ DESCRITOR: Criar frase com apoio de figura. QUESTÃO 6 Faça uma frase que tenha o nome da figura abaixo. ____________________________________________

O TIGRE _________________________________. DESCRITOR: Completar frase. QUESTÃO 7 Complete a frase. O TIGRE _________________________________.

QUEM NÃO MARCHAR DIREITO SOLDADO – PAPEL – PRESO - QUARTEL DESCRITOR: Identificar palavras no texto. QUESTÃO 8 Leiam o texto com atenção. (O aluno deve ler o texto silenciosamente.) MARCHA SOLDADO CABEÇA DE PAPEL QUEM NÃO MARCHAR DIREITO VAI PRESO PRO QUARTEL Agora, sublinhe as seguintes palavras: (Leia cada uma, pausadamente.) SOLDADO – PAPEL – PRESO - QUARTEL

CAVALO, CISNE, ELEFANTE, LEÃO, PANTERA. DESCRITOR: Escrever lista de palavras. QUESTÃO 9 Prestem atenção ao que vou ler. A PROFESSORA LEVOU SUA TURMA AO ZOOLÓGICO E ANOTOU OS ANIMAIS QUE VIU: CAVALO, CISNE, ELEFANTE, LEÃO, PANTERA. Agora, escrevam a lista de animais que ela fez e eu vou ditar: CAVALO, CISNE, ELEFANTE, LEÃO, PANTERA. (Professor/a, dite uma de cada vez, repetindo-a duas vezes, de forma a dar tempo para o aluno escrever.) _______________________

___________________________________________ DESCRITOR: Criar pequeno texto. QUESTÃO 10 Escreva, no mínimo, três frases contando o que você vê na figura. colegiofriburgo.com.br ___________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________